O que é o Google EAT e como funciona?

Nelson Willian
Nelson Willian
Cofundador da WnWeb e NinjaSEO. Iniciou a carreira como Programador Back-End mas se especializou em Front-end. Atualmente respira Google e Marketing Digital. Sou especialista em SEO e análise de dados. Atuo na área desde 2011.

Índice do artigo

Índice do artigo

Já ouviu falar da EAT? Esta é a métrica que o Google está elaborando para ajudar a avaliar a qualidade da página.

EAT é a forma abreviada que o Google utiliza em suas Diretrizes para Avaliadores de Qualidade de Pesquisa e quer dizer, do inglês, “Especialização, Autoridade e Confiança”. Para quem não sabe, as diretrizes são para aquelas pessoas que revisam manualmente as páginas para uso do Google.

Leia também: O que é YMYL e o que afeta em seu site no google.

Se você não estiver familiarizado com o modo como o Google “treina” seu algoritmo, ele usa o aprendizado de máquina para ajustar continuamente as diferentes métricas. Ele faz isso “offline” e usa a revisão manual para avaliar a qualidade dos servidores em comparação com o que está atualmente ativo. Quando há uma melhora grande o suficiente, ele pode reverter essa mudança, em tempo real, e receber uma atualização.

Assim, as diretrizes nos dão um vislumbre de como o Google orienta as pessoas que fazem a revisão manual para avaliar se o algoritmo fez um bom trabalho. Em outras palavras, ele o utiliza para ajudar as pessoas a decidirem como devem ser as páginas boas, para que possam modelar os melhores conjuntos de resultados. As páginas de alta qualidade nas diretrizes são aquelas que o algoritmo empurra para o topo.

Se isso soa como um atalho para entender como o Google classifica as páginas, há um problema. Porque a forma como o conteúdo é classificado automaticamente não é a mesma que faz com que as pessoas avaliem as páginas manualmente. Sabemos, por exemplo, que os backlinks desempenham um papel enorme, mas pouco se fala sobre eles nas diretrizes. Algumas coisas são fáceis de fazer automaticamente e difíceis de fazer manualmente, e vice-versa.

O que o Google diz sobre a EAT?

Antes de trazer algum texto das diretrizes, é importante saber que o ‘MC’ significa conteúdo principal do site, o “Googlespeak for Main Content”, é qualquer conteúdo na página que atenda ao seu propósito principal. Então, em uma página do YouTube, seria o vídeo. Neste caso, é o corpo principal do texto. Em um site de jogos on-line, seria o jogo.

“Para todas as outras páginas que têm um propósito benéfico, a quantidade de conhecimento, autoridade e confiabilidade (EAT) é muito importante. Por favor, considere:

● A experiência do criador do MC.

● A autoridade do criador do MC, do próprio MC e do website.

● A confiabilidade do criador do MC, do próprio MC e do site. ”

Então, em outras palavras, uma vez que o conteúdo em si tenha sido julgado como de alta qualidade, então passará a analisar o criador desse conteúdo e o website mais amplo. Assim, por exemplo, um escritor de alta qualidade em um site de baixa qualidade (ou vice-versa) não seria bom o suficiente para uma página de alta qualidade. Tem que ser ambos.

As divisões do Google dividiram a classificação nas três seções:

● Conhecimento

● Autoridade

● Confiança

Então, vamos passar por isso e analisar o que eles significam no contexto de um site e de um indivíduo, de acordo com as diretrizes do Google.

Conhecimento

Para um site

A organização por trás dele possui credenciais adequadas. O Google dá o exemplo de um site de notícias em que a organização ganhou vários prêmios Pulitzer. É claro que é mais difícil demonstrar isso para alguns tipos de sites, como sites de humor, mas ganhar prêmios da indústria ou obter reconhecimento externo desempenha um grande papel.

Para um escritor

Que autoridade o escritor tem sobre este assunto? Google dá o exemplo de um médico escrevendo um artigo médico. Mas, para outros tópicos, poderia ter um diploma na área, experiência relevante ou trabalho nesse setor.

Autoridade

Para um site

Trata-se de como o avaliador e as fontes externas analisam a qualidade do conteúdo e do site mais amplo. Isso inclui métricas (de acordo com o Google), como classificações no Better Business Bureau e Yelp, além de revisões mais amplas. No entanto, adverte os revisores a desconfiar de avaliações falsas e incluir links para artigos sobre o tema:

https://www.theguardian.com/money/2013/jan/26/fake-reviews-plague-consumer-websites

Também é esperado que o conteúdo seja relevante para o site mais amplo. O Google oferece este exemplo de conteúdo de baixa qualidade:

“O site não é uma fonte autorizada para o tópico da página, por exemplo, informações fiscais em um site de culinária”.

Para um escritor ou autor

Trata-se do número de citações que um escritor ou autor possui, dos tipos de sites em que aparecem e, em geral, da qualidade do conteúdo.

O Google também menciona que conteúdo de alta qualidade “deve ser exato para o tópico e deve ser apoiado por um consenso de especialistas onde tal consenso exista”.

Confiança

Para um site

O site deve ter informações de validação, como uma página Sobre nós e, se for um site transacional, links para informações de atendimento ao cliente. Outro exemplo pode ser que as páginas transacionais precisam ser seguras e através de https:

“O MC não é confiável, por exemplo, uma página de checkout de compras que tem uma conexão insegura”

Para um escritor ou autor

A confiança é medida pelas citações que eles têm. Eles aparecem em outros sites com altos níveis de EAT? Quão bem escrito é o seu conteúdo?

Reputação

O Google não pára apenas com o EAT, ele também classifica com base na reputação. Isto é, de forma confusa, entre ele e os demais representantes de um alto nível de EAT.

“A extensa pesquisa de reputação é importante ao fornecer as classificações mais altas e é uma prova do EAT da página. A reputação muito positiva é muitas vezes baseada em prêmios ou recomendações de especialistas conhecidos ou sociedades profissionais sobre o tema da página. “

Portanto, a reputação é uma extensão do EAT e parece estar principalmente focada na validação externa, como revisões.

“A reputação de um site é baseada na experiência de usuários reais, assim como a opinião de pessoas que são especialistas no assunto do site”

Além disso, a quantidade de engajamento na página também pode aumentar sua pontuação para reputação:

“Para esses tópicos, a popularidade, o envolvimento do usuário e as análises de usuários podem ser considerados evidências de reputação”.

Encontrando informações de reputação

O Google recomenda identificar a página inicial do site e realizar as seguintes pesquisas, usando a IBM como exemplo:

● [ibm -site: ibm.com]: uma procura pela IBM que exclui páginas no ibm.com.

● [“ibm.com” -site: ibm.com]: uma pesquisa por “ibm.com” que exclui páginas no ibm.com.

● [ibm reviews -site: ibm.com] Uma pesquisa de revisões da IBM que exclui páginas no ibm.com.

● [“ibm.com” revisa o site: ibm.com]: Uma pesquisa de revisões de “ibm.com” que exclui páginas no ibm.com.

● Para criadores de conteúdo, tente pesquisar por seu nome ou alias.

A idéia é encontrar informações sobre ele que “não foram escritas ou criadas pelo site, pela própria empresa ou pelo indivíduo”.

A Wikipedia também é identificada como uma boa fonte potencial de informações sobre reputação. O Google também fornece alguns exemplos, incluindo um em que “artigos negativos sobre sites de notícias” são citados como mais um exemplo de má reputação.

Conclusão

Em geral, há uma abordagem de senso comum sobre como o Google sugere que o EAT seja abordado e, embora pareça haver uma sobreposição com a reputação, não há regras rígidas e rápidas sobre o que a informação possa consistir. Parece ser a natureza do site e as informações encontradas sobre ele.

É importante notar também que, para sites menores, não ter qualquer reputação ou informação externa não é visto como um fator negativo. O Google espera que isso ocorra organicamente à medida que os sites crescem, ao longo do tempo. No entanto, a má cobertura da imprensa ou classificações em determinados locais pode afetar seriamente a pontuação de um site.

Nem todos esses fatores serão relevantes para o seu site em particular, mas vale a pena analisá-los e garantir que, onde eles possam ser aplicados, você atenda aos requisitos de uma boa classificação EAT.

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *