O que é SEO Off-Page

Nelson Willian
Nelson Willian
Cofundador da WnWeb e NinjaSEO. Iniciou a carreira como Programador Back-End mas se especializou em Front-end. Atualmente respira Google e Marketing Digital. Sou especialista em SEO e análise de dados. Atuo na área desde 2011.

Índice do artigo

Índice do artigo

SEO Off-page é por vezes mencionado como sendo uma ferramenta eficaz na otimização de páginas da web. Porém, muitas pessoas não sabem o que é essa ferramenta e quando ela é utilizada.

E você, tem essa curiosidade? Se sim, vamos acabar com ela agora. No texto a seguir, você vai ver a resposta a pergunta do título, junto de alguns detalhes que você precisa saber.

O que é SEO Off-page?

O SEO Off-page afeta a indexação do site, mas não requer que você realize atividades dentro dele para otimizá-lo.

Na prática, fazer SEO Off-page envolve trabalhar fora do seu site para gerar links externos que ligam de volta ao seu site. Tudo isso também é chamado de “link building”, ou seja, construir uma rede de links externos.

É isso que você precisa fazer, explicado em termos simples.

Como fazer SEO Off-page

Não lidar com SEO Off-page é um dos erros mais comuns de quem tem um site ou abriu um blog e espera ter sucesso simplesmente publicando os artigos, sem pensar no mundo do link building.

Fazer SEO On-page e SEO Off-page é fundamental para o sucesso de um site ou um blog e os dois andam de mãos dadas: é impensável fazer um sem o outro, é como ter um carro que não tem o motor. Não vai a lugar nenhum!

Para evitar esse erro, veja como efetivamente fazer SEO Off-page, mesmo que você nunca tenha ouvido falar dele ou tenha pouca experiência.

Link building ou backlinking: o que são e como fazê-los

O edifício da ligação é a criação de ligações externas de alta qualidade, isto é, deve vir de sites confiáveis, possivelmente relacionados com o tema do seu site.

Veja como:

O que é SEO Off-Page 1

1.    Focando na qualidade dos artigos:

É uma maneira “natural” de fazer backlinking, porque se as pessoas gostarem, eles serão compartilhados espontaneamente em suas redes sociais e nas de seus amigos.

2.    Blogs e sites semelhantes:

Você precisa procurar por blogs com tópicos semelhantes aos seus e sugerir a troca de links. Na prática, o outro blog irá citá-lo em seus artigos e você fará o mesmo com o seu.

3.    Postagem do convidado:

Trata-se de escrever e publicar artigos em outros blogs.

Além de ser uma forma de fazer link building, é uma ótima oportunidade para aumentar sua rede de contatos e ser notado por um público diferente do habitual que lê seus artigos.

4.    Redes social:

É muito importante compartilhar seus artigos nas redes sociais e, se for útil, patrociná-los para alcançar um público ainda mais amplo, mas acima de tudo perfilado.

O Facebook é uma ótima rede social onde você pode compartilhar seus artigos, o LinkedIn é ainda melhor (de qualquer forma depende muito do tópico).

Há desvantagens no SEO Off-page

O SEO Off-page pode ser perigoso a partir de um certo ponto de vista.

Aconselhamos que você não permita que ninguém tenha seus links em seu site ou em suas plataformas: na verdade, nem todos eles são sites importantes e você não precisa de backlinks ruins.

Preocupe-se então em fazer o link building de uma maneira “limpa” e fazer com que você se conecte apenas a sites competentes e autorizados.

Evite aceitar parceria com qualquer site que lhe convidar, principalmente se você não conhece e não sabe sobre o conteúdo e o histórico do site. Do contrário, se o site tiver um histórico ruim, este passa para você também!

Conclusão

E então, gostou de entender sobre o SEO OFF-PAGE? Não deixe de usá-lo em seu site corretamente. Assim, você pode ter reais benefícios e conseguir divulgar ainda mais o seu site em outros lugares. Vai desperdiçar?

Compartilhe este conteúdo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Uma resposta

  1. Adorei seu post!

    Recentemente fiz um artigo sobre a importância de implementar SEO em blog e Youtube paraquem trabalha como afiliado, a galera está gostando muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.