Marketing Digital: Guia Definitivo para 2022/23

Nelson Willian
Nelson Willian
Cofundador da WnWeb e NinjaSEO. Iniciou a carreira como Programador Back-End mas se especializou em Front-end. Atualmente respira Google e Marketing Digital. Sou especialista em SEO e análise de dados. Atuo na área desde 2011.

Índice do artigo

Índice do artigo

Você por acaso sabe o que é Marketing Digital e como investir na área pode ajudar sua empresa? Para que uma empresa cresça no meio digital, não há nada mais importante do que compreender a eficiência deste modelo de negócios.

Uma marca pode e deve crescer através de estratégias do marketing tradicional. Entretanto, em um mundo cada vez mais conectado, o Marketing Digital tem se tornado ainda mais fundamental para o sucesso daqueles que desejam evoluir em seu setor.

Continue sua leitura, e então, compreenda o porquê deste aglomerado de estratégias ser tão importante, além de conhecer muitos de seus benefícios.

Como funciona o marketing digital?

Primeiramente, devemos definir o que é o Marketing Digital. De forma simples, esse é o principal meio de se gerenciar as várias vertentes publicitárias de uma empresa, por meio da utilização das mais populares plataformas virtuais do momento. 

Este conceito foi adotado pelas grandes indústrias no fim da década de 90, onde empresas de todo o mundo começaram a notar o potencial e a crescente popularidade da internet e das novas tecnologias digitais.

Com duas décadas de atividade, o Marketing Digital se encontra em constante evolução. Em consequência, as já existentes estratégias continuam a funcionar, e as novas adesões são feitas com base em suas metodologias.

Estes fatos revelam que para funcionarem, tais táticas devem ser devidamente compreendidas. Apesar de ser fundamental atualmente, a utilização correta do Marketing Digital requer compreensão, foco e experiência.

Qual é a função do marketing digital?

Assim como em modelos mais tradicionais, o Marketing Digital possui funções muito bem estabelecidas. Dessa forma, seus métodos digitais focam em otimizar, promover, e então, analisar os dados e resultados obtidos para verificar se as estratégias de crescimento de autoridade, público e conversão (venda ou coleta de informações dos clientes) são efetivas.

No meio digital, existem diversas formas de se abordar e analisar os interesses e pontos de importância do público-alvo das campanhas.

A utilização do Marketing Digital possui os seguintes objetivos:

Uma marca, ao buscar o uso de tais metodologias, deve estar ciente de que os seus serviços precisam satisfazer as necessidades dos usuários, tanto em questão primária do produto, quanto na experiência oferecida por meio de todos os processos que antecedem a compra.

Por que o marketing digital é importante? 

Como foi visto, o marketing é o responsável por aproximar o cliente de uma marca. Assim, laços de identificação são criados, o que ao final, geram maiores níveis de confiança e fidelidade.

No âmbito do uso digital, há um leque muito maior de oportunidades de conversão. Isso porque na internet existem inúmeras ferramentas e plataformas com os mais variados objetivos, os quais não são encontrados de forma offline.

O Marketing Digital se destaca de forma mais evidente em serviços focados em análises e métricas (que oferecem relatórios detalhados) e softwares de busca por Keywords (que oferecem as palavras-chaves mais quentes do mercado) são apenas alguns exemplos de muita utilidade.

Além disso, não se pode esquecer das redes sociais, que desempenham um grande papel em meio a todas estas ações, por atraírem a atenção do público-alvo. Além disso, são um importante meio de comunicação com o público. 

Assim, pode apresentar as propostas da marca e os pontos positivos, além de serem um dos melhores meios para obtenção de feedbacks para melhoria do negócio e validação dos investimentos feitos.

O marketing digital funciona para todas as empresas?

Essa é uma pergunta que rodeia todos os interessados pelo assunto. E a resposta é que sim, ele pode funcionar para todas as empresas, mas, antes disso, elas devem estar preparadas.

O Marketing Digital pode parecer algo mágico, e de fato, ele pode vir a ser, porém, uma empresa não deve depender apenas dele. Ele é um dos principais caminhos para evolução do negócio atualmente, mas há ainda ideias do marketing tradicional, que podem ser úteis a depender do tipo de negócio.

O planejamento e a experiência são as chaves para a utilização correta de qualquer tipo de estratégia, inclusive as digitais. Por isso, evidenciamos logo antes a importância da compreensão pessoal de uma marca, e do seu local de atuação no mercado.

Marketing digital vs Marketing tradicional:

Como iniciamos no tópico anterior, o Marketing Tradicional e o Marketing Digital não devem ser comparados de forma a torná-los rivais, pois na realidade, ambos são complementares um ao outro. A principal diferença entre eles é a questão de seus canais de ação.

Podemos dizer que no Marketing Tradicional, os principais canais de ação são:

  • Anúncios e outros materiais impressos;
  • A imprensa tradicional, como a televisão, o rádio, os jornais e as revistas;
  • Feiras, exposições e eventos publicitários.

Já no MKT Digital, os principais são:

  • As redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp etc.);
  • Plataformas e sistemas de anúncios;
  • Os e-mails;
  • As plataformas de busca (o Google, por exemplo).

Ao final, ambos oferecem diferentes benefícios para vertentes parecidas. É notável a importância do Marketing Digital, porém, nada disso desmerece a devida eficiência de ações de marketing offline, que nunca deixarão de serem benéficas em de acordo com a maneira com que são utilizados.

O que é preciso para ter uma boa estratégia de Marketing Digital?

Ao longo de sua leitura, você foi apresentado a diversos pontos que, por si só, já responderam essa pergunta. Mas de forma mais direta, vamos voltar a alguns deles.

Ter bases perceptivas bem estabelecidas acerca de onde você está e onde deseja chegar, são uma das coisas mais importantes que precedem o uso de técnicas e artifícios do Marketing Digital. Além disso, tal empreendedor deve conhecer bem as estratégias que deseja utilizar e então, tirar proveito. 

Por isso, serviços como os nossos não devem ser esquecidos, nem mesmo descartados, pois a visão de profissionais experientes no assunto é algo imprescindível para evitar problemas, atrasos e confusões desnecessárias.

Ao final, o devido domínio destas metodologias é um diferencial muito importante, pois dita o tempo em que efeitos positivos virão a surgir. Não se sinta perdido e não fique na mão, entre em contato e deixe suas ideias darem frutos o mais cedo possível.

Quais as vantagens do Marketing Digital? 

Ao pensarmos em evoluir nossas ideias e aprimorar nossos projetos, logo de cara já queremos saber quais serão os benefícios recebidos. Bom, todos somos assim, não há problemas em querer saber dos benefícios antes de mexer com algo.

Ao pensar nisso, condensamos algumas das principais vantagens na implementação das estratégias do Marketing Digital em uma empresa. As principais vantagens do marketing digital são as apresentadas nos próximos tópicos.

Mediação

Em estratégias de marketing digital, você pode medir vários fatores, desde vendas ou conversões até o momento de visualizar uma página da Web ou um blog.

Personalização

As estratégias online permitem mais flexibilidade e tratamento completo com o cliente. E também, uma personalização da estratégia mais ajustada ao público-alvo.

Visibilidade da marca

O marketing digital oferece a possibilidade de gerar um grande impacto e alcançar com maior precisão o público-alvo. Isso é possível graças à tendência dos usuários de pesquisar e comparar produtos ou serviços na Internet e nas redes sociais antes de decidir comprar.

Aumento na aquisição e fidelização de clientes

Como mencionado anteriormente, o poder de alcance é muito maior, portanto, é mais simples encontrar clientes e proporcionar estratégias, como por exemplo, sorteios em redes sociais, para fidelizar os clientes.

Criação da ideia de comunidade

Graças às redes sociais na internet, os usuários são capazes de desenvolver laços emocionais com a empresa que fornece produtos ou serviços.

Aumento nas vendas

Com a grande quantidade de acessos e buscas na internet, se realizadas de maneira correta, as técnicas de venda ajudam na conversão e aumento de lucros para a empresa.

Menor investimento

Em comparação com as estratégias tradicionais, o marketing digital também é compatível com os canais tradicionais de imprensa, rádio e TV. Além disso, uma publicação impulsionada pode converter os acessos em muitas vendas.

Otimização em tempo real

Ao se deparar com as suas publicações e campanhas na internet, os usuários que se identificarem com os seus produtos e serviços, podem compartilhar os seus stories, impulsionar a visibilidade da sua marca e contribuir para uma otimização em tempo real.

Inbound Marketing / marketing de conteúdo

Inbound Marketing e Marketing de conteúdo são conceitos que estão associados um ao outro, saiba o que é cada um e entenda a razão.

Inbound Marketing

Esse termo é designado para “Marketing de Atração”, o qual a empresa usa técnicas para atrair seus clientes, onde eles encontrem a marca de forma voluntária através de mecanismos de buscas, perfis em redes sociais, websites e outros.

A primeira coisa que o cliente irá buscar ao acessar o perfil da marca é as respostas que procura, ou simplesmente, por curiosidade, indicação de algum amigo etc. Essa técnica é perfeita para ser usada nos tempos atuais.

Além disso, o inbound marketing funciona como uma espécie de funil para conseguir leads, visitantes, oportunidades e mais clientes.

Marketing de Conteúdo

Já o marketing de conteúdo é usado para criar conteúdo (textos, vídeos, tutoriais, publicações etc.) com objetivo de informar, educar ou entreter um cliente em potencial, sendo como o “combustível” para o Inbound Marketing.

Onde passamos informações às pessoas, com o intuito de aumentar a confiabilidade, referência e respeito em relação à marca, o que converte visitantes em clientes e fidelizar os já existentes.

Tantas vantagens podem ser obtidas gradativamente, algumas muito rapidamente, outras ao longo de muitos processos. Não deixe de colocar em sua mente que cada nova conquista será um passo a mais em sua ascensão.

Quais são os erros cometidos no Marketing Digital?

Erros podem ser cometidos em um piscar de olhos, ainda mais quando não se sabe exatamente o que fazer e o que esperar. Por isso mesmo a experiência se torna uma grande aliada, pois através dos erros de outros, você aprende a acertar.

Existem muitos tipos de erros no Marketing Digital, mas isso nos faria falar e falar sem parar, algo desnecessário. Então, buscamos condensar para você dicas de tudo a ser evitado durante as fases iniciais deste assunto.

  • Não despreze o planejamento;
  • Não pense em resultados rápidos;
  • Saiba para onde e para quem direcionar os seus esforços;
  • Não conte apenas com resultados orgânicos;
  • Não deixe a quantidade sobressair sobre a qualidade;
  • Tenha diferentes níveis de metas;
  • Entenda a importância da otimização;
  • Não despreze parcerias;
  • Não deixe de usar bons recursos, nem os utilize em excesso;
  • Dê atenção ao mobile;
  • Mensurar e analisar quaisquer dados obtidos.

Essas são apenas algumas das mais importantes dicas que temos para lhe dar. Mas guardamos a mais eficiente para falar agora mesmo: busque opiniões e o auxílio de profissionais na área.

Problemas comuns que o marketing digital pode resolver

Pessoas vão atrás de soluções de problemas que elas consideram muito importantes, porém, muitas vezes, as suas dores de cabeça podem ser causadas por coisas muito simples de se resolver.

O Marketing Digital não ajuda apenas em assuntos muito complexos, muito pelo contrário, ele na realidade ajuda muito quando erramos e não sabemos disso. Para evidenciar este ponto, criamos a lista abaixo, com algumas das coisas mais iniciais que o MKT Digital busca reforçar e evitar.

  • Baixas faixas de acesso, compra e contratação;
  • Conteúdos não otimizados;
  • Utilização errônea de anúncios;
  • Confusão na definição de um público-alvo;
  • Relações precárias com o público-alvo;
  • Pouca credibilidade;
  • Uso indevido dos canais de comunicação;
  • Não coletar dados úteis, ou desperdiçá-los.

Em uma conclusão, você pode ter bons conhecimentos do que está errado em seu projeto, mas o Marketing Digital sempre irá fazer com que você veja além disso.

Como o marketing digital é diferente no celular?

Um dos pontos que merecem a atenção de empreendedores em meio ao Marketing Digital é a importância em darem atenção aos recursos mobile. Não é preciso muitas pesquisas para entendermos o poder e o potencial que celulares e tablets possuem hoje em dia.

Dentre a metodologia comentada ao longo de sua leitura, você pode perceber que existem muitas ramificações de estratégias e focos direcionados. Um deles é o Mobile Marketing.

O Mobile Marketing (ou Marketing Móvel) pode englobar tanto os meios de se trabalhar suas estratégias através deste tipo de aparelho, ou também, direcionar seus esforços para otimizar a experiência de quem o encontra por meio deles. Nos dois casos, você sai ganhando.

Ao trabalhar através do seu aparelho mobile, você terá poucos recursos, então, muitos processos em uso de ferramentas mais avançadas não serão possíveis de serem alcançados. Entretanto, as ações disponíveis podem vir a fazer parte de momentos específicos em sua rotina, onde computadores não estão ao alcance.

Agora, em questão dos usuários e o uso do mobile, não se devem deixar de lado os meios de se aprimorar suas experiências aos níveis de excelência dos de desktop. Busque ao máximo tornar os meios de interação com seus usuários o melhor possível.

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *