Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Dicas para ser eleito em 2018 utilizando marketing digital politico
5 (100%) 2 votes

O marketing digital para políticos vai te ajudar a transmitir suas ideias para os eleitores de maneira mais inteligente e assertiva.

Existem várias possibilidades para usar o marketing digital na política, como blog, redes sociais, e-mail marketing e muito mais.

Neste artigo, você vai descobrir como fazer do marketing digital um fortíssimo aliado em sua campanha eleitoral.

A importância do marketing digital para a política

Hoje o poder de influência da internet é tão forte que, ao utilizar o marketing digital em campanhas eleitorais, o candidato pode obter os mesmos ou melhores resultados que ele obteria através das mídias convencionais.

Isso porque, o meio digital possibilita o candidato atingir um público extremamente maior do que por outros meios de comunicação mais tradicionais, os chamados off-line.

Com o marketing digital você pode transmitir suas ideias para eleitores de todas as idades, classes sociais e visões.

Estratégias de marketing digital para políticos

Se você já se convenceu da importância de usar o marketing digital em suas campanhas para ser eleito em 2018 e deseja começar a aplicar todas elas a partir de agora para alavancar a sua candidatura, atraindo muitos eleitores, então confira as estratégias abaixo:

Publique assuntos interessantes para o eleitor

Para conseguir bons resultados para as suas campanhas através do marketing digital, você precisa publicar assuntos que os seus eleitores tenham interesse.

E, para isso, você deve direcionar as suas ações de marketing digital para o público que você deseja atingir.

Dessa forma, faz com que os seus eleitores interajam com o conteúdo e compartilhem com outras pessoas.

E para que você atinja o público-alvo, estude os hábitos desse público para que tenha sucesso em suas campanhas.

Otimize as suas campanhas para dispositivos móveis

As mídias digitais têm grande poder de influenciar na decisão do eleitor e como grande parte dos usuários utilizam os dispositivos móveis para acessar, o candidato que não otimizar as suas campanhas para dispositivos móveis pode ficar para trás.

Os eleitores utilizam as mídias sociais para falar sobre política e interagem com as publicações dos candidatos, o que pode ser utilizado a seu favor, como estratégia para divulgar a sua imagem e suas propostas.

Isso tudo sem falar que os dispositivos móveis facilitam o compartilhamento de conteúdo pelos usuários e, por isso, a sua campanha deve ser pensada de maneira a facilitar esse acesso.

Utilize vídeos em suas campanhas

Utilize vídeos em suas campanhas para falar sobre você, sobre as suas propostas, seus valores e ideias.

Aproveite para contar a sua história, falando sobre os motivos que fizeram você escolher se candidatar e porque você quer o voto dele, etc.

Essa estratégia faz com que o eleitor se identifique com a sua história e passe a ter mais confiança em você.

Utilize outras estratégias de marketing, como o poder de persuasão, linguagem emocional, etc.

Mas não grave vídeos longos e cansativos, pois as pessoas não têm paciência de assistir tudo. Prefira vídeos curtos e diretos, para que a sua mensagem seja transmitida de maneira clara, eficaz e que possa ser facilmente compartilhada.

Esqueça todos aqueles discursos antigos e fale com o seu leitor de maneira pessoal e amigável.

Trabalhe com e-mail marketing

Para conseguir aumentar ainda mais o alcance do público que você deseja atingir, utilizar o e-mail marketing como estratégia de marketing digital é uma ótima alternativa.

Para que a sua campanha tenha ainda mais resultados é essencial que você construa uma lista de e-mails.

Aproveite para enviar para os seus potenciais eleitores conteúdo que tenha relevância para ele, criado a partir de informações que você adquirir através da interação dele com seu conteúdo nas redes sociais.

Para ampliar a sua lista de e-mails, uma estratégia eficiente é oferecer outros tipos de materiais úteis (e-books, infográficos, etc.) em troca do e-mail deles.

Além disso, a estratégia de e-mail marketing te possibilita medir, de maneira exata, quantas pessoas estão interagindo e quais os resultados que você está obtendo.

Utilize as redes sociais

Facebook

Com o crescimento disparado de usuários do Facebook aqui no Brasil, seria um erro não incluir essa rede social em suas estratégias de campanha eleitoral.

Para que a sua campanha eleitoral tenha sucesso no Facebook, você precisa tomar alguns cuidados.

Primeiramente, você precisa saber que, para sua campanha eleitoral, você deve criar uma página e não um perfil, pois o Facebook possui várias restrições quanto a isso.

Além disso, para criar uma boa estratégia de marketing digital para sua campanha, você precisa criar conteúdo exclusivo para a sua página, pois essa é uma exigência do Facebook. Além de exclusivo, o seu conteúdo deve ser de qualidade.

Mas a sua estratégia não é somente postagem de conteúdo, você precisa ter, também, um bom planejamento para que as suas metas sejam atingidas.

Whatsapp

O Whatsapp, sem dúvida, é um ótimo canal para fazer campanhas eleitorais. E, para que você tenha sucesso em suas estratégias, vou te dar algumas dicas de como utilizar o Whatsapp em suas campanhas.

Crie conteúdo cheios de informações e histórias para conquistar o eleitor e compartilhe com seus contatos.

O ideal é criar uma lista com as pessoas que você conhece pessoalmente e que você sabe que gostam de você e criar um conteúdo que seja interessante para essa lista. Dessa maneira, você poderá convencer essas pessoas a trabalhar com você, compartilhando o seu conteúdo com os contatos delas.

Envie mensagens com conteúdo curto e bem elaborado, que desperte interesse de quem receber e que possa ser compartilhado sem aborrecer as pessoas.

Então, mensagens de bom dia, boa tarde, feliz sexta-feira, etc. estão proibidas!

Também evite enviar mensagens de “vote em mim”, pois as pessoas não gostam disso, principalmente em um primeiro contato.

O momento ideal para enviar o seu número de campanha é depois que as pessoas já conhecerem e confiarem em você e em suas propostas.

Instagram

Por ser uma das redes sociais que mais crescem em todo o mundo, o Instagram também é um ótimo local para trabalhar sua campanha e, quando bem utilizado, pode melhorar ainda mais as suas estratégias.

Algumas formas de oferecer conteúdo para os seus eleitores no Instagram é através de:

  • Imagens;
  • Lives;
  • Stories;
  • Carrossel;
  • Campanhas pagas.

Para trabalhar sua campanha eleitoral através do Instagram, algumas ações precisam fazer parte da sua rotina e coloca-las em prática pode ajudar você a atingir as suas metas. 

  • Frequência: Crie um calendário editorial para fazer suas publicações com regularidade;
  • Interação: Interaja com o público, esclarecendo dúvidas, respondendo perguntas, principalmente, sabendo lidar bem com as críticas;
  • Monitoramento: Monitore o número de seguidores do seu perfil, o número de curtidas, de comentários, etc. Assim, você vai conseguir saber se a sua estratégia está dando certo ou se precisa ser mudada;
  • Público segmentado: Trace o perfil do eleitor que você deseja atingir com a sua campanha, para que as suas estratégias sejam direcionadas para esse público;
  • Engajamento: Use as hashtags para aumentar o engajamento do público e o número de seguidores.

Cursos rápidos para você ser eleito em 2018

Aprenda a falar em público na política sem sair de casa
Roteiro completo para uso das redes sociais com inteligência e estratégia
[E-Book] Marketing político digital 2018: como vencer as eleições usando a internet
7 Passos infalíveis para vencer a eleição

Conclusão

Para finalizar, vou deixar algumas dicas básicas para você trabalhar em sua campanha política utilizando o marketing digital. Confira abaixo:

  • Entenda o que o seu eleitor deseja;
  • Crie a sua mensagem de campanha adequada à internet;
  • Dê prioridade à comunicação através das mídias sociais;
  • Trabalhe com uma equipe de campanha bem estruturada.

Espero que este artigo tenha ajudado a mostrar o quanto o marketing digital politico é importante para um bom resultado na eleição e que você decida usar tudo em seu favor para que tenha sucesso.

 

Pin It on Pinterest

Share This