Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
11 Passos para montar uma loja virtual de sucesso
5 (100%) 4 votes

Milhões de brasileiros vãos às compras online todos os anos. O crescimento e fortalecimento das lojas online estão além das expectativas dos anos passados. Basta observar a quantidade de pessoas que já são adeptas de fazer compras pelo computador ou celular trocando as caminhadas pelos shoppings.

Ter a própria loja, ser dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas não é tão simples. Para assumir um site comercial de longo alcance, como são as lojas virtuais, é necessário planejar de forma minuciosa cada detalhe antes de coloca-la na rede.

Se seu desejo é aproveitar esse mercado em ascensão chegou ao lugar certo, pois aqui apresentaremos os 8 passos para montar uma loja virtual de sucesso. Não perca tempo, vamos conferir?

Determine o foco da loja

Sabemos que a variedade dos produtos oferecidos vão do mais básico ao mais inesperado. Por isso o primeiro passo deve ser determinar o tipo de produto que será comercializado.

Grandes empresas aproveitam o espaço e apostam nos mais variados produtos, mas para um empresário que está começando no ramo é mais recomendado e vantajoso que delimite o que vai oferecer.

Escolhendo essa opção irá abrir caminhos para negociações com distribuidores, fornecedores, além de criar uma identidade para a loja dando uma imagem mais específica para os clientes.

O interessante é começar com produtos que já tenha algum conhecimento ou até mesmo produtos que goste de utilizar. Ter afinidade com o que trabalha é essencial para ter uma loja virtual de sucesso.

Pesquise o mercado

É importante certificar-se de que o produto que está planejando vender tem saída. Pesquise a demanda daquele produto e qual sua frequência de vendas. Existem produtos que saem somente em datas específicas e pode ser que não seja bem esse mercado que queira investir.

Faça leitura do mercado atual, quais os produtos que estão aquecidos em vendas e aqueles que sempre estão em alta nas lojas virtuais.

Faça um planejamento

Em qualquer negócio que queira atuar é regra de ouro fazer bons planejamentos, estar preparado para as mais diversas situações. Antes de abrir a loja virtual é importante colocar no papel informações como os gastos previstos, todos os recursos necessários para fazer a empresa funcionar e as futuras receitas que a loja terá.

É essencial que no planejamento conste os fornecedores, os parceiros e claro, a cartela de clientes. Esse processo é fundamental para a loja virtual ter sucesso.

A questão da logística também deve estar presente nessa organização, pois aspectos como estoque e logística são imprescindíveis para que tudo ocorra conforme o esperado.

A estrutura é fator primordial para que o cliente tenha uma boa experiência, retorne e recomende, pois se algo sair errado ele sabe que possui outras opções e que não precisa passar por um atendimento complicado e demorado.

Valorize o cliente e ele te dará retornos que farão bem para o crescimento da loja.

Formalize a empresa

Antes de inaugurar sua loja online é importante que ela esteja formalizada, ou seja, que ela já tenha firma aberta e seu número de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). E ainda deve ter definido qual meio de contribuinte tributário irá escolher. Existem vários que atendem a cada tipo de empresário.

O MEI (Microempreendedor Individual) que é indicado para pequenos empresários, que estão começando e por isso apresenta um custo baixo para ser formalizado. Existem outros que variam de acordo com o ganho mensal e as movimentações as bancárias.

Cabe ao responsável estudar com calma essas variáveis e escolher o melhor caminho para ter organização e tranquilidade quanto aos assuntos jurídicos.

Ofereça algo a mais que os concorrentes

Esse é um mercado extremamente competitivo e precisa de atrativos para ter acessos e vendas. Para se destacar os preços devem estar dentro do esperado para cada produto, por isso a importância da pesquisa de mercado. Além disso, é importante que o cliente perceba que ao comprar na sua loja terá vantagens.

Essas vantagens podem ser variadas como entrega mais rápida ou gratuita (desde que possa realmente garantir isso), assistência técnica gratuita, se estiver vendendo algum eletrônico ou eletrodoméstico. Como também descontos na compra de tantos produtos. Vai da sua criatividade e noção de poder cumprir com o que estiver oferecendo.

Conquiste a confiança

Por ser um contato apenas online é essencial que o cliente sinta confiança na sua loja. Ter ferramentas que direcionem os consumidores a um canal direto com a empresa para que possa comprar sem nenhuma dúvida é um ótimo recurso de atração.

Ter um espaço destinado para acompanhar a compra do produto e o andamento da sua entrega é um item indispensável para conquistar a confiança dos compradores. Na venda física há um contato entre vendedor e cliente, mas na loja virtual esse contato deve ser ainda mais valorizado, pois ele está colocando seu dinheiro nas mãos de uma empresa sem ter o produto. Por isso a importância de tranquiliza-lo com medidas como essas apresentadas.

Outro recurso que pode vir a somar positivamente para a reputação da sua empresa é ter uma atenção grande ao pós compra. Ainda para manter a boa fama é recomendado que faça cadastro no Reclame Aqui e demais sites que fiscalizam, pelos clientes, a credibilidade de cada empresa.

Manter um nível de satisfação ao cliente depois que efetuou a compra é garantir que ele esteja satisfeito com a transação e retorne a fazer novas aquisições pela sua loja.

Facilite o pagamento

Para o sucesso da loja virtual é fator primordial que tenha uma diversidade de pagamentos. Oferecer meios seguros e eficientes que garantem a qualidade do serviço.  Além disso, apresentar formas com Pay Pal e outros similares podem trazer ainda mais confiança para a empresa.

A hora do pagamento é um momento crucial para a loja, é exatamente a chance que tem para provar que tem credibilidade e eficácia nos serviços que está oferecendo.

Escolha boas ferramentas tecnológicas

Ter um bom suporte ao site também faz com que sua loja virtual possa atingir o sucesso. Buscar ferramentas de qualidade darão tranquilidade e qualidade ao seu negócio. Além de a plataforma escolhida te dar suporte é importante que seja versátil para outros dispositivos, por exemplo, um site que é móbile tem mais acessos que um que não ofereça essa vantagem. O Google facilita a exposição de quem tem suporte para vários dispositivos.

Existem plataformas prontas para hospedar sites com valores até que razoáveis para quem está começando. Basta uma boa pesquisa e escolher as melhores opções.

Fique atento ao volume de pedidos

Principalmente no início é importante acompanhar, com dados documentados, se for possível, a evolução da loja. Quando tem uma quantia de vendas determinada e pequena você poderá utilizar de sistemas simplificados para fazer o envio e não ter maiores problemas, mas ao aumentar essa demanda será necessário recorrer a sistemas que automatizem o processo a fim de evitar possíveis erros e transtornos nas vendas.

Lembre-se que a cada falha com um cliente você pode estar perdendo três deles, uma boa reputação acontece através de recomendações e se algum potencial cliente ler uma avaliação ruim sobre a empresa não vai pensar que pode ter sido um erro único, mas que se trata de algo corriqueiro.

Um grande transtorno para as empresas é quando acontecem sucessivos erros, ficando assim muito difícil recuperar os clientes perdidos. Por isso é importante ser rigoroso com os sistemas para que haja uma quantidade de erros bem mínima e corrigida rapidamente.

Só assim será possível concorrer com grandes lojas e garantir que a sua também se torne um negócio de sucesso.

Capriche na aparência

O layout do seu site é a porta de entrada para visitas que podem nunca mais voltar dependendo do que for oferecido. Busque interfaces atrativas, mas não exageradas. Os setores têm de estar organizados e de fácil acesso. Nesse passo é importantes considerar os pilares de um site bonito, atrativo e funcional.

Saiba que a primeira impressão é a que fica, deixando uma aparência equilibrada, intuitiva e segura é fato que os clientes voltarão para efetuar compras.

Abuse do marketing digital

Depois de a loja virtual estar pronta para entrar na rede é importante traçar mecanismos de marketing que possa levar os clientes até a sua loja. Não basta ter um URL que os clientes aparecerão aos montes, é necessário que crie uma estratégia de atração para ter cliques e consequentemente vendas.

Basta comparar com uma loja física, por exemplo, não é só estar de portas abertas, mas sim que os clientes entrem nela.

Agora que aprendeu os 11 passos para montar uma loja virtual de sucesso seu caminho para abrir a sua empresa foi facilitado. Basta seguir os passos, manter a organização e foco do seu negócio e terá resultados positivos. Esse é um mercado que está constantemente em crescimento e vale a pena o investimento.

Estude e planeje sempre, mesmo depois de a loja estar na ativa. Estar atento às mudanças do mercado será essencial para fazer o seu negócio um verdadeiro sucesso!

 

BÔNUS 

Faça SEO Uma forma saudável de você conseguir fazer sua loja virtual conseguir vender pela primeira vez, ou se já tem vendas, para fazer sua loja virtual aumentar o faturamento, é importante fazer um trabalho profissional de SEO! Utilize ferramentas para facilitar seu dia a dia, é importante utilizar uma Ferramenta de SEO. Quero recomendar para você a Ferramenta de SEO WebPeak, faz análise completa onsite, backlinks, sinais sociais e análise de serp.

Além disso, trabalhar sua loja virtual com segurança é essencial. Uma dica muito importante é registrar sua marca no INPI para evitar ter que trocar o nome da sua loja ou até mesmo o domínio. Isso porque o registro da marca garante a exclusividade de atuação em todo o território nacional. Ou seja, se você registrá-la no INPI poderá atuar com exclusividade em todo o Brasil, além de possibilitar a expansão pelos modelos de franquia ou licenciamento de uso. Isso mesmo, uma marca registrada além de segurança possibilita tornar-se um franqueador.
O registro da sua marca pode ser feito diretamente no site do INPI, pagando-se as taxas necessárias e efetuando o acompanhamento semanal na revista oficial. Obviamente que se recomenda contratar uma assessoria especializada em registro de marcas, uma vez que além do conhecimento necessário para o registro elas possuirão softwares específicos para isso, evitando complicações durante o processo.

Pin It on Pinterest

Share This