Todo processo de criação de um site não está apenas relacionado com a construção da página, os códigos e demais funcionalidades do webdesign. O fator determinante do sucesso de um site é a escolha correta de um serviço de hospedagens que seja bom.

Para que saia tudo conforme planejado, principalmente com o crescimento do seu site e de todo seu projeto é essencial que você saiba exatamente o que precisa avaliar na hora de escolher por um bom serviço de hospedagem.

Você vai conhecer a seguir, o que deve considerar na hora de escolher por um serviço de hospedagem de sites, assim também como aprenderá a avaliar os principais diferenciais da empresa que está oferecendo o serviço. Confira as dicas.

O que é preciso em uma boa hospedagem de sites?

Antes de qualquer coisa, tudo dependerá dos seus planos futuros para seu projeto e qual seria a finalidade do seu site. Os recursos que as diversas empresas de hospedagem de sites oferecem são diversos, mas é essencial ser bem específico com o que você deseja para não contratar um pacote com serviços que não serão utilizados.

Ao contrário disso, um bom serviço de hospedagem precisa estar de acordo com os principais objetivos que você deseja alcançar online, e essa hospedagem deve ser específica para acompanhar o crescimento do seu site.

Tipos de hospedagens para cada segmento: como definir?

Como será seu projeto? Será um simples projeto que contará a história da sua empresa ou a história de uma marca que você representa? Seu site será um portal de notícias ou será apenas um local onde você compartilhará seu dia a dia?

Caso seus planos estejam voltados para o empreendedorismo e você esteja planejando a criação de um site para começar a ganhar dinheiro na internet ou uma loja virtual, não importa. O que realmente importa é que você precisa definir isso para conseguir escolher a hospedagem que esteja direcionada corretamente para o seu segmento.

Siga as dicas a seguir para saber como escolher a hospedagem de acordo com seu segmento:

  1. Blogs pessoais e sites básicos

Sites básicos e blogs pessoais não possuem a necessidade de grandes recursos de hospedagem. Isso porque a quantidade de tráfego que é gerado por essas opções e os recursos que são utilizados costumam ser bem suportados por um plano básico ou compartilhado de hospedagem.

Por outro lado, caso a ideia seja que esse projeto cresça de forma exponencial, é importante considerar a contratação de um plano que ofereça um pouco mais de recursos ou que possa ser escalonado de forma fácil.

Planos compartilhados costumam ser econômicos, portanto esse serviço é o ideal em questões de recursos assim também como nas de valores.

  1. Blog de conteúdo

Caso a opção seja a criação de um site para compartilhar conteúdo ou notícias, as opções de hospedagem mudam completamente. Esses sites são conhecidos por conter uma grande quantidade de conteúdo em texto, imagens, vídeos e demais formas de conteúdo.

Por essa razão, para um projeto com conteúdo, recomenda-se a contratação de um serviço de hospedagem com recursos que vão do médio ao mais avançado. Mas, lembre-se de que os custos serão elevados.

  1. Loja virtual

Uma loja virtual também é totalmente diferente e possuem recursos diferenciados, pois a quantidade de dados e tráfego pode ir do mais moderado ao intenso. Dessa forma, recomenda-se para a loja virtual um plano de hospedagem intermediário.

Tudo dependerá também do crescimento do seu negócio. De modo geral, uma loja virtual exige uma quantidade de recursos que está além de uma simples hospedagem, pois é essencial garantir a segurança dos dados e esse recurso de segurança é indispensável em um projeto de loja virtual.

A empresa por trás do serviço de hospedagem

Além de determinar o tipo de hospedagem para o segmento escolhido, também é essencial observar alguns aspectos à respeito da empresa de hospedagem escolhida para oferecer o serviço.

Dentro das hospedagens de sites, são poucas as coisas que mudam com relação aos fatores técnicos utilizados, portanto na realidade o diferencial fica para a forma com a qual a empresa ofereça e trabalhará com as soluções para o seu projeto.

Então, o que você precisa observar em uma empresa de hospedagem antes de realizar a contratação?

  1. Histórico e reputação

O histórico da empresa escolhida para hospedagem, assim também como a sua reputação no mercado diz tudo sobre a qualidade dos serviços que são oferecidos por ela.

Por essa razão, antes de contratar uma empresa qualquer, observe bem a avaliação dessa empresa na internet. Você pode simplesmente pesquisar o que as pessoas tem a dizer sobre essa empresa na internet, as indicações ou profissionais que falam sobre ela. Todos serão capazes de te passar um excelente e real feedback sobre a qualidade da empresa escolhida.

  1. Tratamento com o cliente

Da mesma forma que a reputação da empresa precisa ser analisada, o relacionamento com os clientes também precisa ser observado, principalmente com relação ao suporte técnico oferecido pela empresa.

Assim como você pesquisou para conhecer a reputação dessa empresa, você pode utilizar os mesmos recursos, porém com foco em clientes que já utilizem os serviços e que possam te passar uma avaliação mais precisa sobre os serviços oferecidos.

  1. Capacidade para solucionar os problemas

Qualquer empresa de hospedagem acaba enfrentando problemas em algum momento, e tudo isso é totalmente comum. Mas, o diferencial fica para a forma com a qual a empresa costuma resolver esses problemas e quais são as soluções que ela apresenta quando os problemas acabam fugindo do controle.

Por exemplo, quando um site fica off-line por um bom tempo por conta de algum problema técnico com a hospedagem, em quanto tempo essa empresa oferece uma solução para o cliente em questão?

Um outro exemplo, é caso a empresa ofereça um desconto em um serviço quando não consegue oferecer aquilo que foi estabelecido no contrato dos serviços. Esses critérios devem ser considerados na hora de fazer a escolha da empresa que hospedará o seu site.

  1. Estrutura e capacidade técnica da empresa

Por mais que você não entenda muito sobre hospedagem, é essencial que você tenha conhecimento à respeito da estrutura da empresa que você escolheu para oferecer sua hospedagem. Isso é essencial, pois te garantirá segurança, além de te ajudar a identificar se essa empresa possui as condições necessárias para te oferecer bons serviços.

Para isso, basta questionar e procurar saber quais são os recursos oferecidos e quais são as garantias que você possui caso a empresa não tenha condições de te oferecer a estrutura contratada ou caso falhas técnica por causa de erros da empresa ou hospedagem. Busque portanto, pelos feedbacks de outros usuários que já estejam utilizando os serviços oferecidos.

  1. Painel para administração dos recursos oferecidos

O painel administração é comum nas hospedagens e existem em todos os serviços de hospedagem. Muitos utilizam o Cpanel, mas independente da ferramenta que for oferecida pela empresa escolhida, você precisa saber identificar se essa plataforma é fácil de ser utilizada.

Assim como também é preciso que o cliente consiga ter acesso a recursos como configurações e demais necessidades para o serviço de hospedagem. Todas as empresas devem oferecer isso.

Caso o serviço de hospedagem seja para uma loja virtual, tudo muda

O ponto chave para oferecer um bom serviço de hospedagem de sites para loja virtual, é a segurança. A segurança dos dados que serão compartilhados no site é algo de extrema importância, e as empresas de hospedagens devem ser capazes de fornecer tudo isso, fazendo com que sua loja virtual seja mais segura para o cliente e os usuários que acessam.

Para isso essas hospedagens de loja virtual precisam oferecer os seguintes serviços:

  1. Certificado SSL

Qualquer questão de segurança é resolvida com um bom e famoso certificado SSL. Existem opções de certificados que podem ser comprados de forma separada ou que já virão inclusos nos serviços contratados de hospedagem.

De modo geral, os provedores comercializam os certificados já com os planos, fazendo com que o proprietário não precise se preocupar com uma contratação por fora.

Outra fator essencial para a segurança dos dados é saber se a empresa de hospedagem conta com soluções sob medida, pois seu projeto pode precisar de alguma solução que vai além das já existentes no mercado.

  1. Ferramentas de segurança

Além da necessidade de um certificado SSL, uma empresa de hospedagem também é capaz de oferecer ferramentas com recursos que serão capazes de garantir que seu site terá toda segurança necessária.

Esses recursos ou ferramentas contam com os firewalls, proteção de diretórios configurados através de senhas, backups programados e os demais recursos que garantam a segurança para que nenhuma invasão de hackers ou pessoas mal intencionadas venha a acontecer.

  1. Segurança para as contas de e-mail

Além das informações, as contas de e-mail também precisam ser protegidas, para isso, basta analisar as ferramentas que o serviço de hospedagem escolhido oferecem para a proteção de e-mails contra spam e demais problemas que você não deseja que venha a acontecer. Além também da segurança, o serviço de hospedagem precisa ter outras funcionalidades consideradas padrões, como uma ferramenta autoresponder, encaminhamento, configurações e gerenciamento das contas de e-mail.

Podemos concluir então que não é nada complicado escolher por um bom serviço de hospedagem para seu site, mas é necessário ter atenção para algumas questões que serão de grande auxilio para que seu site cresça e se torne um verdadeiro sucesso. A melhor forma de descobrir se um serviço é bom, é buscando indicações, opiniões de usuários, informações que podem facilmente ser encontradas na internet para comprovar a qualidade do serviço prestado.

Pin It on Pinterest

Share This