O que é SEO Off-Page

Nelson Willian
Nelson Willian
Cofundador da WnWeb e NinjaSEO. Iniciou a carreira como Programador Back-End mas se especializou em Front-end. Atualmente respira Google e Marketing Digital. Sou especialista em SEO e análise de dados. Atuo na área desde 2011.

Índice do artigo

Índice do artigo

SEO Off-page é por vezes mencionado como sendo uma ferramenta eficaz na otimização de páginas da web. Porém, muitas pessoas não sabem o que é essa ferramenta e quando ela é utilizada.

E você, tem essa curiosidade? Se sim, vamos acabar com ela agora. No texto a seguir, você vai ver a resposta a pergunta do título, junto de alguns detalhes que você precisa saber.

O que é SEO Off-page?

O SEO Off-page afeta a indexação do site, mas não requer que você realize atividades dentro dele para otimizá-lo.

Na prática, fazer SEO Off-page envolve trabalhar fora do seu site para gerar links externos que ligam de volta ao seu site. Tudo isso também é chamado de “link building”, ou seja, construir uma rede de links externos.

É isso que você precisa fazer, explicado em termos simples.

Como fazer SEO Off-page

Não lidar com SEO Off-page é um dos erros mais comuns de quem tem um site ou abriu um blog e espera ter sucesso simplesmente publicando os artigos, sem pensar no mundo do link building.

Fazer SEO On-page e SEO Off-page é fundamental para o sucesso de um site ou um blog e os dois andam de mãos dadas: é impensável fazer um sem o outro, é como ter um carro que não tem o motor. Não vai a lugar nenhum!

Para evitar esse erro, veja como efetivamente fazer SEO Off-page, mesmo que você nunca tenha ouvido falar dele ou tenha pouca experiência.

Link building ou backlinking: o que são e como fazê-los

O edifício da ligação é a criação de ligações externas de alta qualidade, isto é, deve vir de sites confiáveis, possivelmente relacionados com o tema do seu site.

Veja como:

O que é SEO Off-Page 1

1.    Focando na qualidade dos artigos:

É uma maneira “natural” de fazer backlinking, porque se as pessoas gostarem, eles serão compartilhados espontaneamente em suas redes sociais e nas de seus amigos.

2.    Blogs e sites semelhantes:

Você precisa procurar por blogs com tópicos semelhantes aos seus e sugerir a troca de links. Na prática, o outro blog irá citá-lo em seus artigos e você fará o mesmo com o seu.

3.    Postagem do convidado:

Trata-se de escrever e publicar artigos em outros blogs.

Além de ser uma forma de fazer link building, é uma ótima oportunidade para aumentar sua rede de contatos e ser notado por um público diferente do habitual que lê seus artigos.

4.    Redes social:

É muito importante compartilhar seus artigos nas redes sociais e, se for útil, patrociná-los para alcançar um público ainda mais amplo, mas acima de tudo perfilado.

O Facebook é uma ótima rede social onde você pode compartilhar seus artigos, o LinkedIn é ainda melhor (de qualquer forma depende muito do tópico).

Há desvantagens no SEO Off-page

O SEO Off-page pode ser perigoso a partir de um certo ponto de vista.

Aconselhamos que você não permita que ninguém tenha seus links em seu site ou em suas plataformas: na verdade, nem todos eles são sites importantes e você não precisa de backlinks ruins.

Preocupe-se então em fazer o link building de uma maneira “limpa” e fazer com que você se conecte apenas a sites competentes e autorizados.

Evite aceitar parceria com qualquer site que lhe convidar, principalmente se você não conhece e não sabe sobre o conteúdo e o histórico do site. Do contrário, se o site tiver um histórico ruim, este passa para você também!

Conclusão

E então, gostou de entender sobre o SEO OFF-PAGE? Não deixe de usá-lo em seu site corretamente. Assim, você pode ter reais benefícios e conseguir divulgar ainda mais o seu site em outros lugares. Vai desperdiçar?

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Uma resposta

  1. Adorei seu post!

    Recentemente fiz um artigo sobre a importância de implementar SEO em blog e Youtube paraquem trabalha como afiliado, a galera está gostando muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *