O que é hospedagem de site e loja virtual e para que serve

Quem possui blog, site ou loja virtual certamente já está familiarizado com essa palavra. Mas você sabe o que é a hospedagem de site e loja virtual e qual sua utilidade? Primeiramente, vamos explicar a diferença entre domínio e hospedagem, pois ocorrem diversos equívocos entre os termos. O domínio é o endereço virtual de seu site e a hospedagem é o computador ou local onde fica armazenado os arquivos desse site.

O que é domínio do site

O que é hospedagem de site

A hospedagem serve justamente para guardar os arquivos. Todos os artigos, imagens e vídeos, enfim todo conteúdo do site fica armazenado e disponível em um servidor denominado hospedagem. Existem 3 tipos mais comuns de hospedagem e cada um apresenta uma enorme diferença de preços, além dos recursos oferecidos. São eles:

  • COMPARTILHADA: Basicamente, seria um servidor para muitos usuários, que compartilham espaço em disco, CPU, largura de banda, entre demais recursos. Nessa modalidade, existe um limite de processador e memória e geralmente só é utilizada por iniciantes, devido a instabilidade e a limitação dos serviços.
  • VPS: são criados inúmeros servidores virtuais, instalados em um servidor dedicado. Na hospedagem VPS o cliente tem acesso Root (de administrador) e é possível personalizar completamente o local de armazenamento. É possível instalar novos Softwares, configurar Firewall e muitas outras adaptações. Dessa forma, é mais fácil acessar os arquivos e o acesso é otimizado. O custo é bem mais “salgado” que a hospedagem compartilhada, porém o VPS oferece um desempenho superior.
  • DEDICADA: esse servidor implica grandes despesas, porém disponibiliza maior flexibilidade e segurança ao site. Nada mais é que um computador físico para cada usuário.

Um fator determinante na hora de escolher a hospedagem é definir seu projeto corretamente. Seja um e-commerce, um blog pessoal online ou um portal de notícias, cada um deve utilizar o servidor adequado para atender suas necessidades. Acompanhe abaixo os principais segmentos no mercado digital e qual a melhor opção para cada um deles.

  1. BLOG PESSOAL E SITE BÁSICO: é utilizado normalmente o plano compartilhado já que a demanda de tráfego é inferior. Algumas plataformas oferecem o serviço de forma gratuita, principalmente para os iniciantes que não possuem capital mas gostariam de colocar seu site no ar. Porém, existem algumas restrições como a capacidade de armazenamento e performance reduzidas.
  2. BLOG OU PORTAL DE CONTEÚDO: recomenda-se a hospedagem VPS ou dedicada, mas é importante destacar que elas possuem um preço elevado. Contudo, a qualidade é superior pois os recursos como o espaço em disco, a transferência de dados, o número de domínios e as contas de e-mail são bem generosos, por vezes ilimitadas.
  3. LOJA VIRTUAL: também é recomendada uma hospedagem VPS ou dedicada quando se trata de e-commerce pois o tráfego pode variar mensalmente. Também depende do crescimento de seu empreendimento, visto que vai exigir cada vez mais desempenho e funcionalidade.

Após a identificação de seu projeto, é importante estar atento aos recursos que a empresa de hospedagem disponibiliza, bem como:

  • OS PREÇOS: a pesquisa de preços é imprescindível para determinar a empresa que será contratada. Nesse sentido, fique atento à renovação do contrato, pois muitas empresas oferecem um preço abaixo somente para conquistar o cliente e aumentam o valor depois do contrato fechado.
  • SUPORTE AO CLINTE: é bom certificar se a empresa oferece suporte por e-mail, telefone e chat 24h por dia e em português. Sua reputação no Reclame Aqui também é válida para avaliar os serviços prestados pela mesma.
  • EXTRAS: domínio grátis, instalador automático de aplicações (WordPress) e serviço de migração gratuita podem ser relevantes na hora de escolher a melhor hospedagem, por isso se recomenda uma pesquisa de mercado antecipada.
  • GARANTIA: existem empresas que oferecem um teste para avaliar se o servidor atende às necessidades do cliente. Se o resultado não atingir as expectativas, é feita a devolução do dinheiro após 30 dias da realização da compra.

Podemos observar que o armazenamento dos arquivos é fundamental na construção de um projeto digital e é importante verificar uma série de critérios para contratar a melhor empresa de hospedagem, a partir do projeto no qual você está inserido. É através da hospedagem que o conteúdo de seu site, blog ou loja virtual ficará em segurança e você terá a certeza de um negócio promissor. Nós temos um servidor dedicado para nossos clientes na https://www.hostdime.com.br veja nossos planos hospedagem de site ou hospedagem de loja virtual e aproveite todos os recursos disponíveis.

Pin It on Pinterest

Share This