4 dicas para vender mais com o SEO

Equipe de Marketing
Equipe de Marketing
Equipe de redatores e parceiros que postam artigos em nosso site.

Índice do artigo

Índice do artigo

No marketing digital, o SEO é uma das principais técnicas adotadas pelas empresas para melhorar o posicionamento nos buscadores digitais, como o Google.

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas utilizadas para avaliar o conteúdo de sites ou blogs com o objetivo de ter um melhor posicionamento nos sites de busca de forma orgânica.

Essa é uma das principais técnicas à longo prazo, usada por 69% das empresas brasileiras, segundo pesquisa da SEO Trends.

Além disso, o SEO é uma estratégia com bom custo-benefício, devido ao seu baixo preço de implementação e excelentes resultados.

E para quem deseja adotar o SEO, conheça as melhores dicas para otimizar o seu site e aparecer nos primeiros resultados dos buscadores.

1 – Pesquisa do público

A primeira etapa da utilização do SEO é a pesquisa da intenção de compra do usuário. Procure todos os termos pesquisados pelo seu público-alvo e faça uma lista com as principais palavras-chave utilizadas.

Para realizar a pesquisa, existem algumas ferramentas planejadoras de palavras-chave como o Answer The Public e o UberSuggest.

Com esses planejadores de palavras-chave, fica mais fácil encontrar aquilo que os usuários desejam e os principais termos pesquisados por eles.

2 – Atente-se as palavras de cauda longa

As palavras de cauda longa são termos acompanhados por três ou mais palavras que formam uma pequena frase como “Ar condicionado em SP”.

Após fazer a relação com as principais palavras-chave pesquisadas pelos clientes, opte pelos termos de cauda longa para atrair um público mais específico.

Diferentemente das palavras-chave principais genéricas, as palavras de cauda longa podem se posicionar mais rapidamente devido ao restrito volume de busca.

Além disso, esses termos segmentados ajudam a empresa a atrair usuários especializados, que tem reais intenções de comprar um produto ou serviço.

3 – Conteúdos de qualidade

Para os mecanismos de busca um texto bem posicionado é aquele que consegue atrair os leitores e resolver suas dúvidas. Por isso, um bom conteúdo é fundamental no posicionamento de um site.

Escrever um conteúdo relevante significa produzir um texto que entregue uma solução para os problemas dos leitores, seja ele um tutorial, guia informativo ou dicas para vender pela internet.

Conteúdos com melhor ranqueamento são aqueles com que têm um texto chamativo, claro e profundo nas ideias que complementam o que está escrito.

4 – Hierarquize o texto

Além da qualidade existe um outro fator importante para um bom posicionamento: a hierarquização do conteúdo, mostrando em tópicos o que é mais relevante no texto.

Além de facilitar a leitura, a separação do conteúdo em tópicos ajuda na identificação dos mecanismos de busca. A classificação desses termos é dividida por:

  • H1: é o título principal da página ou do conteúdo;
  • H2: subtítulos que estão dentro do conteúdo;
  • H3: subtópicos usados dentro dos subtítulos para adicionar informações extras;
  • H4: subtópicos que criam mais informações, como listagens, por exemplo.

Alavanque suas vendas com SEO

O SEO é uma das técnicas mais utilizadas pelas empresas para melhorar seu posicionamento nos buscadores.

Composta por técnicas para melhorar o posicionamento dos sites de busca, essa estratégia se destaca pelo seu custo-benefício, devido ao baixo custo e grandes resultados à longo prazo.

Para começar a utilizar as técnicas de SEO, faça uma pesquisa do público-alvo. Por meio dela é possível descobrir os termos mais pesquisados pelas pessoas, ajudando na criação de uma lista com as principais palavras-chave relacionadas aos produtos da empresa.

Após coletar as principais palavras-chave, procure palavras de cauda longa, que são palavras específicas que compõem uma frase. Essas palavras ajudam a empresa a se posicionar mais rápido, pois são termos específicos buscados por pessoas interessadas no produto.

Além das palavras, outro importante fator para posicionar uma página na internet é o conteúdo. Produza conteúdos que consigam resolver o problema dos leitores. Isso ajuda no posicionamento e na relevância nos primeiros resultados da pesquisa.

E para encerrar, existe a hierarquização do conteúdo. Baseado em tópicos para facilitar a leitura e a identificação nos mecanismos de busca, são divididos por H1 (título), H2 (subtítulo no conteúdo), H3 (informações extras) e H4 (Subtópicos com listagens).

Com as técnicas de SEO, sua empresa terá mais chances do seu site estar nas primeiras posições dos buscadores digitais.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *