3 maneiras pelas quais os líderes de marketing podem gerar mais valor em 2022

1. Sua empresa agora reconhece que o marketing gera receita. Aproveite a mudança.

Não era divertido quando o marketing era um centro de custos, principalmente quando o CFO precisava cortar uma área de gastos discricionários. Mas agora, o marketing é entendido como um gerador de receita, integralmente vinculado às vendas. 

Os tipos de mídia de hoje, como social, pesquisa e programática, são todos altamente mensuráveis ​​e habituaram positivamente os líderes de toda a equipe executiva a esperar resultados dos gastos com marketing. 

As melhores estratégias equilibram resultados de curto e longo prazo. Mas o impacto produtivo da oscilação do dólar no desempenho é que os líderes fora da função de marketing agora veem o impacto tangível do marketing no trabalho. e habituaram positivamente os líderes de toda a equipe executiva a esperar resultados dos gastos com marketing. 

2. Agarre a agenda de crescimento de ponta a ponta como o domínio legítimo do marketing.

A agenda de crescimento de hoje não respeita os limites organizacionais anteriores confinados às noções convencionais de marketing ou outras funções adjacentes.  

Os profissionais de marketing devem reivindicar explicitamente para impulsionar a agenda de crescimento e fornecer uma liderança empresarial coesa. 

Trata-se de construir a conectividade interna certa através das lentes da jornada do cliente.  

Simplificando, tudo deve fluir naturalmente e isso exigirá mais coordenação em tempo real do que a maioria dos limites organizacionais atuais permitem. 

3. Priorize questões de talento o mais rápido possível e não tenha medo de tentar algo novo ou radical.

Apesar de toda a conversa sobre dados e tecnologia, a questão do talento provavelmente será o desafio mais irritante em 2022. 

Com base em extensas conversas ao longo do ano passado com CMOs de todos os setores, de bens de consumo a tecnologia e manufatura, há um amplo acordo sobre o desafios de talentos, incluindo escassez de habilidades orientadas por dados, desafios gerais de retenção e alinhamento de incentivos.

Para ter sucesso, os profissionais de marketing de hoje precisam de conhecimento, amplitude e profundidade diversificados e detalhados. 

Isso está forçando os líderes a observar como estruturam e treinam suas equipes, gerenciam e colaboram com parceiros externos, como agências, e adotam novos modelos de trabalho, enquanto conduzem o equilíbrio certo entre consistência e independência.  

Muitos líderes estão resolvendo o problema com as próprias mãos, criando novos currículos para transformar seus talentos atuais em profissionais de marketing full-stack modernos. Essas ações criam mais consistência e até mobilidade dentro da empresa.