Balanced Scorecard (BSC): O que é, vantagens e como aplicar

Índice do artigo

Índice do artigo

O Balanced Scorecard, conhecido pela sigla BSC, é um conceito para implementar e gerenciar estratégias. Ele permite utilizar objetivos, metas, indicadores e iniciativas estratégicas para medir o progresso de uma organização em longo prazo.

Os sonhos empresariais dependem de planejamento e estratégias para se tornarem reais.  O BSC é a metodologia ideal para quem está procurando uma forma de aumentar o desempenho da empresa e obter sucesso.

Continue a leitura para entender melhor o modelo estratégico BSC, quais são as vantagens de usá-lo e como aplicá-lo. 

O que é Balanced Scorecard?

O modelo BSC é um ótimo aliado do progresso empresarial. O seu uso colabora para verificar e gerir o desempenho da organização. 

Essa metodologia foi desenvolvida por David Norton e Robert Kaplan – ambos professores da Universidade de Harvard – na década de 90. Buscando fugir do tradicional método de medir o sucesso de uma empresa por meio de indicadores financeiros, o modelo foi desenvolvido para encontrar um equilíbrio entre todas as funções organizacionais.

Como funciona o BSC?

Ter uma gestão completa do seu negócio colabora para alcançar o sucesso. Por conta disso, a metodologia Balanced Scorecard utiliza quatro componentes estratégicos e quatro perspectivas. Que tal compreender cada item para conseguir aplicar o conceito?

Componentes estratégicos do Balanced Scorecard

Esses componentes funcionam como a base para desenvolver e implementar as estratégias em sua organização. O uso deles permite obter clareza sobre como aumentar o desempenho da empresa e quais são os caminhos possíveis.

Objetivos

Os objetivos definem os resultados finais que a empresa almeja. Eles precisam ser claros e alcançáveis.

Basicamente, um objetivo é o que a empresa deseja. Pode ser relativo ao aumento de vendas, à satisfação do cliente ou melhoria nos processos internos.

Metas

Para conseguir alcançar um objetivo, é necessário definir metas. Com elas, você identifica como chegar aos resultados e quais são os caminhos para isso.

Indicadores

Os indicadores são aliados da mensuração, ou seja, eles informam se as estratégias estão sendo boas ou precisam de melhorias.

Iniciativas estratégicas 

A ação é uma parte essencial, visto que sem ela de nada adianta ter objetivos e metas. Então, no momento de escolher as iniciativas estratégicas é interessante questionar quais são as mais adequadas para conseguir atingir os resultados desejados.

Além dos componentes estratégicos, Kaplan e Norton selecionaram quatro perspectivas para a realização do método, descritas a seguir.

Perspectiva financeira

A perspectiva financeira analisa a parte monetária da organização. Mesmo com a ideia de não focar apenas nesse indicador, ele é importante para avaliar as estratégias e os resultados das ações que estão sendo realizadas.

As empresas precisam de dinheiro para se sustentar e crescer. Então, é necessário definir objetivos de curto, médio e longo prazos e os avaliar a partir do desempenho da lucratividade, do retorno do investimento (ROI), do custo de aquisição de cliente (CAC), entre outros indicadores. 

Perspectiva dos clientes

Essa perspectiva foca em mostrar como está o relacionamento da empresa com o cliente. É interessante entender como está a satisfação dos consumidores em relação à organização, criar objetivos e metas para analisar se há clientes novos e a sua participação de mercado.

Fatores de avaliação, como fidelização, rentabilidade e aquisição, entre outros, são relevantes para essa perspectiva do Balanced Scorecard. 

Perspectiva dos processos internos

A perspectiva dos processos internos avalia a performance da empresa e identifica quais são as melhorias que podem contribuir para aumentá-la.

Essa perspectiva tem como objetivo analisar a qualidade dos processos internos, buscando aprimoramento em inovação e na comercialização da organização. 

Os indicadores de produtividade, tecnologia, pós-venda e tempo de desenvolvimento podem ser usados para a implementação de melhorias.

Perspectiva do aprendizado e crescimento

A satisfação interna dos colaboradores é importante para o desenvolvimento e sucesso de uma organização. Portanto, nessa perspectiva você pode investir em indicadores de treinamentos, rotatividade de membros, clima organizacional e nível de conhecimento.

Pessoas que estejam em constante desenvolvimento e alinhadas à cultura da empresa são essenciais para o crescimento do negócio.

Como aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa?

O Balanced Scorecard pode ser aplicado por meio de um mapa estratégico, ou seja, um quadro que contenha as quatro perspectivas e, em cada uma delas, os quatro componentes estratégicos.

Todos os colaboradores da sua empresa são importantes nesse processo. Eles precisam entender tanto o propósito de estarem fazendo o BSC quanto o papel de cada um a partir da metodologia.

Para implementar o BSC no seu negócio, você pode usar uma planilha online ou com post-its, caso prefira fazer manualmente.

Quais são as vantagens de utilizar o Balanced Scorecard?

Sendo uma metodologia simples e funcional, o BSC possui diversas vantagens, entre elas estão:

1. Maior entendimento sobre a empresa

Colocar o BSC em prática demandará tempo e dedicação da equipe. Com isso, você e os colaboradores terão mais entendimento sobre a organização e os planos do negócio.

2. Clareza sobre os objetivos e como alcançá-los

Com a ajuda dos quatro componentes estratégicos do BSC, seu time terá mais clareza tanto sobre a empresa quanto sobre os objetivos e o papel individual para colocar as ações em prática e alcançar as metas.

3. Aumento no desempenho

As quatro perspectivas dessa metodologia colaboram para o crescimento da empresa, pois indicam com clareza o caminho a seguir e como atingir os objetivos.

Com isso, o desempenho individual também aumenta. Incluindo os colaboradores na elaboração do BSC, é possível apresentar, com clareza, a visão de futuro da organização e quais são as tarefas de cada funcionário.

4. Progresso constante

O BSC permite que a empresa siga em uma melhoria contínua, porque precisará checar com frequência suas metas, seus indicadores e planos de ação.

Além disso, as perspectivas podem mudar conforme a organização cresce e amadurece. Portanto, sempre terá a necessidade de fazer melhorias, mudar o foco ou redefinir metas. 

O Balanced Scorecard pode ser um divisor de águas para o seu negócio. Como constatamos, essa metodologia é vantajosa para a gestão das estratégias e, apesar de necessitar de tempo, é fácil de aplicar.

Agora é com você! Coloque em prática o Balanced Scorecard e compartilhe esse artigo com a sua equipe para que todos possam lhe ajudar nesse processo.

Compartilhe este conteúdo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email