Como criar um site de negócios (iniciantes)

Nelson Willian
Nelson Willian
Cofundador da WnWeb e NinjaSEO. Iniciou a carreira como Programador Back-End mas se especializou em Front-end. Atualmente respira Google e Marketing Digital. Sou especialista em SEO e análise de dados. Atuo na área desde 2011.

Índice do artigo

Índice do artigo

Toda empresa precisa criar um site para seu negócio, não importa quão grande ou pequeno seja. Um site permitirá alcançar mais clientes – de maneira mais rápida e eficiente. Por sua vez, isso permitirá que os negócios cresçam e aumentem os lucros.

De acordo com um estudo da Visual Objects , 29% das pequenas empresas planejam começar a usar um site e 60% das empresas planejam usá-lo mais em 2020 e isso não é surpreendente, pois, de acordo com a mesma pesquisa, é também o segundo mais bem-sucedido canal de negócios (33%) depois das mídias sociais (37%).

Neste guia, mostraremos como criar seu próprio site de negócios e, embora existam muitos tipos diferentes de negócios, forneceremos a base sobre a qual você poderá personalizar seu site.

O que é um site negócios?

Um site de negócios é um site criado com o objetivo de promover sua empresa – qualquer tipo de negócio. Pode ser um site restaurante, website de advogado, site de contabilidade, site médico ou qualquer outra coisa. Seu objetivo é fornecer informações sobre os negócios, seus serviços e as pessoas que trabalham lá.

Além de informações gerais sobre o negócio, um site pode oferece uma boa plataforma para eventos e notícias. Além disso, se a empresa vender produtos ou serviços online, o site poderá permitir transações de vendas e mais eficientes por meio de uma loja online.

Como criar um site negócios

EM APENAS 50 MIN. do ZERO - Como Fazer Um Site Profissional WordPress, Elementor e Hostgator

Preparação

Este guia se concentrará na criação de um site no WordPress.

Planejamento

O planejamento é uma parte importante da criação de sites. Tente entender quais são seus objetivos. Você vai vender online? Sua empresa oferece vários serviços? Quantas páginas você precisa?

Visite outros sites comerciais que oferecem os mesmos serviços que você oferece, confira o design deles e tente criar o esquema de cores mais adequado ao seu site.

Escolhendo um nome de domínio

Escolher o nome de domínio certo pode ter um enorme impacto no seu site. Considere isso: você deseja estar no domínio .com.br ou .com regular, ou talvez no domínio .net mais distinto, ou mesmo no domínio .org? Novamente, isso depende muito da imagem que você está tentando transmitir e, em grande parte dos fundos, você tem à sua disposição.

Escolhendo um serviço de hospedagem

Um serviço de hospedagem fornece acesso a um servidor, onde todas as informações do site serão armazenadas. Existem muitos provedores de hospedagem diferentes, e a escolha de um depende de vários fatores, como o tamanho do seu site, requisitos técnicos como segurança e suporte, fundos, tráfego recebido e outros fatores.

A maioria dos serviços de hospedagem também oferece a oportunidade de registrar um nome de domínio.

Criando uma conta WordPress

Esta é uma etapa simples, mas antes de começar a criar seu site incrível, você precisará criar uma conta do WordPress e conectar seu serviço de hospedagem e seu nome de domínio a ele.

Layout e Design

master-alimentos

Você pode pensar que os sites comerciais variam e você está certo. Empresas diferentes precisarão de abordagens, elementos de design e esquemas de cores diferentes. No entanto, existem certos elementos fixos que permanecem válidos para todos os sites de negócios e incluem o seguinte:

  • Pagina inicial
  • Página Serviços
  • Sobre a página
  • Página de contato
  • Pagina inicial

A página inicial é, talvez, a página mais importante no site da empresa. Algumas empresas optam por não ter seções nesta página, apenas uma imagem grande e links para navegar para outras páginas.

Outras empresas optarão por adicionar algumas seções para adicionar algumas informações vitais imediatamente. Essas informações podem ser sobre as pessoas que trabalham na empresa, resumo dos serviçõs, estatísticas, métricas e depoimentos.

Qualquer que seja a sua inclinação, recomendamos que a navegação desta página para outras páginas seja muito fácil. Para esse fim, recomendamos o uso de um cabeçalho e rodapé e inclua elementos como link para formulários e links para outras páginas ou páginas de categoria, se houver muito conteúdo.

Design da página inicial:

Cabeçalho

Você deve adicionar um cabeçalho à sua página inicial. Um cabeçalho é um elemento que permanece constante em todas as outras páginas e aparece na parte superior da página. Geralmente, possui botões de navegação para outras páginas e facilita a navegação muitas vezes, além de botões de chamada para ação.

Rodapé

O rodapé é semelhante ao cabeçalho e aparece na parte inferior da página. Também envolve menus de navegação e também pode ser aprimorado por botões de chamada para ação.

Seções

As seções podem ser claramente divididas ou podem parecer uma seção longa e contínua.

A primeira seção da página inicial, para um site de negócios, é o nome da empresa e algumas imagens relacionadas.

A próxima seção deve envolver algumas informações sobre a empresa.
A terceira seção deve incluir algumas informações sobre os serviços.

Recomendamos que você adicione uma seção que fale sobre os funcionários e profissionais que trabalham na sua empresa.

Você pode adicionar seções adicionais, se achar conveniente.

Widgets da página inicial:

Formulário – o formulário é uma ótima maneira de permitir que seus visitantes deixem suas informações para contato futuro.

Depoimentos – um widget de depoimentos permitirá que você mostre os melhores comentários de seus clientes fiéis e satisfeitos.

Página Serviços – o que quer que você esteja vendendo, você absolutamente deve ter uma página dedicada aos seus serviços ou produtos. Certifique-se de escrever em detalhes sobre tudo o que oferece. Se você oferecer serviços jurídicos, precisará falar sobre os diferentes tipos de serviços jurídicos; se estiver oferecendo serviços de contabilidade, precisará expandir esses serviços. Seja o que for, disponibilize as informações para seus clientes.

Pop-up – o widget pop-up permitirá que você envie mensagens atraentes que incentivam o usuário a executar determinadas tarefas com botões claros de chamada para ação.

Design da página de serviços:

Existem várias maneiras de desenvolver o design desta página. Recomendamos que você use seções, nas quais cada seção é um serviço com informações sobre ela ou que você use um design semelhante a uma grade com “caixas” do título do serviço e informações sobre isto. Essa escolha dependerá da quantidade de informações que você deseja oferecer, pois um estilo “em caixa” limitará a quantidade de conteúdo que você pode adicionar.

Widgets da página de serviços:

Além dos pop-ups e dos formulários que vimos na seção “Página inicial”, que também podem funcionar muito bem aqui, também recomendamos os seguintes widgets:

Caixa flip – o widget da caixa flip pode economizar espaço e adicionar um elemento interativo à experiência do usuário.

Call to action – um widget de call to action pode ser personalizado infinitamente para se ajustar ao seu design e criar uma mensagem atraente com um botão de call to action.

Acordeão – o acordeão é uma ótima maneira de economizar espaço e adicionar mais informações através de um botão interativo.

A página sobre a empresa

A página sobre é necessária para qualquer empresa. Ajuda a aliviar os medos dos usuários e cria uma conexão com eles. Escreva sobre sua empresa, sua história e as pessoas que trabalham lá.

Sobre a empresa: design da página:

Aqui também recomendamos que você use a abordagem de seções onde você divide uma página longa em seções (visíveis ou não). Pode ser sobre a história da empresa, a visão e a missão, as pessoas que trabalham lá e outras informações que você achar relevantes.

Sobre a empresa: widgets da página:

Aqui você também pode empregar o widget Flip Box ou Call to Action, mas, além disso, você pode usar os seguintes widgets:

  • Barras – o widget de barras, pode adicionar informações estatísticas ao seu site com uma animação simples e agradável.
  • Vídeo – o widget de vídeo permitirá que você adicione um vídeo da sua empresa e das pessoas que trabalham na página sobre.

Página de contato

Por fim, a página de contato. Não importa quantas vezes você tenha adicionado suas informações de contato na página inicial, no cabeçalho, rodapé, adicione uma página separada com todas as informações de contato relevantes.

Design da página de contato:

O conteúdo desta página deve ser conciso. Raramente é uma página longa e, muitas vezes, inclui um mapa que mostra onde a empresa está. Para esse fim, além de usar o widget De e o widget Call to Action, recomendamos que você use um widget de mapa.

Claramente, todas as empresas são únicas e podem ser necessárias páginas adicionais. Mas esse layout é a base para todos os seus futuros empreendimentos de design.

Pronto para criar um site negócios incrível com WordPress?

Otimização de sites

Tornar compatível com dispositivos móveis

Há certas coisas que você precisa levar em consideração. 

  • Tamanhos de imagem 
  • Espaçamentos 
  • Recursos para celular 

A satisfação do usuário é fundamental para qualquer empresa. Parte disso é a capacidade de visitar um site através o celular sem encontrar situações desagradáveis ​​como navegação ruim, fonte ruim, tempos de carregamento lentos e muito mais. É importante garantir que seu site seja responsivo a dispositivos móveis. 

SEO

A otimização de mecanismo de busca é algo que qualquer site, e particularmente um site negócios que concorra com outros, precisa fazer. É uma ciência e uma arte, e dizer para você simplesmente adicionar algo ou reduzir algo não será suficiente.

Algumas dicas que podemos dar é que, se você tiver algum conteúdo em seu site, como um blog, por exemplo, verifique se isso agrega valor aos seus usuários. Adicione links relevantes, faça sua pesquisa de palavras-chave, adicione meta descrições e descrições de imagens e você já deve estar se saindo melhor do que aqueles que não o fazem.

Adicionar uma loja de comércio eletrônico, e-commerce ou loja virtual (como você prefira chamar)

Se você estiver vendendo produtos ou serviços on-line, recomendamos que você crie uma loja virtual por meio de uma plataforma de comércio eletrônico como o WooCommerce. Com uma plataforma de comércio eletrônico, você pode garantir que seus clientes possam comprar seu produto ou serviço.

Mídia social

A mídia social, hoje, é algo que não deve ser menosprezado. Com acesso a milhões de pessoas, as plataformas de mídia social são uma ferramenta poderosa para propaganda. Certifique-se de que seu site interaja com eles por meio de links de mídia social que você pode colocar em qualquer lugar do site.

Aproveite e encontre empresas qualificadas para desenvolver seu projeto:

Desenvolvimento de sites

Agência de SEO

Consultor de SEO

Freelance web designer

Exemplo de sites de negócios

site-ambientalmax

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *