Site mobile ou aplicativo: o que escolher?

Já nenhum negócio se questiona sobre a necessidade de estar presente no mobile. O longo período de transição do computador para o celular está terminando, no sentido em que a tendência é definitivamente para o celular. Não vamos deixar de usar o laptop, que tem suas próprias vantagens, mas para a utilização cotidiana o celular pegou a dianteira. Se você quer pegar novos clientes ou fidelizar os existentes, vai precisar se comunicar com eles fazendo chegar conteúdos e funcionalidades a seus smartphones.

Mas tem dois grandes meios de fazê-lo: através de um app ou de um site mobile. O aplicativo é a primeira opção em que se pensa, mas não será preferível otimizar o site de sua empresa para torná-lo adequado aos visitantes que “chegam” vias seus celulares? Vejamos as vantagens de cada um dos métodos.

As vantagens de um site mobile

  1. Disponibilidade. O site mobile está disponível de forma imediata para todos os usuários. Não é preciso baixar nem instalar nada, e é mais fácil preparar um site que funcione em qualquer um dos dois grandes sistemas operacionais móveis, o Android e o iOS. Já no caso do app é sempre necessário criar duas versões para correr em cada sistema operacional.
  2. Fácil de atualizar. Fica mais fácil corrigir erros, reparar funcionalidades defeituosas ou lançar novas em um site do que em um app. O usuário precisará instalar uma nova versão do app, o que é incômodo. Com o site, isso não acontece. Até as plataformas de jogo de roleta começam geralmente por apresentar um site e só mais tarde avançam para o desenvolvimento de um aplicativo, pois sabem que a possibilidade de erro é menor.
  3. Custos menores. Junte-se o que já falámos acima com o fato de os custos de manutenção serem mais baixos no caso do site que no caso do app.
  4. SEO – Essa sigla significa “Search Engine Optimisation”, isto é, Otimização para Motores de Busca. E se você se vale de clientes procurarem sua empresa no Google, isso é importante – e bem mais fácil de aplicar com um site mobile.

As vantagens de um app

  1. Experiência do usuário. A quantidade e complexidade das funcionalidades e menus que é possível colocar em um app é bem maior que em um site mobile. Além disso, a experiência de utilização deverá ser mais estável, pois estará menos dependente da ligação de internet.
  2. Maior segurança. As apps são menos permeáveis a ciberameaças (phishing, etc.) do que os sites.
  3. O app funciona sem internet. No limite, se seu cliente quiser utilizar seu serviço ou funcionalidade e não tiver internet disponível, ele poderá usar só mesmo o app. Tudo depende de como você quiser desenvolver o projeto.

Conclusão: o que escolher?

Se sua empresa tiver recursos financeiros, não é preciso pensar muito: deve-se avançar já para app iOS, Android e site mobile. Se não puder investir muito, precisará escolher em função da estratégia de seu negócio e das circunstâncias específicas de sua empresa. Qualquer dúvida fale conosco!

Comentários (0)
Adicionar comentário