Marketing digital, SEO e Guest Post: como construir sua autoridade do zero

Equipe de Marketing
Equipe de Marketing
Equipe de redatores e parceiros que postam artigos em nosso site.

Índice do artigo

Índice do artigo

O Marketing Digital tem sido importante para empreendedores em geral, sejam grandes empresas ou blogueiros iniciantes.

A produção de conteúdos tem ajudado a alcançar grandes e significativos resultados. Enquanto uns apostam em anúncios pagos e publicidade, outros usam as técnicas de SEO para aparecer na primeira página do Google e ganhar visibilidade.

Uma das técnicas mais utilizadas em conteúdos da web para aumentar o tráfego orgânico é a publicação de artigos guest post.

Você já sabe como funciona o trio de Marketing Digital, SEO e Guest Post? Então, continue lendo e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Um resumo de Marketing Digital

O Marketing Digital tem sido o principal motivo para negócios darem certo e alcançarem resultados excelentes online.

Com objetivo de alavancar as vendas ou conseguir mais fluxos, empresas têm procurado exercer cada vez mais as estratégias de Marketing Digital.

Mas o termo Marketing Digital é muito amplo e contém várias técnicas. Uma das ramificações mais comuns e mais procuradas hoje em dia é o Marketing de Conteúdo. Dentro do Marketing de Conteúdo, temos o SEO (importantíssimo para chegar ao topo do Google) e o Guest Post (formato específico de conteúdo para a web). A seguir, você vai entender mais sobre os dois!

O que é SEO ?

Marketing digital, SEO e Guest Post: como construir sua autoridade do zero 1

O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica muito importante no mundo do Marketing.

A técnica de fazer ranqueamento de conteúdos tem o SEO, que é responsável por fazer a otimização de busca para sites e blogs.

O uso das técnicas de SEO é o que proporciona a possibilidade de ser achado pelos usuários no Google, conseguindo uma posição considerável e gerando autoridade para os seus negócios.

Com as técnicas de SEO, você aumenta o tráfego orgânico, garante mais visibilidade, mais leads (contatos qualificados) e, consequentemente, vendas para seu negócio.

Como funciona o SEO?

A otimização de páginas com títulos, palavras-chave, imagens, vídeos, tempo de carregamento etc., fazem com que o seu conteúdo seja ranqueado ou não pelo google.

Existem três maneiras do seu conteúdo ser achado no Google com técnicas de SEO:

Busca em navegadores: conhecida por ser pesquisa de atalho, que é quando uma pessoa já sabe o que quer acessar, porém não lembra como é o URL. Pesquisa informacional: é a procura por informações, notícias, produtos, e até de transação online.

O que é Guest Post

Marketing digital, SEO e Guest Post: como construir sua autoridade do zero 2

Traduzindo: Guest Post é (post convidado). Ele pode tornar você uma autoridade no conteúdo de algum site importante.

Ele funciona com conteúdos linkados de sites ou blogs de terceiros, onde o link direciona o leitor para o seu site, por exemplo.

Em um exemplo mais simples: se você tem o seu blog e um amigo tem outro, você pode escrever um conteúdo fazendo participação para o blog dele (ou o inverso também).

Ao construir o conteúdo, você coloca na introdução ou no final o seu nome, ou assinatura.

No meio do texto, em frases isoladas ou até no seu nome, você pode criar um link para o seu blog.

Se você consegue essa parceria com um blog com bastante visitas, o seu Guest Post pode render bons lucros.

Benefícios de utilizar a técnica Guest Post

O benefício é que, quando há vários conteúdos linkados para seu blog ou para o seu site, o volume de tráfego aumenta.

Além disso, o Google entende o link externo como um fator de ranqueamento também.

Há quatro benefícios mais atrativos de um Guest Post, que são:

1 – Tráfego de referência

Quando seu site ou blog for mencionado por outro de autoridade, com alto alcance público, consequentemente terá visitantes diretos para o seu.
Ver que o seu blog tem mais comentários e que o número de leitores aumentou é gratificante e pode te gerar bons lucros dependendo do negócio que você trabalhe.

2 – Crescimento da lista de E-mail
A falta de leitores é muito ruim, mas isso pode mudar!
Fazer textos ou vídeos em parceria com outros blogs / sites, ajudam a divulgar o trabalho do seu site.

Se o ramo de conteúdo do blog que escrever como conteúdo for semelhante ao seu, o tráfego das suas páginas vai aumentar.

3 – Link Building
Linkar conteúdos no post que estar criando, não é ruim como alguns pensam. Você pode linkar conteúdos do seu blog em posts que estar criando assim, você estará dando um outro motivo ao leitor de continuar no seu blog.

Uma dica muito importante: link conteúdos que complementam o que o leitor está lendo. Sem mencionar que leva ao leitor uma imagem de profissionalismo sobre a área.

4 – Posicionamento como autoridade

Construir uma marca de autoridade é fundamental, mesmo que seja o nome da sua empresa ou seu próprio nome.

Tornar seu negócio em autoridade traz aos seus conteúdos um bom peso no mercado. Isso significa que seu público-alvo terá confiança e segurança em suas páginas.

Além disso, responder comentários e tirar dúvidas de um artigo leva sua marca a um posicionamento melhor no Google também.

Como criar conteúdo Guest Post? 2 dicas principais

Marketing digital, SEO e Guest Post: como construir sua autoridade do zero 3

Observar tom de voz e linguagem

É necessário observar o modelo de conteúdo do blog ou do site. Por exemplo:

Se o conteúdo escrito no blog tiver uma linguagem jovial e você vai escrever para ele, mantenha a mesma linguagem no conteúdo que irá criar.

O mesmo é indicado para linguagem formais, técnicas, irreverentes e outros. Observar o modelo de criação dos conteúdos é muito importante. Isso leva ao blog por exemplo, um padrão na linguagem para o público alvo.

Criar conteúdo sem propaganda Criar um conteúdo Guest Post sem vender nenhum produto ou serviço é importantíssimo para que a estratégia dê certo. Por exemplo:

“Investir em sites próprios e pagos é muito importante para ser ranqueado. Com eles, você tem certeza de que a otimização está ocorrendo.”
Na frase acima, falamos sobre como criação de sites, mas não informamos nenhuma agência ou redator para isso.

Mesmo que o conteúdo seja para seu blog, crie também esse tipo de conteúdo: que gera mais valor do que publicidade.
Se você gostou desse conteúdo, cadastre o seu e-mail na nossa Newsletter e fique por dentro de todas as nossas publicações.

Artigo produzido por André Helmuth Fauth do Portal MBA Digital e em cooperação com a Agência Oblige – www.oblige.com.br.

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *