Layout de site: Qual o melhor para sua empresa?

William Tormen
William Tormen
Co-fundador da Agência WnWeb. Profissional especialista em criação de sites em WordPress e otimizações para o Google.

Índice do artigo

Índice do artigo

Existe uma fórmula mágica e secreta para que o seu negócio virtual se destaque? É claro que não! Entretanto, é verdade que são muitas as dicas e estratégias que podem ser aplicadas para que sua empresa ganhe visibilidade e agrade mais ao potencial público. Trabalhar coerentemente com um bom layout de site com certeza é o primeiro passo neste assunto. Você sabe o que é layout de site e sabe como garantir uma excelente criação para que seus visitantes fiquem mais tempo dentro do seu espaço virtual? Quer entender melhor sobre esse importante tema? Continue lendo e saiba mais!

O que é layout de site?

A palavra layout é usada com significados que vão de plano e projeto a design, esquema e arranjo. Com base nessa informação, entende-se, portanto, que o layout do site é a etapa indispensável pela qual os negócios virtuais devem passar a fim de estruturar e tornar a página ainda mais interessante e instigante para o internauta. Sabe quando você acessa uma página e em questão de pouquíssimos segundos decide sair dela? Basicamente isso se deve a uma má estruturação do layout do site. A sensação contrária, que leva os usuários da rede a explorar mais determinado site, se deve ao fato de um bom esquema que prende o visitante por mais tempo.

Os 7 tipos mais comuns de layout

Agora que você já sabe o que é um layout de site e porque esta etapa deve ser tão detalhadamente pensada no lançamento e na manutenção do seu negócio, é chegada a hora de conferir também algumas das melhores opções na hora de fazer a sua criação. Veja a seguir os 7 tipos mais comuns de layout de site e comece a decidir qual o melhor para você:

1. Clássico x Criativo

Layout de site: Qual o melhor para sua empresa? 1

O primeiro e mais comum tipo de layout de site traz uma reflexão para o momento da escolha. É melhor investir naquilo considerado como clássico ou tentar inovar e ser criativo? Basicamente, o tipo clássico são os modelos pré prontos enquanto as opções criativas requerem maior planejamento, estudo e análise antes de serem aplicadas.

2. Design de grade

Layout de site: Qual o melhor para sua empresa? 2

Outro modelo bastante utilizado quando se fala em layout de site, o design de grade, ou grid layout, tem como principal objetivo organizar todos os elementos visuais da sua página sendo o uso frequente em formato de retângulos. Atualmente a rede Pinterest é um exemplo simples de layout de site com essa estrutura.

3. Design metro

Layout de site: Qual o melhor para sua empresa? 3

O precursor do tipo design metro foi ninguém mais ninguém menos do que a Microsoft em seu sistema operacional. Entretanto, devido ao seu excelente resultado, a mesma estrutura passou a ser usada também para a criação de páginas a fim de tornar a performance mais eficiente. Este modelo é uma forte tendência em web design e tem tudo para dar certo em lojas e sites.

4. Design plano

Layout de site: Qual o melhor para sua empresa? 4

Chamado também de flat design, este é um modelo em alta por ser extremamente simples, com formas clássicas e repletas de linhas planas e também enxutas. É um tipo de layout de site interessante por sua objetividade além da excelente navegabilidade. Os usuários, ou seja, seu potencial cliente, se sente bem dentro deste espaço e permanece mais tempo.

5. Design responsivo

Layout de site: Qual o melhor para sua empresa? 5

Hoje em dia a responsividade no layout do site é indispensável para que todos os usuários tenham uma perfeita experiência ao acessar sua página e conteúdo. Mas, você sabe o que é um design responsivo? Em resumo é o layout que permite que, independente do dispositivo usado para acessar seu endereço, a página estará bem estruturada em todas as telas.

6. Esqueumorfismo

Layout de site: Qual o melhor para sua empresa? 6

Na contramão do design plano, o esqueumorfismo, ou skeumorfismo, é um tipo de layout de site que se utiliza de elementos visuais para gerar mais engajamento com quem está do outro lado da telinha. É comum em design quando se pensa em remeter ao mundo físico, utilizando do relevo para atribuir valor a sua estrutura.

7. One page

Layout de site: Qual o melhor para sua empresa? 7

Um dos tipos que mais tem sido buscado e aplicado, o modelo one Page, ou uma página, tem se destacado por ser elegante, prático e simples. Absolutamente tudo está disponível em um lugar só garantindo que o cliente siga o fluxo de informações sem maiores dificuldades e prossiga pelo funil até fechar uma compra, tirar uma dúvida ou ceder uma informação.

Sites criativos qual o segredo?

Como escolher qual é o melhor layout de site para o seu negócio?

Layout de site: Qual o melhor para sua empresa? 8

Depois de conferir os principais modelos de layout de site é comum que você esteja se questionando sobre qual é o melhor entre eles para utilizar dentro do seu negócio. E a resposta é simples: Não existe uma opção que seja melhor ou pior. É isso mesmo, o que existe na verdade é o modelo certo para o seu tipo de público, nicho de mercado e de produto. Por isso, mais do que apontar ou indicar um modelo ou outro, é indispensável conhecer as especificidades do seu empreendimento para acertar em cheio. Considere qual é a identidade visual da sua empresa, caso já tenha uma, saiba quais são as metas e objetivos do negócio a fim de conciliar essas informações com a escolha do layout do site.

Dica da agência: se você está sem inspiração para criar um layout você pode pegar ideias e inspiração em sites como:
https://themeforest.net/
https://www.awwwards.com/
https://br.pinterest.com/search/pins/?q=web%20design

Não entendo nada, e agora, o que fazer?

Você já sabe que ter um layout de site bem estratégico e desenvolvido é indispensável para alcançar melhores resultados no ambiente virtual. Mas, se não sabe como poderá criar essa estrutura sozinho, de modo a torná-la mais interessante, a dica é contratar especialistas no assunto que possam entender sua necessidade e personalizar o seu resultado. O layout de site deve ser feito sob medida, completamente personalizado e sem lhe causar qualquer tipo de dor de cabeça. O profissional se norteará por algumas perguntas e respostas, além da observação de sua clientela, para definir quais as melhores formas de tornar o layout ainda mais interessante e repleto de bons resultados. Aproveite para falar agora mesmo com quem entende da criação e desenvolvimento do layout de site e otimize o seu empreendimento a partir de ações simples e realmente necessárias.

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *