O sucesso de uma empresa está vinculado diretamente nas ferramentas que ela utiliza para guiar o negócio. Além disso, é importante saber a forma que se organiza e os recursos que usa a seu favor para fazer a empresa funcionar.

Basicamente um recurso que foi disponibilizado para quem é novo nos negócios é o registro de empreendedor chamado MEI – Micro Empreendedor Individual. Para abrir uma empresa com o MEI é necessário que o lucro da empresa não ultrapasse os 60.000,00 no ano. Ainda exige que não tenha participação em outra empresa, como sócio, por exemplo.

O MEI passou a existir para formalizar pequenos empresários e passar a ter vantagens como o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – E também benefícios como o auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria. Para abrir a empresa MEI é muito fácil, basta ter em mãos o CPF, Título de Eleitor, acessar o site e preencher os dados.

Saber o que é preciso para montar uma loja virtual de pequeno porte de sucesso é o ponto principal para alcançar seus objetivos. Preparamos aqui os 7 itens essenciais para ter uma loja virtual bem sucedida.

Escolha uma plataforma

Por existir muitas plataformas disponíveis no mercado esta pode ser uma decisão difícil de tomar, pois a variedade o deixará inseguro quanto à escolha. Mas para facilitar o processo da sua escolha separamos aqui alguns critérios para serem levados em conta em relação à plataforma de e-commerce.

Layout atrativo

O critério de apresentação do site deve ser levado em consideração, pois é importante que os seus clientes tenham contato com um site funcional e simplesmente bonito. O sentido de simplicidade deve ser aliado ao público alvo da sua loja virtual.

Móbile Responsivo

Para ter visibilidade no Google é preciso que providencie o Móbile Friendly antes de abrir a loja virtual, pois já há algum tempo o Google dá prioridade nas buscas que possuem a versão móbile.

Crie uma Integração com correios e/ou transportadora

Embora não seja um item obrigatório no começo devido ao pequeno fluxo de vendas, se o empresário digital já adquirir a integração trará mais credibilidade à loja e consequentemente ganhará a confiança dos clientes.

Ter a integração com os correios garante uma facilidade no envio das mercadorias, além de poder fiscalizar até o momento da entrega mantendo o cliente informado de todas as ações de transporte.

Ainda que a integração com os correios possa trazer algumas vantagens, existem limitações que você deve estar atento como tamanho da mercadoria, peso e mais algumas restrições. No caso poderá recorrer aos serviços de transportadoras e terá de pesquisar para encontrar uma que garanta um transporte rápido e de qualidade.

Disponibilize formas de pagamento

Disponibilizar variadas formas de pagamento facilitam as vendas e atraem mais clientes. Existem formas populares na rede especializadas de mediar o pagamento do cliente à loja, algumas delas são: Pagseguro, Bcash, Mercado Pago, Moip, Iugu e o mais famoso, o Paypal, todos eles já possuem integração com empresas de cartão de credito, boleto e algumas outras opções.

Embora traga segurança aos usuários essas formas apresentam variados valores de taxas e cabe um estudo detalhado de cada uma para escolher aquela que melhor se encaixa com o seu bolso.

Se quiser fugir das taxas altas que os sistemas apresentados cobram, ainda existem as formas de pagamentos diretas via cartão de crédito, transferência ou boleto bancário. As taxas são mais acessíveis, mas também apresentam alguns fatores negativos e um exemplo é o Chargeback, que nada mais é uma forma de contestação quando o cliente solicita o cancelamento da compra direto com a operadora do cartão.

Com todas as opções é necessário um estudo minucioso e muito planejado para fazer a escolha certa para um item tão importante para sua loja virtual de pequeno porte ter sucesso.

Tenha uma boa hospedagem

Hospedagem de loja virtual ou site é o serviço de armazenamento de um web site e disponibilização constante do mesmo na internet, ou seja, o serviço de hospedagem possibilitará que seu site seja visualizado 24h de qualquer local.

Assim com tudo organizado e em funcionamento poderá garantir que sua loja virtual será acessada a qualquer momento se nenhum problema.

Para escolher bem a sua hospedagem o primeiro fator determinante é saber qual o estágio do seu negócio virtual, por exemplo, se está começando ou se já apresenta um grande número de produtos e consequentemente precisará um grande catálogo.

Existem quatro tipos de hospedagem: Compartilhada, VPS (Virtual Private Server), Cloud Server e Servidor dedicado. Um resumo básico é que as duas primeiras: Hospedagem compartilhada e VPS são indicadas para lojas iniciantes, que ainda não possuem um grande fluxo de vendas e como estamos falando de Lojas virtuais de pequeno porte essas são as mais indicadas. As outras duas são hospedagens para empresas de médio e grande porte oferecendo mais flexibilidade, mas com um investimento maior.

Transmita segurança

Um dos grandes problemas, principalmente de quem está começando, é conseguir a confiança dos clientes. Existem muitas lojas online e por existir a variedade é importante que busque formas de não ser só mais uma, mas uma loja virtual que traga segurança ao consumidor.

Uma maneira eficiente de trazer segurança é certificar-se através do Secure Socket Layer (SSL) que é uma tecnologia de segurança que faz a criptografia do servidor web e o navegador garantido ao cliente que todos os seus dados fornecidos estarão em sigilo e em seurança.

Depois de adquirir os dispositivos de segurança é essencial que divulgue nos rodapés das páginas e em todo o processo de compra. Além de apresentar os itens de segurança um complemento para garantir a confiança total dos consumidores é disponibilizar telefones fixos e contato direto para o cliente se manifestar ou elogios, reclamações e outros assuntos. É importante que qualquer problema que venha a acontecer que seja dado todo o suporte para garantir que foi uma eventualidade e não um comportamento corriqueiro da sua loja virtual.

Tenha credibilidade

Vinculado ao tema anterior ainda existem plataformas para trazer credibilidade ao seu negócio. Elas são conhecidas por abrir para os clientes se manifestarem de formas positivas ou negativas dependendo do ocorrido.

As mais famosas e acessadas são: Reclame Aqui e Ebit. Ambas com abertura para cadastros gratuitos das lojas virtuais. Não deixe de fazer o cadastro para ter o retorno do seu trabalho promovido por estas plataformas.

ERP é opcional

O ERP – Enterprise Resource Planning – é um sistema que fornece um planejamento corporativo, ou seja, integra todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.

Se não possui um grande fluxo de pedidos não é necessário, mas é importante para reduzir erros no momento do processo de venda. Ele automatiza o recebimento do produto, confirma pagamentos, apresenta os status da separação dos produtos, emite as notas fiscais, envia os pedidos além de acompanhar a entrega e reportar ao cliente qual a situação do transporte.

Recorrer a esta plataforma irá facilitar e dar qualidade à sua loja virtual de pequeno porte.

Agora que aprendeu sobre os itens essenciais para ter uma loja virtual de pequeno porte de sucesso é só colocar em prática todas as dicas e estudar sempre como está o mercado e as inovações tecnológicas para deixar o seu negócio atualizado. Bons negócios!

EXTRA
Conha o portal de empreendedorismo e negócios

 

Pin It on Pinterest

Share This