Link Building: O que é? É importante? Penaliza?

Nelson Willian
Nelson Willian
Co-fundador da Agência WnWeb. Especialista em SEO, Dados, marketing digital e programador front-end. Atua na área desde 2011. Amo contribuir em fóruns, grupos e comunidades e quando sobra um tempo com vídeos no youtube.

Índice do artigo

Índice do artigo

 Link building tem se tornado cada dia mais uma das estratégias mais adotadas para aumentar o alcance de sites, E-commerce, portais e outros. 

Com esse tipo de estratégia você mostra para o Google que o seu site tem um conteúdo de qualidade e de autoridade no seu nicho de mercado. 

Em consequência ele vai tender a te colocar entre os primeiros nas buscas quanto melhor e maior for a quantidade e qualidade dos seus backlinks. Por isso, buscar esse tipo de estratégia é cada vez mais comum em empresas de diferentes portes e portais no meio digital.

Neste texto trataremos mais a fundo sobre o link building, lhe atribuir um conceito, seu atual grau de importância, os melhores e piores links e muito mais.

O que é link?

Para que você entenda bem sobre o que se trata o link building é fundamental saber do que se trata o link de forma geral. Link é a referência ou endereço de um registro de informação ou um conjunto de registros de informações, uma espécie de ponte que une os usuários e o mundo de conhecimento que existe na WEB.

Ele funciona como o endereço que mostra o caminho ou porta que possibilita que os sites hospedados na web desde a sua criação tenham um local fixo e acessível na internet. Além disso, através dos links você consegue acessar as diferentes páginas e seções de informações dentro desses sites.

Assim, os internautas podem navegar entre diversas possibilidades de sites e em informações estruturadas em diferentes páginas ao ter esse endereço em mãos ou através de pesquisas em plataformas que compilam esses endereços.

Para que esta navegação entre informações e páginas ocorra é necessário a existência desses links que são responsáveis pelo elo entre o usuário e a informação disponível na forma de imagens, páginas, sites e vídeos, por exemplo. 

Por que o link é importante para o link building?

Como vimos, o link de forma geral é indispensável na web, para que esta funcione, mas por que ele é tão fundamental para o link building?

Inicialmente, quando havia poucos sites no Google, estes eram organizados de acordo com a letra inicial, por ordem alfabética. No entanto, com o crescimento veloz da quantidade de sites e páginas, esta metodologia passou a não possibilitar o acesso funcional e viável dos sites cadastrados, imagine a organização deles de forma ranqueada em plataformas de buscas, como o Google. 

Com o grande volume de links na internet o Google precisou aperfeiçoar seus critérios de rankeamento e passou a utilizar robôs para gerenciar essa missão. 

Assim, robôs, hoje de Inteligência artificial (AI), são os responsáveis por classificar o site e levar em consideração características como originalidade da escrita, qualidade e profundidade do conteúdo, utilização do SEO, autoridade no assunto, entre outros critérios.

O que é Link Building?

O link building se trata de uma estratégia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Ele tem como propósito formar uma rede de links ou backlinks que levam para uma mesma página. 

Isso faz com que os acessos sejam direcionados, além de transformar o site ou blog em uma autoridade no nicho de atuação, uma vez que outros sites relacionados o citam como referência no assunto.

Com estas referências o site que utiliza link building se torna mais forte e colocado em posição de destaque pelos mecanismos de buscas. 

Normalmente os links podem ser externos ou internos. Os links internos encaminham as publicações e as linkam dentro do próprio site, já os links externos são conquistados em outros sites. O link building se faz a partir da construção de uma rede de links externos em outros sites. 

O Google é um buscador, assim ele investiga a popularidade de um site de acordo com a quantidade de vezes que seus backlinks foram ancorados em diferentes sites, ao mesmo tempo que avalia a qualidade e autoridade desses sites de ancoragem. Um bom link building pode ajudar um site a se tornar referência em sua área de atuação.  

Contudo, mesmo que o link building seja importante para a análise do google e rankeamento, não esqueça que os links são importantes para fornecer para os seus clientes uma boa experiência. Desta forma, você precisa garantir a qualidade e adequação do conteúdo que vão ser encontrados nos seus backlinks ancorados.

O link já foi o mais importante!

Os backlinks já foram supervalorizados pelo Google, e como os links são referências, quanto mais links apontando para um lugar, mais relevantes este seria. No entanto, o abuso de fraudes para disputar as primeiras colocações fizeram os backlinks perderem mais força.

Hoje o Google usa o algoritmo para identificar os links fortes e relevantes e até dá punição para os que tentam se utilizar da antiga prática fraudulenta.

Link Nofollow vs Link Dofollow

O Google avalia diversos links e utiliza vários fatores para isso, um deles é o atributo Nofollow e o Dofollow.

Para que você entenda melhor e consiga utilizar mais esta estratégia, veja uma breve explicação a seguir. 

Link Dofollow

O link Dofollow pode ser definido como links externos que estão presentes no seu site e com os quais você mostra ao google que têm a sua página associada a fontes de qualidade e autoridade, o que potencializa o seu ranqueamento.

Ao mesmo tempo, ao fazer a linkagem Dofollow, você divide a autoridade daquele conteúdo que você produziu com o site linkado e o ajuda também no ranqueamento feito pelos motores de busca. É o famoso toma lá dá cá. 

Por isso, é importante ter cuidado com as fontes que serão utilizadas para a construção dos seus textos, pois esses links são levados em conta. Assim, eles podem diminuir o seu ranqueamento quando o site não tem boa reputação, sinais de plágio ou conteúdo fraco. 

Link Nofollow

Já o Nofollow se trata de links externos que, mesmo inseridos do modo correto no seu texto, você não divide a autoridade do conteúdo em questão com eles, não os ajudam a ranquear. Ao mesmo tempo que o google os ignora como fontes e referências para o seu conteúdo, ou seja, não te ajudam a ranquear e nem a criar autoridade. 

Uma pergunta que é muito feita é a “como o robô saberá que o link é Nofollow?” e isso é muito simples de responder. Em todo o site com link Nofollow, a sua HTML tem uma tag como: “nofollow”> Link Text. Assim, o robô identifica que este link não deve ser considerado para ranqueamento.

Por que deixar o link como Nofollow?

Esta é uma pergunta muito interessante e deve servir de alerta para o seu site, caso tenha muitos links seus Dofollow em outros sites. 

Quando um texto ou site que não é classificado como bom utiliza o seu link como referência, é possível que o Google se torne atento a ele e os robôs classifiquem as muitas menções feitas ao seu site como negativas. Como consequência ele o pune ao torná-lo um site mal posicionado no ranqueamento. 

Assim, você pode querer sugerir um conteúdo complementar de um site externo concorrente e não querer dividir autoridade. Outro motivo pode ser que você precise mencionar um outro site com mal reputação com o qual não quer ser associado, por exemplo.

Por isso, os sites bem ranqueados que são considerados muito bons pelos leitores e que por isso, têm uma reputação conhecida, possuem links Nofollow para que os robôs responsáveis pelo ranqueamento não os interprete mal e os penalizem. 

Link Building Bom

Existem algumas coisas que podem tornar um Link Building adequado ou realmente bom para o seu site, veja alguns destes itens a seguir. 

Cuidado ao inserir links

Algumas vezes a publicação é fantástica e o leitor deseja se aprofundar mais nela e buscar por links que estão dentro do texto. 

Contudo, quando clica no texto o site muda para uma página com o “Error 404”. Para que o seu link não seja mal inserido e acabe corrompido, utilize a extensão do Google chamada de Check my Link.

Selecione links de bons sites

Como foi dito, o link Dofollow conta no ranqueamento. Por isso, tome cuidado com os sites escolhidos para ancorarem os links do seu site. Opte sempre por sites de referência e que tenham um bom conteúdo, para que eles o ajudem a subir no rankeamento e não o contrário. 

Conteúdo visual

Para que a sua página seja cada vez mais conhecida é importante que o seu texto tenha um bom conteúdo visual. 

Assim, ao investir cada vez mais na qualidade e clareza do conteúdo escrito e visual, você conseguirá cada vez mais de forma orgânica que os links do seu site sejam utilizados como link building de outros sites de qualidade. Desta forma, você alcança mais ainda um melhor ranqueamento.

Link Building Ruim

Para que você não caia na tentação e faça com que o seu site seja visto como um mau link Building, veja a seguir coisas que podem lhe prejudicar. 

Muitos comentários

Sabemos que o Google está cheio de sites dos mais diversos tipos, contudo evite fazer comentários para fazer ancoragem do seu site em todos os outros sites que vê pela frente. Procure comentar apenas em sites e blogs do seu nicho de atuação. 

Falta de originalidade

Por que alguém acessa um site com conteúdo copiado ou de baixa qualidade? Priorize a originalidade do seu site, tenha conteúdo relevante e de qualidade, assim as atenções se voltarão para o seu blog pelo motivo correto. 

Links sem qualidade

Como foi falado, linkar sites que tenham qualidade e referência na área é importante, por isso faça buscas minuciosas e prefira sites como referência de escrita que sejam destaque na sua área. 

Penalidade manual / Links não naturais

Agora que falamos sobre os links e como você pode identificar os bons e os ruins, é fundamental que você saiba mais sobre as penalidades que podem haver pelo mau emprego de links no seu site.

Um exemplo disso, é o caso da compra de backlinks através de spam em comentários de sites de má qualidade. Isso pode ser feito por alguém mal informada que queira rankear de forma rápida e antiética ou por um site que queira prejudicar um concorrente.

Quando práticas de link building artificial e de qualidade duvidosa são identificadas, levam a uma lista de punições pelo Google. Essas punições podem ir desde as mais leves até as mais pesadas. Elas prejudicam o ranqueamento e até mesmo a disponibilidade online do site penalizado.

Existe a penalidade de link manual, onde nela o criador ou responsável do site ou blog deve enviar um relatório de spam para o Google, onde este será analisado. 

Caso o relatório em questão não seja considerado válido, o Google segue com a penalidade manual, que são resultados da inserção de links artificiais, que não seguem as diretrizes do site. 

Lista de técnicas para link building

Para que você se saia bem na inserção de backlinks, a seguir mostraremos algumas técnicas que te ajudarão nesta missão. 

Marketing digital

Para que o seu público queira entrar no seu site e goste do que está escrito, é possível que o marketing digital possa ajudar muito. Você pode adicionar itens, como:

  • Infográficos; 
  • Posts interessantes e que pontue bem o tema;
  • Guias sobre temas variados dentro do mesmo nicho;
  • Conteúdos que permitam e instiguem a interação.

Esses e vários outros ativos podem ser linkados e somarem bastante na sua estratégia de link building.

Busca de parceiros para backlinks

Desenvolver parcerias é uma boa forma de conseguir bons backlinks para o seu site. Portanto, busque parceiros que já tenham uma boa reputação, para que o seu link ancorado redirecione a atenção dos leitores e assim aumente o alcance do seu site. Caso você tenha dificuldades em detectar estes profissionais é possível utilizar o Link Explorer. 

Assessoria de imprensa 

Os sites de notícias, por exemplo, têm sua reputação em alta pela confiança que recebem e como consequência uma grande quantidade de leitores. Para qualquer site que seja citado por estes considerados mais populares, existe como retorno um grande ganho de autoridade e rankeamento.

Para que o seu alcance seja maior e você tenha mais sucesso e popularidade, você pode investir em assessoria de imprensa, onde o profissional contratado fará uma ponte entre você e esses sites de grande prestígio. Assim, as menções serão feitas, sem que nada seja cobrado. 

Menções 

Assim como os links, as menções também ajudam a ranquear melhor o seu site, por isso é importante que, mesmo que não tenha o link, uma menção ao seu site seja feita. 

É importante ressaltar que, para que você se torne uma autoridade no assunto, apenas menções com link ajudam, mas para que você ranqueie melhor, as menções sem backlinks de sites podem te ajudar também a chamar mais atenção do motor de busca.

Redirecionamento de links quebrados

Os links quebrados podem ser prejudiciais para o seu site e para que isso não te prejudique, você precisa fazer o redirecionamento. 

Você pode utilizar ferramentas como a Screaming Frog, onde ela será responsável por encontrar os links que já não funcionam mais e validar os redirecionamentos. 

Caso o conteúdo não tenha sido atualizado, mas sim excluído, crie uma página de Error 404 e dê mais opções de acesso para o seu leitor.  

Gostou do texto de link building e quer saber mais sobre o assunto? Nos acompanhe por aqui e nos siga nas nossas redes sociais, e veja também:

Compartilhe este conteudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado: