Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
avaliação google
Meu site está fora do ar! O que fazer agora?
Avalie esta postagem

Se existe uma coisa que deixa qualquer empreendedor virtual de cabelos em pé é ouvir o veredito “Site fora do ar!”. Afinal, cada minuto fora do ar significa menos oportunidade de conquistar clientes e de fazer vendas, não é mesmo?

Mas, o que fazer quando este tipo de coisa acontece? Como saber se o site está realmente fora do ar e recolocá-lo no modo online, completamente disponível para receber aos internautas? Se você precisa entender mais sobre o assunto e ter essas perguntas respondidas, com certeza veio ao lugar certo. Portanto, continue lendo!

Como saber se meu site está fora do ar?

Muitas vezes sequer percebemos que o site está fora do ar ou ainda, passamos por situações em que devido a um problema interno nos é apontado que o endereço não está disponível quando na verdade todos os outros o podem ver. Como proceder nestes casos?

Confira a seguir duas ferramentas online e gratuitas que poderão lhe auxiliar na verificação:

IsUp

Uma das ferramentas mais usadas para verificar se o site está fora do ar é o site em inglês IsUp, uma contração de termo traduzida como “Caiu para todos ou só para mim?”. Para usar a ferramenta, basta acessar o site e introduzir o endereço virtual pretendido de ser checado.

Caso o site apareça online, provavelmente a página só não está disponível para você por algum erro ou problema na comunicação com sua máquina, por exemplo. Para ter certeza, entretanto, vale a pena ouvir uma segunda opinião, não é mesmo?

Fora do Ar?

E tratando-se de uma segunda opinião com certeza o “Fora do Ar?” é a melhor opção em português para continuar com essa investigação. A ferramenta funciona tal como a anterior, ou seja, você precisa digitar o endereço virtual para fazer a checagem.

Além de disponibilizar o status do site, se está ou não no ar, a ferramenta apresenta o tempo de resposta e às vezes outras informações sobre o endereço que foi verificado.

Site fora do ar e agora? Veja as 5 possíveis causas!

Site fora do ar e agora Veja as 5 possíveis causas

1. Erro de redirecionamento

Uma das causas mais comuns do site ficar fora do ar é o erro de redirecionamento que geralmente envolve algum equívoco com a DNS, ou seja, o Sistema de Nomes de Domínios.

Os erros relacionados ao redirecionamento se dão a partir de uma comunicação falha que acaba não convertendo o nome da página em seu endereço no momento em que o mesmo é digitado no navegador. Para evitar, é importante prestar atenção na fase de criação do site.

2. Erro no código do site

Outro problema que pode levar seu site a ficar fora do ar é quando ocorre erro no código do site, outro caso que só acontece quando a fase de desenvolvimento e criação do site é feita por amadores que não tem a expertise necessária na formatação.

Neste caso, é preciso reconfigurar o código do seu site para que ele passe a ficar disponível e completamente livre de problemas e quedas. Ressaltando que é preciso entender de tais códigos para fazer a melhoria.

3. Firewall do servidor bloqueado

Você também pode enfrentar o problema de ter o site fora do ar se o Firewall não for configurado corretamente e, devido a isso, o servidor começa a bloquear o acesso a sua página diminuindo o número de usuários que chegam até seu site.

O Firewall deve ser configurado corretamente a fim de eliminar problemas que dificultem esse acesso e coloquem em risco os seus resultados.

4. Hospedagem ruim

Também é motivo de ver o site fora do ar é a escolha por uma hospedagem ruim. Sabe aquele velho ditado sobre “o barato pode sair caro”? Pois é, com certeza esse termo se aplica aqui.
Leia: Como escolher uma hospedagem de site

Por isso, na hora de escolher qual é a melhor hospedagem é importante que você tenha o auxílio de quem entende do assunto. Por mais que você saiba preceitos básicos da criação e administração de um site, não confie exclusivamente no seu saber.

5. Malware ou ataque cibernético

Por fim, não menos importante e não menos recorrente, as lojas virtuais estão passando por muitos ataques cibernéticos que têm por objetivo roubar informações de clientes e até mesmo fazer cópias do site para aplicar golpes e fraudes no ambiente virtual.

É importante que para resguardar sua página, você usufrua de mecanismos de segurança e defesa.

Dicas sobre como evitar que o site fique fora do ar

Como você pode ver ao longo deste artigo, ter um site fora do ar significa prejuízo na certa e, como são vários os fatores que podem contribuir para que este tipo de situação aconteça, vale a pena ter dicas que afastem tal acontecimento do seu negócio, certo? Confira 3 dicas:

Desenvolva o site com especialistas

É claro que a primeira dica diz respeito a fase de criação do seu site. Se você não tiver uma boa base, ou seja, não desenvolver o site com as melhores ferramentas e recursos, fique sabendo que o endereço estará mais fadado a sair do ar com frequência.

Para combater esse grave erro que pode diminuir seus números, aproveite a oportunidade de desenvolver seu site e e-commerce com especialistas. Essa é a forma mais segura de não ter o site fora do ar por qualquer motivo.

Use ferramentas de monitoramento

Outra dica super válida para melhorar a performance do site é utilizar ferramentas e recursos para o monitoramento completo do seu endereço virtual.

Dessa forma, é mais seguro e simples conferir se o site está disponível e com um bom tempo de resposta quando acessado por seus potenciais clientes.
Segue algumas dicas de ferramentas de monitoramento:
https://uptimerobot.com/
http://www.serviceuptime.com/

Procure melhorar continuamente seu negócio

Vale lembrar, por fim, que a cada minuto são lançadas novas estratégias, ferramentas e meios que podem impactar, tanto de forma positiva quanto negativa, na vida do seu negócio. Esteja atento a todas essas criações e procure melhorar sempre o seu site com o que há de novo, precisa de ajuda? suporte? fale com nossos especialista através do chat ou whatsapp.

Pin It on Pinterest

Share This