SEO: 10 melhores ferramentas gratuitas, indicada por especialista

0

Você não precisa de um grande orçamento de marketing para ter uma classificação mais elevada no Google. 

As melhores ferramentas de SEO gratuitas ajudam você a aumentar o tráfego e analisar a concorrência.

 Caso você queira ver quem está fazendo backlink para seu site ou mergulhar fundo na pesquisa de palavras – chave, essas são as melhores ferramentas de SEO gratuitas para o empreendedor digital e econômico.

Yoast SEO

Yoast é um plugin popular para WordPress que fornece todas as informações básicas de que você precisa para otimizar o SEO na página. A versão gratuita do Yoast possui os seguintes recursos importantes.

Escolha uma  palavra- chave por conteúdo: Yoast dirá a você a densidade de palavras-chave, distribuição e se você está ou não em conflito com o conteúdo preexistente. Isso é crucial para praticamente qualquer pessoa com um site.

Verifique a legibilidade:  embora a maioria das discussões sobre otimização de mecanismos de pesquisa envolva classificação para o Google, é importante lembrar que a forma como seus espectadores se envolvem com seu conteúdo decidirá em última instância onde os mecanismos de pesquisa o classificam.

É por isso que Yoast integrou o Flesch Reading Ease Score para determinar o quão fácil é ler seu conteúdo.

Isso está de acordo com as principais tendências de marketing de SEO em 2019: a qualidade do conteúdo, não apenas a quantidade, é importante para o Google e os leitores.

Evite conteúdo duplicado: criar conteúdo duplicado é uma maneira de confundir os algoritmos do Google. É por isso que o Yoast cria URLs em seu plugin gratuito.

Um plugin favorito entre as ferramentas de SEO pagas e gratuitas:  embora a versão gratuita do Yoast ofereça alguns recursos incríveis, o Yoast Premium possui vários recursos para otimização adicional. Esses incluem:

  • Sugestões de links internos para impulsionar sua otimização
  • Otimização de palavras-chave para várias palavras-chave

No entanto, uma atualização recente informa menos, e não mais, sobre a otimização de palavras-chave. 

Por exemplo, em vez de listar exatamente qual porcentagem do seu texto contém a palavra-chave, ele apenas permite que você saiba se essa porcentagem é muito alta ou muito baixa.

Google Analytics

Aplicável a blogs WordPress, Shopify ou mesmo Tumblr , o Google Analytics é uma das melhores ferramentas de SEO gratuitas devido à sua versatilidade. Depois de conectar sua conta gratuita aos seus sites, você pode fazer o seguinte:

Defina metas: podem ser quantas pessoas se inscrevem em seu boletim informativo, rastreiam seu produto ou qualquer métrica que você acha que beneficiaria seu site.

Exibir tráfego do site ao vivo: quantas pessoas estão em seu site agora? Eles estão em um desktop ou celular? De onde eles estão vindo? O Google Analytics vai te dizer tudo isso em tempo real.

Criar relatórios de visão geral do público: o  Google Analytics criará relatórios gratuitos para você sobre dados, incluindo:

  • Sessões
  • Visualizações de página
  • Comercial
  • Taxas de rejeição
  • Duração média da sessão

Quer saber os detalhes, como de quais estados seus usuários estão vindo, quais navegadores eles usam, suas resoluções de tela e seus sistemas operacionais? 

Esta é uma das melhores ferramentas de SEO gratuitas para acessar tudo o que você precisa saber sobre o seu tráfego.

Se você receber mais de 10 milhões de acessos por mês, terá que pagar pelo Google Analytics 360, que custa US $ 150.000 por ano. No lado positivo, isso vem com serviços adicionais como integração do Google Drive e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ahrefs Backlink Checker

O Ahrefs, que se concentra em software pago, também tem uma ferramenta gratuita de verificação de backlink.

Em questão de segundos, este software pode informar o seguinte sobre qualquer domínio na Internet.

Classificação de URL e classificação de domínio:  embora o Ahrefs Backlink Checker não explique como calcula a classificação de URL e a classificação de domínio de um site, esses números ainda dão uma boa ideia da autoridade do site.

Classificação de URL: este número (em 100) indica a força do perfil de backlink de um site.

Leva em consideração links internos e externos . Geralmente, ele se correlaciona com as classificações do Google de um site.

Classificação do domínio: esta figura mostra a posição de um site em termos de popularidade de links.

Backlinks: ele  não apenas lista quantos sites estão vinculando de volta ao seu domínio, mas também fornece uma lista dos 100 principais backlinks, a porcentagem de links dofollow e os cinco principais textos âncora usados ​​para criar um link para o site.

A versão paga do Ahrefs é abrangente: somente na versão paga do Ahrefs você pode otimizar seu site, rastrear palavras-chave, gerar relatórios e compreender totalmente a direção da otimização do mecanismo de pesquisa do seu site.

Incluímos a versão paga em nossa lista das melhores ferramentas de SEO para ajudá-lo a ter uma classificação mais elevada no Google.

MozBar

Também em nossa lista das melhores ferramentas de SEO gratuitas está o MozBar: uma extensão gratuita que pode lhe dar uma boa idéia da estrutura de qualquer site que você visite.

Ele fornece informações sobre cinco categorias principais: elementos na página, atributos gerais, métricas de link, marcação e status HTTP.

Elementos na página: na primeira categoria, o MozBar pode dizer a você:

  • Título da página
  • Meta Descrição
  • Palavras-chave
  • O H1 e H2
  • Texto alternativo
  • Ele também fornece a contagem de caracteres para cada um.

Métricas de link e outras informações

  As outras três categorias no MozBar fornecem mais informações sobre como o site que você está visitando está estruturado, incluindo:

  • Tempo de carregamento da página
  • Autoridades de página e domínio
  • Links totais
  • Links externos seguidos

Muitas dessas informações requerem a criação de uma conta Moz, que também é gratuita.

Use o MozBar para entender outros sites: se você está apenas começando com a otimização de mecanismo de pesquisa, o MozBar é uma ótima maneira de ver o back-end de qualquer site.

No entanto, ele não fornece informações acionáveis ​​para seu próprio site.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma das melhores ferramentas SEO gratuitas, embora você precise ter uma conta do Google AdWords para usá-la. 

Depois de configurar sua conta, você pode fazer login no Planejador de palavras-chave para acessar algumas funções principais:

Encontrar novas palavras-chave: esta parte da ferramenta ajuda você a realizar exatamente isso: encontrar novas palavras-chave. 

O Google permite que você insira um URL, frase ou palavra-chavem para a qual irá gerar uma nova lista de palavras-chave possíveis.

Comparar palavras-chave:  aqui, você pode inserir uma lista de palavras-chave para gerar métricas sobre cada uma. 

Esta parte da ferramenta SEO gratuita do Google gera previsões para palavras-chave específicas com base em:

  • Impressões
  • Cliques
  • Volume de pesquisa mensal
  • Competição de classificação
  • Custo por clique

O Google Keyword Planner agora oferece menos informações: a última atualização do Google Keyword Planner restringiu alguns de seus recursos. 

Por um lado, agora você precisa de uma conta do AdWords para usá-lo. Você também não pode mais distinguir entre o seu público desktop e móvel .

Além disso, tenha em mente que, embora o Google Keyword Planner esteja entre as ferramentas de SEO gratuitas mais úteis, ele foi projetado para uso em campanhas do AdWords.  

Máquina Wayback

Embora possa não parecer à primeira vista, a Wayback Machine está entre as ferramentas de SEO gratuitas mais interessantes para usar. 

Para começar, a Wayback Machine é um arquivo da Internet . Isso significa que você pode ver como era um site há cinco, 10, 15 anos ou mais e traçar como ele evoluiu a cada mês desde então.

Usando a Wayback Machine para SEO:  Existem algumas maneiras de usar a Wayback Machine para otimização, especialmente se você for um profissional.

Acompanhe como um site mudou, dando a você uma visão sobre por que o tráfego está flutuando

Arquive a aparência do seu site se quiser voltar a uma versão anterior após alterá-lo

Entenda se os links desapareceram

Em termos simples, a Wayback Machine é uma maneira imparcial de acompanhar como o seu site (ou o de um cliente) evoluiu ao longo do tempo.

Screaming Frog Spider

O Screaming Frog Spider é um software gratuito que imita a forma como um mecanismo de pesquisa rastreia seu site.

Lembre-se de que esse processo leva mais tempo do que outros softwares em nossa lista de melhores ferramentas de SEO gratuitas.

Para iniciantes, Screaming Frog parece fornecer uma quantidade impressionante de informações.

Redirecionamentos: este software encontrará todos os links quebrados em seu site. Claro, caberá a você voltar e consertá-los.

Títulos de página: Screaming Frog listará cada URL com seu título de página. Você deseja ter certeza de que não há títulos de página duplicados e que está otimizando corretamente suas palavras-chave.

Relatório de conteúdo: este programa fornecerá informações sobre suas meta descrições, títulos e a quantidade de conteúdo em cada página. Ele também criará um relatório de conteúdo para você, que pode exportar.

Uma das melhores ferramentas de SEO grátis para uma visão geral de todo o site

Screaming Frog cria uma planilha enorme que apresenta todo o seu site. Se você sabe onde procurar, essa informação é acionável, mas pode ser opressora para alguns que poderiam se beneficiar de um serviço profissional .

Além disso, o Screaming Frog deve ser baixado para o seu computador, e está no lado grande.

Otimizar o seu site não precisa ser caro. Existem ferramentas de SEO gratuitas que você pode usar para entender a otimização de outros sites, realizar pesquisas de palavras-chave e até mesmo traçar uma campanha.

Se você deseja acompanhar seu progresso após escolher sua próxima empresa de SEO ou começar a otimizar seu conteúdo por conta própria, há mais opções gratuitas do que nunca para aumentar sua classificação hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.