Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Como calcular o espaço e trafego do site ou loja virtual – cálculo
5 (100%) 1 vote

Como calcular Espaço e Tráfego de um site e/ou loja virtual, quando vamos contratar um Plano de hospedagem para um site ou loja virtual, a primeira dúvida que você vai ter é a respeito do espaço/capacidade em disco e o tráfego mensal que precisaremos.

Como calcular o espaço em disco?

Para determinar quanto espaço em disco você precisará para hospedar seu site ou loja virtual, quem usa Windows pode ir ao Microsoft Windows Explorer, ou simplesmente abrir a pasta Meu Computador e clicar na pasta que contém os arquivos do seu site. Criar uma nova pasta para os arquivos do seu site e depois mover todos os arquivos que você planeja hospedar no servidor de hospedagem de sites para essa pasta. Tudo que você precisa fazer agora é clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta e clicar em Propriedades para verificar o tamanho dessa pasta, e agora, você já sabe o quanto de espaço em disco você irá usar no servidor de hospedagem de sites.

A plataforma opencart 3.0.2 instalada e com cerca de 30 produtos ocupa o espaço de 50mb.

Como calcular o Tráfego Mensal?

Você pode utilizar a seguinte fórmula para calcular a transferência de dados mensais do seu site.

[O tamanho médio da sua página web + todos os gráficos incluídos] * [número de visitantes que esperam ter por dia * número de páginas que cada visitante vai visualizar] * [ 30 dias em um mês] = Transferência de dados mensal.

Por exemplo: se tivéssemos um site com 30 páginas em média 8 KB cada, no valor de 50 KB de imagens em cada página, e 50 visitantes a cada dia que viram uma média de 4 páginas, você teria a seguinte fórmula: [8 KB + 50 KB] * [50 visitantes * 4 páginas] * [30] = 348000 KB.

Então, nós estaríamos usando 348 mil KB, ou cerca de 340 MB, da largura de banda a cada mês.

É difícil generalizar quanto de transferência mensal um site usa sem olhar para ele especificamente, porque além do dos ítens calculados na fórmula acima existem outros como emails, estatísticas, transferências FTP, etc, mas na maioria dos casos, é muito raro para um site empresarial pequeno ou um site pessoal usar mais de um gigabyte (GB) de transferência de dados em um mês, principalmente se for um site novo. Um limite de transferência de dados de um gigabyte por mês é provavelmente apropriado para a maioria dos novos sites. Se a sua página web média é de 20Kb de tamanho. 1 Giga de transferência permite mais de 50 mil acessos por mês.

Pin It on Pinterest

Share This