WhatsApp Business
WhatsApp Business

O WhatsApp anunciou que lançou um serviço de negócios (WhatsApp Business) para criar uma conta comercial. Com essa conta, você, proprietários de empresas, podem criar uma página comercial para sua empresa, adicionar informações sobre sua empresa, incluindo horas de atividade, endereço e categoria, mensagens automáticas e análises.

O WhatsApp lançou o aplicativo em alguns países, mas parece que o aplicativo já está disponível em muitos países. É por isso que decidimos criar um guia para você como criar uma conta comercial através do WhatsApp Business. É importante notar que esta não é a aplicação usual do WhatsApp.

O que é o WhatsApp Business?

Antes de falarmos e explicarmos como criar uma conta comercial no WhatsApp Business, é importante saber o que é uma conta comercial do WhatsApp. Quando entender isso, você decidirá se precisa baixar e instalar o aplicativo no seu dispositivo.

O WhatsApp Business é um aplicativo desenvolvido para ajudar os proprietários de pequenas empresas a se comunicar com seus clientes, responder mais rapidamente a mensagens, obter informações analíticas e muito mais. O aplicativo é muito semelhante ao aplicativo padrão que você provavelmente conhece.

Importante: neste ponto, você pode fazer o download do aplicativo para dispositivos Android. No uso atual, você também pode usar seu computador via WhatsApp Web.

Alguns dos recursos oferecidos pelo WhatsApp Business são:

  • Um perfil de negócios com informações sobre sua empresa, telefone, endereço, website, e-mail e muito mais.
  • As estatísticas incluem quantas mensagens foram enviadas, quantas mensagens foram recebidas e quantas mensagens foram lidas pelos clientes.
  • Marcação de clientes para tornar mais fácil saber o que é um cliente e se é apenas um cliente interessado.
  • Mensagens automáticas, como mensagens de saudação, mensagens de resposta automática, etc.

Além disso, existem três níveis de verificação de uma conta comercial:

  1. Verificado – o WhatsApp verificou que uma marca oficial e confiável é a proprietária dessa conta. Uma conta verificada tem uma marcação verde no perfil.
  2. Aprovado : o WhatsApp confirmou que o número de telefone da conta é compatível com o número de telefone da empresa. Uma conta aprovada tem uma marcação cinza no perfil.
  3. Conta comercial – O WhatsApp não aprovou nem verificou a conta, mas é uma conta comercial. Uma conta comercial tem uma marca de ponto de interrogação cinza no perfil.

Essas informações podem ser vistas pelo cliente assim que ele insere uma conta comercial de uma marca ou empresa.

Primeiros requisitos para o Whatsapp business

Para baixar o aplicativo WhatsApp Business, você deve garantir que os requisitos do sistema atendam aos requisitos do aplicativo. Estes são os requisitos:

Android

  • A versão do sistema operacional é 2.3.3 ou posterior.
  • Seu dispositivo é capaz de receber chamadas telefônicas ou mensagens SMS.

Esses requisitos são os requisitos padrão do aplicativo. Portanto, se você tiver o Android instalado, não há problema em instalar o aplicativo para empresas.

iOS

Até essa data, não é possível baixar um aplicativo Whatsapp Business para dispositivos Apple (iPhone, etc.). Leia: O aplicativo WhatsApp Business para iOS está finalmente em desenvolvimento

Baixe e instale o aplicativo

O próximo passo é baixar o aplicativo para o seu dispositivo móvel. Mas antes de baixar o aplicativo para negócios, você precisa saber algumas coisas:

  • Se você tiver uma conta padrão do WhatsApp, poderá transferir todo o histórico de chamadas / bate-papo para uma conta do WhatsApp Business. Recomendamos que você faça o backup.
  • Você não poderá transferir seu histórico de chamadas / bate-papo de volta à sua conta normal do WhatsApp quando decidir parar de usar uma conta comercial.
  • Ambos os aplicativos (WhatsApp Messenger e WhatsApp Business) podem ser usados ​​no mesmo celular, desde que tenham dois números de telefone diferentes. Você não pode usar o mesmo número de telefone para ambos.

Depois de decidir baixar e instalar o aplicativo, você precisará fazer o seguinte:

Android

  • Baixe o aplicativo WhatsApp Business via Google Play .
  • Confirme seu número de telefone com o qual você deseja conversar com os clientes.
  • Restaure o histórico de chamadas, se desejar.
  • Adicionar um nome à sua empresa (essa etapa não permite alterar o nome da sua empresa depois de configurá-lo).
  • Construa uma página comercial (próxima etapa).

iOS

Neste ponto, não é possível fazer o download para dispositivos Apple.

Configurar uma business page no whatsapp business

Agora, a parte de configurar uma página de negócios business page permanece.

Para iniciar a configuração da página da empresa, você deve clicar no botão de menu (ícone 3 pontos) na parte superior> clique em Configurações> clique em Configurações da empresa> e, em seguida, clique em Perfil.

Agora você está na sua página comercial, onde as informações da sua empresa precisam ser atualizadas. Para editar, clique no ícone de lápis.

  • Foto do perfil – A imagem deve ser do seu negócio, um logotipo é recomendado. O menor tamanho é 192 pixels por 192 pixels.
  • Localização – aqui você deve especificar seu endereço comercial, você também pode usar o mapa que está lá.
  • Categoria – Escolha a categoria certa para o seu negócio.
  • Descrição do negócio – Aqui está uma descrição do seu negócio, é recomendável especificar uma descrição encontrada em seu site ou na página do Facebook.
  • Horário comercial – Você pode atualizar os horários de sua empresa.
  • E-mail – E-mail onde os clientes podem entrar em contato com você, recomendamos o uso de um e-mail comercial.
  • Website – Adicione seu site aqui. Recomenda-se adicionar links para suas redes sociais, como sua página no Facebook, a página do Instagram, etc.

Em seguida, verifique se tudo está normal e correto. Em seguida, clique no botão “Salvar”.

Configurar mensagens automáticas

Usando o WhatsApp Business, você pode configurar mensagens automáticas para seus clientes.

Para iniciar a configuração da página da empresa, clique no botão de menu (ícone 3) na parte superior> clique em Configurações> clique em Configurações da empresa> e continue na seção “Ferramentas de mensagens”. Onde você pode editar essas mensagens.

  • Mensagens ausentes – Mensagens automáticas podem ser definidas assim que você não estiver disponível ou fora do escritório. Você também pode agendar essas mensagens automaticamente em determinados momentos, por exemplo, quando sua empresa está fechada.
  • Mensagens de saudação – Você pode definir uma notificação para ser exibida aos clientes quando eles ligarem pela primeira vez ou após 14 dias de inatividade.
  • Respostas rápidas – Você pode criar mensagens predefinidas e criar atalhos de teclado para que eles economizem o tempo para enviar a mensagem.

Conclusão

É isso no tópico de criar e configurar uma conta do WhatsApp Business. É altamente recomendável usar um telefone dedicado para negócios e não usar seu telefone particular. É melhor evitar misturar amigos e familiares com clientes corporativos.

O próximo passo é corresponder com seus clientes, você também pode marcá-los e obter informações estatísticas sobre eles.

 

Pin It on Pinterest

Share This