Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Site em construção: Veja como tirar seu projeto do papel de vez!
5 (100%) 1 vote

Ter presença na internet é fundamental para quem deseja alcançar novos mercados, gerar oportunidades de negócio e conquistar cada vez mais respeito em seu segmento de atuação. Em outras palavras, deixar o site parado, o famoso site em construção, significa perder dinheiro e deixar de gerar receita.

Preparamos este post para você que tem planos de ter um domínio na internet ou tem um site em construção. Continue a leitura e fique por dentro dos principais aspectos que podem fazer com seu projeto fracasse, atrase e nunca fique pronto. Dessa forma, você saberá quais cuidados deve tomar e como proceder em cada situação. Vamos lá!

Hospedagem de má qualidade

Contratar uma hospedagem ineficiente é a receita certa para o fracasso no processo de desenvolvimento de um site. O provedor de hospedagem é o grande responsável por fazer com que ele permaneça online de forma ininterrupta. Além disso, também é de sua responsabilidade a disponibilização de ferramentas para administração do domínio e de segurança digital.

Sendo assim, analise muito a empresa que pretende contratar e verifique se o serviço oferecido conta com um excelente suporte técnico além de estabilidade. Se você não sabe escolher, faça uma pesquisa na internet sobre a reputação do negócio. Com certeza isso o ajudará a ter uma noção antes de finalmente fechar a contratação.

Inexperiência de quem está fazendo o site

Essa observação é válida tanto para aquela pessoa que não domina muito bem essa área e decide fazer um site por conta própria quanto para aquela que até contratou um profissional, mas ele não é muito experiente. Nos dois casos a coisa mais provável de acontecer é o surgimento de problemas que levarão a atrasos fazendo com que o site passe mais tempo na fase “site em construção” do que seria necessário.

Nunca é boa ideia dar início a um projeto de site na internet sozinho (especialmente se não domina tudo) ou sem a contratação de um profissional ou empresa competente para assumir. Todo esse processo exige dedicação, tempo disponível e conhecimento. Do contrário, é bem provável que, além de perder dinheiro, até mesmo o andamento de seu negócio termine prejudicado graças a inexperiência na área e assunto.

Segurança

Antes de tirar seu projeto do papel já comece a pensar em segurança. Aliás, os dois itens acima quando evitados, já contribuem significativamente para que problemas de segurança não venham a afetar o seu site.

É importante ressaltar que o número de usuários preocupados com esse aspecto é cada vez maior e com razão! Procure adicionar selos de blindagem e certificados de segurança para que os usuários de seu site sintam que estão visitando e inserindo seus dados em um domínio confiável.

Lembre-se que isso não é uma perda de tempo, ficar de olho nesses detalhes técnicos evitará muitas falhas que poderão afetar a credibilidade do seu negócio e consequentemente seus resultados.

Plano de hospedagem

Ao fazer a contratação de algum serviço de hospedagem você fará a escolha de um plano. É importante ficar atento ao que será oferecido no pacote escolhido. Dependendo da situação, seu site pode acabar fora do ar devido a um simples e pequeno descuido que poderia ter sido evitado.

Se você perceber que o seu site está crescendo mais do que havia imaginado ou planejado, atente-se a necessidade do uso de recursos extras, para tanto converse com o suporte da empresa de hospedagem contratada. Assim, você já estará prevenindo o surgimento de qualquer eventual problema.

Site em construção

Logo no início citamos que manter um site em construção representa perda de dinheiro. Agora, vamos um pouco mais a fundo nesse tema fundamental. Em linhas gerais, podemos elencar três razões pelas quais você nunca deve deixar seu site em construção ou em manutenção online. Confira:

  1. Ninguém vai à internet procurar por um site que não está pronto. As pessoas querem respostas para suas pesquisas, querem encontrar o produto ou serviço que desejam;
  2. A pior coisa na internet é ir até um site, olhar aqui e ali, e não encontrar aquilo que se deseja. O pior, é que isso é um fator chave que fará com o usuário não retorne ao seu endereço, tão pouco se lembre do nome dele no futuro. Você lembra-se de algum site em construção ou manutenção que tenha acessado? Dificilmente, não é?;
  3. Se existe coisa fácil na internet é o usuário sair de seu site. Isso pode parecer lógico, mas se o seu site não estivesse em construção ou apresentasse conteúdo informativo (veja abaixo), as chances de que o usuário permanecesse ou retornasse para o endereço eletrônico seriam incrivelmente maiores.

Como corrigir isso?

Na realidade, algumas simples ações integradas ao seu site em construção pode deixá-lo mais amigável aos usuários. Ou seja, eles estarão cientes de que ainda não está tudo bem, mais ainda assim darão mais credibilidade para o site. Veja como:

  • Mesmo se o site estiver em construção utilize-o para comunicar aos usuários o que pretende oferecer naquele espaço. Assim, aqueles que acessarem não perderão tempo e poderão conhecer um pouco mais do negócio e de seus planos futuros, mesmo que de forma muito breve;
  • Coloque os seus contatos no site (e um formulário). Por exemplo, se você vai oferecer algum tipo de serviço use esse recurso para que o usuário possa solicitar seu orçamento. Nesse caso, mesmo não tendo nada pronto você já poderá começar a formar sua base de usuários/clientes. Entre em contato com cada um deles mais tarde e procure gerar engajamento;
  • Caso preste serviços relacionados à criação de marcas, desenvolvimento de sites ou consultorias diversas, deixe disponível o seu último trabalho. Dessa forma, as pessoas já poderão começar a se interessar verdadeiramente sobre o que você faz.

Criar um site na internet, como você viu, não é um processo tão simples, rápido e prático como muita gente pensa e acredita que vai passar. O ponto-chave de qualquer projeto que você tenha deve estar centrado em três aspectos: antes, durante e depois.

Ou seja, o seu planejamento deve passar por fases que preveem o que acontecerá até o site estar completamente no ar, à fase de construção e de funcionamento. É necessário dedicar-se a cada uma das tarefas a fim de que o site tenha a qualidade esperada.

Por fim, o fato é que todos devem estar na internet para melhorar e aumentar a audiência. Não importa se o que você tem é um projeto pessoal ou algo focado em seus negócios. O essencial é que seja bem feito! Agora que você sabe um pouco mais sobre os principais fatores e etapas pelas quais um site em construção passa, aproveite para conhecer a WnWeb, uma agência especializada no desenvolvimento de sites de eficientes e profissionais! A Wnweb tem serviços e valores diferenciados para outras agências.

Pin It on Pinterest

Share This