Melhores ferramentas gratuitas de SEO

Nelson Willian
Nelson Willian
Co-fundador da Agência WnWeb. Especialista em SEO, Dados, marketing digital e programador front-end. Atua na área desde 2011. Amo contribuir em fóruns, grupos e comunidades e quando sobra um tempo com vídeos no youtube.

Índice do artigo

Índice do artigo

Conheça as melhores ferramentas gratuitas de SEO para otimizar seu site e melhorar sua classificação pelos mecanismos de pesquisa. 

Esta lista contempla as melhores e maiores ferramentas conhecidas para planejamento de palavra-chave, SEO On-Page e Off-Page, SEO técnico e de estratégias de Link Building.

Ferramentas gratuitas de palavra-chave

Answer The Public

answerthepublic-free-tool

O Answer The Public coleta sugestões automáticas dadas pelo Google e combina com um buscador de perguntas.

Então, se você quiser saber quais perguntas seu público-alvo digita no Google, basta inserir a palavra-chave no “Answer the Public” e você obterá uma lista bastante robusta. Isso é perfeito para ter ideias de tópicos para seu título principal.

Google Keyword Planner

O Planejador de palavras-chave do Google é a única ferramenta de palavras-chave que fornece dados direto da fonte.

O GKP informa a probabilidade de alguém que pesquisa essa palavra-chave comprar algo de você. Observe as colunas “concorrência” e “lance no topo da página”. Se a “concorrência” e o “lance estimado” forem altos, você provavelmente tem uma palavra-chave com boa conversão. 

Ele é interessante para se ter até 10 palavras-chaves com base em títulos de um site ou URL.

Embora seja limitado, ele é útil para dar ideias de palavras-chave  diferentes, que pode não ser tão fácil através de outras ferramentas.

Ahrefs’ Keyword Generator

O Ahrefs oferece um gerador de palavras-chave. Ele obtém as 100 ideias mais interessantes de palavra-chave ou mesmo de frase semente diretamente do seu banco de dados que conta com uma infinidade de palavras para mais de cento e setenta países.

Mais que isso, ele diz qual o volume de buscas mensal estimado para cada palavra sugerida e a dificuldade das dez primeiras. 

Ainda é possível acessar 50 perguntas feitas com aquelas palavras-chaves. 

Google Trends

O Google Trends mostra o quão popular aquela palavra-chave é em determinado período de tempo. Ele é usado para encontrar e criar palavras com tendência de crescimento. A recomendação é evitar o uso de palavras que estão com tendência de queda. 

Ele mostra qual rumo a popularidade da palavra está tomando, se ascendente ou decrescente. Pular esta etapa pode prejudicar a otimização da página ou do site. 

Keyworddit

Melhores ferramentas gratuitas de SEO 1

Keyworddit é uma ferramenta que extrai palavras-chave do Reddit. Apenas insira qualquer subreddit, e ele resgatará uma sequência de palavras-chave e mostrará seus volumes de pesquisa mensais estimados.

Ele é útil para você encontrar alguns tópicos que possam interessar seu público, e que você não considerou por algum motivo.

Ela é uma das ferramentas favoritas dos produtores de conteúdo e dos profissionais de SEO, porque pode trazer termos que você teria dificuldade em encontrar com qualquer outra ferramenta. 

AlsoAsked.com

AlsoAsked.com coleta as perguntas feitas pelos usuários ao Google. Ele serve tanto para encontrar subtópicos baseados nessas buscas quanto títulos para o artigo que respondam às questões colocadas no buscador.  

Por exemplo, suponha que você está construindo um texto sobre “como limpar os óculos com detergente”, ta sugestão é que você responda a questões como:

Quanto de detergente  você vai precisar usar?

Quantas vezes será necessário passar detergente nos seus óculos?

Limpar com detergente neutro é melhor do que o detergente de maçã?

Keyword Surfer

Keyword Surfer é mais uma opção bastante interessante. Ele é uma extensão do Chrome disponibilizada de forma gratuita que apresenta os volumes mensais e globais  de pesquisa estimados para qualquer consulta que seja digitada no Google. 

Além disso,são exibidas na barra lateral palavras-chave semelhantes e alguns termos relacionados. Isso torna mais fácil a pesquisa de palavras-chave sem precisar sauir da página de buscas.

AdWord & SEO Keyword Permutation Generator

Se você está procurando uma maneira de descobrir novas palavras-chave, tente juntar um monte de palavras e veja o que acontece.

Criar permutações de palavras-chave é uma tática clássica do Adwords que poucas pessoas usam em SEO. E a ferramenta de permutação Dan Zambonini é uma das melhores ferramentas de combinação de palavras-chave que já existiu.

Exploding Topics

Exploding Topics explora tópicos e palavras-chave que estão em alto crescimento. Bastanto interessante para começar os termos antes que eles se tornem super competitivos.

FAQfox

FAQfox é uma ferramenta de raspador de perguntas. Nela você pode escolher os sites que o FAQfox rastreia. Portanto, se houver um site específico que seu público-alvo frequenta, você pode pedir à ferramenta para pesquisar apenas nesse site.

Kombinator

Mesmo que o Kombinator seja projetado para o Adwords, ele também é ótimo para encontrar palavras-chave que você pode usar para campanhas de SEO orgânico. Basta inserir um monte de palavras-chave diferentes e a ferramenta irá mesclá-las todas. Em seguida, carregue-os no GKP para verificar o volume de pesquisa. Útil.

UberSuggest

ubersuggest-seo-tool.j

Esta foi a primeira ferramenta que removeu os dados do preenchimento automático do Google. E recentemente foi atualizado com muitos novos recursos (incluindo sugestões de palavras-chave do YouTube, competição e filtragem).

Wondersearch

Uma das ferramentas gratuitas de SEO para palavras-chave muito legal que gera palavras-chave a partir das caixas “As pessoas também perguntam …” do Google. O único inconveniente é que os resultados demoram um pouco para carregar. Mas em geral, é uma ótima ferramenta.

Ferramentas gratuitas de SEO On-page 

Rank Math

Rank Math é um plugin para WordPress e é uma das maiores e melhores ferramentas gratuitas de Otimização para Motores de busca. Ele é bastante intuitivo e permite que qualquer pessoa faça melhorias em seus sites.

É possível controlar quais as páginas que são indexáveis e como você quer que elas apareçam na SERP.

SERPSim

SERPSim mostra a aparência que sua página da web tem na página de resultados de pesquisa do Google. Basta inserir o título proposto, a meta-descrição e o URL.

Essa ferramenta também vai dizer se o seu título está muito comprido e se o URL está muito curto, por exemplo. Você precisa corrigir esses problemas para melhorar os resultados da pesquisa.

Google’s Rich Results Test

O teste do Google Rich serve para analisar se seu site possui informações ricas o suficientes em sua estrutura para serem classificados no Rich Snippets. As informações apresentadas são extremamente ricas e se aplicam a quase todas as intenções de busca. 

Merkle’s Schema Markup Generator

Use esta ferramenta de geração de dados estruturados baseada em Schema.org para criar facilmente uma página de perguntas frequentes, instruções, artigos, anúncios de empregos, empresas locais, produtos, eventos e pessoas.

A ferramenta inclui automaticamente as propriedades necessárias para o Google produzir seus resultados aprimorados. Como resultado, a ferramenta produz todo o código necessário para produzir um resultado aprimorado.

Depois de preencher os campos obrigatórios, clique no botão Validar para ser enviado à Ferramenta de teste de dados estruturados do Google.

Para ver se sua página está qualificada para uma pesquisa aprimorada, clique no botão Testar da ferramenta de teste aprimorada do Google.

Ahrefs’ SEO Toolbar

Esta é uma extensão do Chrome e do Firefox que apresenta direto no navegador as métricas de SEO do Ahrefs. Uma das ferramentas gratuitas de SEO mais confiáveis.

Também é gerado um relatório de SEO na página para o conteúdo visitado com elementos importantes, como o título da página, quantidade de palavras, meta descrição, cabeçalhos, ttags OG e outras informações relevantes.

Ferramenta gratuitas de Link building 

Ahrefs’ Backlink Checker

Bastante fácil de usar, a funcionalidade de Link Building da ferramenta Ahrefs é uma das mais usadas e amadas entre os profissionais de marketing. 

O Backlink Checker do Ahrefs mostra os cem principais backlinks que apontam para qualquer site ou página da web.

Ele também mostra as cinco páginas mais vinculadas, os textos âncora mais comuns, o número total de backlinks e domínios de referência e nossas pontuações de Classificação de Domínio (DR) e Classificação de URL (UR) proprietárias.

Domain Hunter Plus

domain-hunter-plus-

Domain Hunter Plus é semelhante ao Check My Links. Mas essa ferramenta também verifica se o domínio do link quebrado está disponível para registro. Ruim é que raramente se encontam nomes de domínio gratuitos com esta ferramenta. 

Isso ocorre porque os domínios autoritativos tendem a ser coletados muito rapidamente. No entanto, ainda é uma ferramenta útil para link building quebrado ou The Moving Man Method

Scraper

Scraper é uma extensão do Chrome, por ele é possível coletar dados e informações de qualquer site. Existem muitas finalidades para seu uso, por exemplo, extrair links em potencial dos resultados de busca do Google.

LinkMiner

Verifique meus links sobre esteróides. Como muitas ferramentas, o LinkMiner verifica se há links quebrados em uma página. Mas esta extensão gratuita do Chrome também mostra quantos links o link quebrado tem apontando para ele. Uber útil para link building quebrado.

Help a Reporter (HARO)

HARO é uma opção  gratuita que leva fontes de notícias a jornalistas que estão à procura de uma experiência.

Funciona da seguinte forma: os profissionais têm perguntas e precisam de respostas de especialistas. HARO entra em contato com os assinantes através de e-mail enviando as questões. 

Essas perguntas podem ser respondidas por qualquer pessoa, que se torna uma fonte em potencial para estas publicações.

É uma ótima maneira de conseguir links, mesmo que seja um iniciante. 

Link Explorer

Link Explorer, uma atualização para o Open Site Explorer e uma das ferramentas gratuitas de SEO que oferece mais recursos, é outra ótima opção quando se trata de ferramentas gratuitas de link building. É do mesmo criador do Mozbar. 

Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing de conteúdo a criar estratégias para melhorar os negócios, vencer os concorrentes e aumentar as vendas.

Ferramentas gratuitas de SEO técnico

Google Search Console

google-search-console.

O Google Search Console tem várias ferramentas reunidas em uma só e é diretamente do Google. Através dele é possível descobrir se existem metadados duplicados, quantas páginas indexadas existem, quais os problemas de segurança que precisam de correção e muito mais.

Ele é um serviço gratuito que, além de tudo que já foi citado, ainda auxilia no monitoramento e na solução de problemas na aparência de seu site nos resultados de busca.

Screaming Frog

A maioria das ferramentas técnicas de SEO verifica uma lista de URLs e informa sobre os erros e oportunidades que encontrou. O que torna o novo Screaming Frog SEO Log File Analyzer diferente é que ele analisa seus arquivos de log. 

Dessa forma, você pode ver como os bots de mecanismo de pesquisa do Google e do Bing interagem com o seu site (e com que frequência). Útil se você administra um site enorme com dezenas de milhares (ou milhões) de páginas.

É possível rastrear até 500 URLs com a versão gratuita.

GTMetrix

O Google Page Speed ​​Insights verifica o código do seu site. GTmetrix realmente carrega seu site.

Para julgar a velocidade real de carregamento de um site, é interessante aderir ao GTmetrix. Ele também fornece recomendações para deixar seu site atualizado (literalmente).

Portanto, ele é uma ferramenta que analisa a velocidade de carregamento de suas páginas e oferece as alternativas que podem ajudar a otimizar o carregamento. 

Cloudflare

Cloudflare é um CDN global gratuito.Ele é usado para acelerar sites e protegê-los de possíveis ataques de agentes maliciosos. 

Smush

Smush é um plugin gratuito do WordPress que serve para otimização de imagens, redimensionando e compactando cada uma para que o carregamento do seu site seja cada vez mais rápido.   

Observe que os usuários gratuitos só podem otimizar 50 imagens por vez. Caso necessite de mais imagens otimizadas, é preciso clicar continuamente no botão “retornar” para iniciar um novo lote de mais 50.

Where Goes?

Where Goes? é uma ferramenta bastante simples que verifica os redirecionamentos de URLs.

Você só precisa colar um URL e ele vai mostrar qual o tipo e o número de redirecionamentos na cadeia. Isso é importante para que se faça um trabalho de redução na quantidade de redirecionamentos, pois ele muito alto vai prejudicar o carregamento do site.

Map Broker XML Sitemap Validator

Uma ferramenta útil (gratuita) que garante que você tenha um mapa do site válido. O XML Sitemap Validator também verifica se os links em seu sitemap funcionam.

Chrome DevTools

Chrome DevTools é a opção que o Google oferece para a depuração de páginas de um site. Seu uso melhora o desempenho de renderização da página, o que reflete em todo o desempenho geral do site. .

Seus usos são infinitos, do ponto de vista SEO

View Rendered Source

View Rendered Source é mais uma extensão do Chrome, ele mostra como foi que o navegador renderizou o HTML original de uma página no DOM, inclusive mostrando as  modificações feitas por JavaScript.

Para quem precisa ajustar problemas do Javascript, essa é uma excelente opção.

Browseo

browseo-ferramentas-gratuitas-de-seo.

Uma ferramenta bacana que revela como uma aranha dos mecanismos de pesquisa vê seu site. Se você verificar a captura de tela abaixo, verá que os spiders dos mecanismos de pesquisa têm uma visão muito diferente de nossos sites do que nós, humanos, temos.

Bing Webmaster Tools

Como você pode esperar do Bing, as Ferramentas do Google para webmasters são boas … mas não tão boas quanto o Google Search Console.

Mas se o Bing é importante para você, esta ferramenta diz tudo que você precisa saber sobre a visibilidade do seu site no Bing. Recurso legal: o Bing tem uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave surpreendentemente boa (veja a imagem abaixo). E pode fornecer palavras-chave que o GKP NUNCA revelará.

Microdata Generator

O Microdata Generator torna a criação de marcação de esquema SEO local uma brisa. Isso é perfeito se você for uma empresa local (ou tiver clientes de SEO locais).

Basta inserir suas informações básicas de negócios (como endereço, número de telefone, horário de funcionamento, etc.) e pronto.

Panguin Tool

Quer saber se o seu site foi afetado pelo Panda, Penguin ou outra penalidade do Google? A excelente ferramenta Panguin irá ajudá-lo a chegar ao fundo disso. Basta vincular o Panguin ao Google Analytics e a ferramenta mostrará se a queda do tráfego orgânico aconteceu ao mesmo tempo que uma grande atualização do Google.

Website Grader by HubSpot

Uma ferramenta útil que avalia seu site com base no desempenho (velocidade de carregamento), otimização para dispositivos móveis e SEO na página.

Zadroweb SEO Auditor

Um auditor de SEO gratuito que fornece uma visão geral de SEO de alto nível do seu site.

Animalz Revive

Esta ferramenta totalmente nova do fundador da Animalz, Jimmy Daly, examina sua conta do Google Analytics em busca de páginas que sofram de “deterioração orgânica”. Dessa forma, você pode atualizar e atualizar o conteúdo dessas páginas, o que pode colocá-las de volta no caminho certo.

Ferramentas de verificação de classificação

Mobile SERP Test

Através dessa ferramenta é possível verificar suas classificações móveis em qualquer lugar, mesmo em um local específico com endereço completo. 

É possível fazer comparações até mesmo entre diferentes dispositivos, já que alguns SEOs acreditam que o Google mostra resultados diferentes para iOS e Android.

Search Latte

search-latte

Quer ver os resultados da pesquisa por Google.co.uk, Google.de ou qualquer um dos mais de 150 Googles internacionais? Não procure mais do que Search Latte. 

Basta inserir sua palavra-chave, escolher uma versão internacional do Google e você verá os resultados de pesquisa desse país. Não são necessários proxies ou VPNs

Google Analytics

Se você leva SEO a sério, precisa usar o Google Analytics. Disse o suficiente.

Para avaliar as métricas importantes em um site, como tráfego, conversão, tempo de permanência do usuário na página e muito mais. Quase tudo pode ser medido pelo Google Analytics.

Keyword Hero

Keyword Hero tenta substituir os dados “(não fornecidos)” no Google Analytics por palavras-chave de pesquisa reais.

O nível gratuito permite que você analise até 10 URLs e 2.000 sessões por mês.

Google Data Studio

O Google Data Studio permite criar painéis e relatórios interativos.

Ele se integra ao conjunto de ferramentas do Google, o que torna mais fácil mesclar dados de lugares como o Google Search Console, Google Analytics, etc.

Com ele, você pode criar gráficos automáticos com informações provenientes de outras ferramentas do Google, como Analytics e Ads, além de outras fontes de dados, de uma forma customizável e com atualização em tempo real.

Ferramentas gratuitas de otimização de conteúdo

Keys4Up

Como você sabe, adicionar palavras-chave LSI ao seu conteúdo pode aumentar suas classificações. A questão é: como você sabe quais palavras-chave LSI adicionar? Bem, esta ferramenta gratuita faz o trabalho para você. 

E, ao contrário da maioria das ferramentas de “sugestão de palavra-chave”, que fornecem variações da palavra-chave que você coloca, o Keys4Up realmente entende o significado por trás da palavra. Por exemplo, observe a captura de tela para ver as palavras relacionadas que a ferramenta encontrou em torno da palavra-chave “dieta paleo”.

LSIGraph

lsi-graph-ferramenta-gratuita-seo.

LSI Graph é um gerador de palavras-chave LSI (Latent Semantic Indexing) útil. Insira uma palavra-chave e obtenha uma lista de termos que você pode adicionar ao seu conteúdo.

MetaTags.io

Veja como seu conteúdo ficará nos resultados de pesquisa do Google e quando as pessoas compartilharem sua página no Twitter, Facebook e LinkedIn.

SEOptimer

Se você quiser dar uma olhada rápida e suja no SEO da página do seu conteúdo, experimente o SEOptimer.

Essa ferramenta gratuita analisa rapidamente sua página e permite que você saiba se há algum problema (como texto alternativo de imagem ausente e links corrompidos) que pode estar impedindo você de ir para a página 1.

Compartilhe este conteudo.
Conteúdo Relacionado: