Logotipo: o que é e para que serve?

William Tormen
William Tormen
Co-fundador da Agência WnWeb. Profissional especialista em criação de sites em WordPress e otimizações para o Google.

Índice do artigo

Índice do artigo

No momento em que decidimos abrir uma loja, criar um site ou investir em qualquer negócio, uma das primeiras coisas a pensar é no logotipo. Você sabe o que é e para que serve o logotipo?

O logotipo surge da necessidade de apoiar produtos feitos em série para divulgação e visibilidade da marca no mercado. Esta é uma mensagem abreviada em um design com todos os valores de uma marca e que é composta por um grupo de letras, símbolos, abreviaturas, figuras etc; para facilitar uma composição tipográfica que as pessoas identifiquem e associe rapidamente à empresa a que pertencem.

O logotipo é a assinatura da sua empresa

Um logotipo serve para divulgar e identificar a empresa ou instituição que representa a algum tempo, de forma que os destinatários associem o produto ou os serviços oferecidos facilmente a ele.

Está procurando uma empresa de criação de logo e identidade visual.

Isso deve estar presente em toda a documentação comercial, seja em cartas, papéis timbrados, envelopes, faturas, cartões pessoais, anúncios etc. Seu uso pode ser estendido para uniformes, embalagens, etiquetagem de produtos e anúncios de imprensa.

É através de marcas e logotipos, através dos quais as organizações comunicam e distinguem os seus produtos ou serviços; em uma concessão de benefícios para proprietários e consumidores; o primeiro está dando valor a seus produtos e serviços, enquanto o segundo indica qualidade ou valor.

Saiba mais sobre o gerador de slogan que te ajuda a criar slogans mais curtos e mais eficazes.  

Dicas para desenvolver um logotipo de qualidade

Logotipo: o que é e para que serve? 1

Seja único e inteligente

Um logotipo é o que ajuda a distinguir uma marca de seus concorrentes, por isso é importante que a imagem se destaque do resto, algo com o qual, muitas marcas lutam.

Em muitos casos, a imitação é a melhor forma de adulação, mas quando se trata de projetar um logotipo, não é. Designers que não têm certeza da originalidade de seu design podem verificar o plágio na internet.

A criação de um design exclusivo não é tudo para evitar a imitação, é importante pensar de forma criativa: o logotipo da Mercedes não é um carro, o logotipo da Virgin Atlantic não é um avião, e o logotipo da Apple não é um computador.

Entendendo a marca

Sim, um logotipo é uma imagem, mas também é uma introdução a uma marca. O logotipo deve atingir um público específico e você deve levar isso em conta ao projetar o design. Escreva o que pensa sobre sua marca. Mas tenha cuidado ao se inspirar na estética, caso use outros sites como inspiração, utilize a ideia e não o significado. Investigar outras marcas visuais pode ser útil, mas as inspirações não devem ser tomadas literalmente.

Leia também: Sites criativos ou Layout de sites.

Deseja destacar a utilidade de sua marca ou evocar emoções? Qual é a sua posição em relação ao atendimento ao cliente e até onde pretende chegar com a sua marca? Embora seja útil manter-se atualizado sobre as últimas tendências de design, é mais importante permanecer fiel à personalidade global da sua empresa.

Utilize recursos e ferramentas online

Existe um amplo catálogo on-line de ferramentas que ajudarão você a criar um logotipo para sua empresa ou simplesmente encontrar alguma inspiração. Basta começar a fazer suas pesquisas e realizar testes para escolher qual será a identidade visual perfeita para sua empresa.

Logotipo: o que é e para que serve? 2

A cor é a chave

Ao levar em conta a personalidade da marca, você tem que pensar em todos os aspectos da imagem. Cores brilhantes e ousadas podem atrair a atenção do público, mas também pode parecer imprudente; tons suaves exsudam sofisticação, mas podem ser negligenciados. 

Procure se atentar a seleção de cores, como exemplo, azul, vermelho, laranja, amarelo, roxo, verde, entre outros.

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *