Como adotar marketing digital na indústria

0


O marketing digital vem conquistando cada vez mais espaço nos segmentos industriais. Afinal, esse é um dos mercados mais competitivos e, por isso, os empreendedores perceberam a necessidade de apostar em tendências inovadoras.

Para se ter uma ideia, a indústria é responsável por 22% do PIB e 20% da geração de empregos formais, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Diante desse cenário, não restam dúvidas que é preciso se destacar da concorrência, não é?

Além disso, conquistar diferencial competitivo é fundamental para garantir a confiança do cliente, mudar a percepção dele em relação a marca, manter um bom posicionamento no mercado e se tornar uma autoridade no ramo de atuação.

Para ajudar você a alcançar esses objetivos, separamos as 5 principais maneiras de adotar o marketing digital e finalmente conquistar a sua posição no mercado. Continue lendo!

5 dicas para aplicar o marketing digital na indústria

Como mencionamos anteriormente, o marketing digital é fundamental para você que, assim como milhares de empreendedores, querem divulgar a sua indústria e alcançar ótimos resultados.

Por isso, preparamos 5 dicas de marketing digital para aplicar agora mesmo na sua indústria. Ficou interessado? Acompanhe!

1. Otimize o seu site

De acordo com um levantamento realizado pela Connected Life, 74% dos consumidores realizam pesquisas online antes de tomar a decisão de compra.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são as principais ações do marketing digital para manter um bom posicionamento da página e gerar relevância nos mecanismos de buscas, como o Google, Yahoo, entre outros.

A partir de uma palavra-chave, como molde de injeção plástica, os usuários conseguem encontrar a sua marca e analisar preços, condições e formas de pagamento.

Além disso, os consumidores buscam informações na internet para avaliar produtos, serviços ou marcas. Dessa forma, com uma página bem posicionada, é possível gerar tráfego para o site, alcançar o público-alvo e aumentar as chances de venda.

2. Aposte em conteúdo relevante

A produção de conteúdo relevante é um dos principais princípios do marketing digital. Para se ter ideia do seu potencial, 93% dos profissionais de marketing aplicam essa estratégia na indústria.

Isso acontece porque essa ação custa 63% menos que as estratégias tradicionais, além de gerar 3x mais leads. Nesse sentido, o marketing de conteúdo tem como objetivo atrair, nutrir, estudar e encantar o usuário por meio da criação de materiais ricos e relevantes.

Dessa forma, você conquista diferencial competitivo, faz com que os consumidores confiem nas suas soluções, se torna referência e aumenta o alcance de público-alvo. Para direcionar essa ação, é preciso seguir os seguintes aspectos:

  • Identifique a necessidade e o desejo do público-alvo (o consumidor que atua com tecnologia, por exemplo, vai se identificar com placa de circuito impresso dupla face, entre outras soluções);
  • Apresente soluções efetivas;
  • Crie um canal de comunicação;
  • Altere os formatos de conteúdo;
  • Faça conteúdos relevantes e de cunho institucional;
  • Crie materiais ricos (e-books, newsletter, entre outros).

3. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas do marketing digital. Para isso, crie perfis corporativos nos principais canais, como: Facebook, Linkedin, Instagram e o Twitter.

As redes sociais são espaços perfeitos para interagir com o público, receber feedbacks, aprimorar o relacionamento com os usuários e engaja-los com a proposta da sua marca.

Para isso, compartilhe conteúdos informativos e relevantes, ouça as dúvidas dos usuários, interaja por meio de comentários e mostre a rotina do dia a dia da sua empresa.

Por exemplo, caso você atue com projetos arquitetônicos, pode apresentar materiais voltados a decoração, como piso de concreto, cerâmica, entre outras opções.

Essa é uma ótima estratégia para alcançar um maior número de consumidores e apresentar os diferenciais da sua marca.

4. E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das ações mais efetivas do marketing digital. Com a base de contatos segmentada, é possível disparar e-mails de acordo com os interesses e desejos do consumidor.

Com o conteúdo certo, o público correto e com uma frequência adequada, é possível manter uma relação de confiança, uma comunicação contínua e promover a referência da marca no mercado.

Aposte no marketing digital na sua indústria!

Aplicar o marketing na indústria não é uma tarefa tão fácil, pois exige que você realize ações assertivas e encontre o público-alvo ideal para o seu negócio.

Por isso, você deve contar com um time capacitado e focar nas estratégias de marketing, ou seja, investir nas dicas acima e mensurar os resultados.

E você, o que tem feito para melhorar os canais de divulgação da sua indústria? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.