5 Maneiras de criar vídeos envolventes para mídias sociais

Índice do artigo

Índice do artigo

Com o uso excessivo de tecnologia e das mídias sociais, criar vídeos envolventes para seus usuários tornou-se a chave para se destacar no mercado. A internet tem tudo a ver com conteúdo, e os anunciantes que não conseguem pensar fora da caixa têm uma chance mínima de obter sucesso. 

Para garantir o aumento das vendas ao máximo, compreenda e analise minuciosamente como chamar a atenção de seus consumidores. Não há melhor maneira de fazer isso do que publicar vídeos envolventes em suas mídias sociais

Como criar vídeos envolventes?

Conheça abaixo as 5 principais maneiras de criar conteúdo de vídeo envolvente e educacional para suas mídias sociais. 

1. Deixe seu público intrigado

É da natureza humana querer saber o quê, por quê, como, onde e quando. A própria curiosidade dos humanos é o que lhes permite crescer e progredir. 

Quando você faz vídeos que se destacam para seu público, tem boas chances de aumentar sua base de clientes. Aqueles que o deixam intrigado têm grande potencial de aumentar suas visualizações e ajudam a gerar leads.

Há uma infinidade de maneiras de fazer vídeos que induzem a curiosidade para seus clientes em potencial. Faça vídeos com truques ou curiosidades, para seus clientes assistirem mais vezes a fim de entender.

Outra ideia é criar clipes de pré-lançamento. Essa é uma ótima ideia de conteúdo para incentivar seu público a fazer pesquisas de marca. 

2. Conheça o seu público 

Compreender o seu público é um aspecto fundamental para o sucesso do marketing de seus produtos e serviços. Um vídeo bom e envolvente para seu público inclui entendê-lo completamente. Esta é a única maneira de você realmente aprender a conquistar a atenção dele. 

Devido ao fato de você não possuir pistas visuais em tempo real que permitam conhecer a reação do seu espectador, é fundamental aprender mais sobre ele por meio dos sinais de engajamento.

A análise de fatores como taxa de retenção de público, curtidas, comentários, número de espectadores e assinantes, e assim por diante, pode ajudá-lo a mensurar o envolvimento de seu vídeo.

Criar formulários de feedback e pesquisas também é uma abordagem excelente, bem como aprender mais sobre o que seu público está potencialmente procurando. 

3. Crie e edite vídeos de alta qualidade

Em uma era voltada para a tecnologia, criar vídeos de alta qualidade é a chave para chamar a atenção de seus espectadores. Vídeos como entrevistas, explicações, tutoriais, transmissões ao vivo, depoimentos, vlogs, vídeos de produtos, por exemplo, são uma ótima maneira de divulgar a história de sua marca. 

Caso tenha dificuldades, contrate um profissional para aumentar a qualidade do material. Os editores de vídeo são uma excelente escolha para ajustar e adicionar efeitos especiais, transformando uma gravação simples em uma mídia atrativa e de qualidade. 

4. Conte histórias reais

A narração de histórias é fundamental para criar clipes cativantes nas mídias sociais. Ela permite que você mostre um lado mais pessoal e bruto de sua marca para seus clientes, fortalecendo os laços e conquistando a confiança dos seus clientes. 

Tudo que você precisa fazer é identificar um enredo que se adapte mais à sua marca para que você possa esboçar uma narrativa cativante.

Mais uma vez, entra aqui o editor de vídeos. Ele incluirá uma boa trilha sonora e fará adaptações estratégicas para tornar o material ainda mais atrativo.

5. Exercite a flexibilidade com sua estratégia de vídeo

Um vídeo que faz sucesso em uma plataforma pode não ser bem recebido em outra.

As plataformas de mídia social têm requisitos diferentes. Os usuários dessas plataformas também têm preferências diferentes. Você deve estar atento a essas diferenças antes de lançar os vídeos.

Para alguns, otimizar o conteúdo de vídeo para diferentes plataformas pode ser muito trabalhoso. Você pode contratar editores de vídeo que entregariam conteúdo otimizado feito profissionalmente.

Você pode então distribuir para várias plataformas agendando vídeos usando ferramentas de gerenciamento de mídia social.

Aqui estão algumas práticas recomendadas a serem seguidas para criar conteúdo de vídeos envolventes em três das plataformas de mídia social mais populares.

Facebook:

  • Você tem seis segundos para impressionar o visualizador. Os usuários que permanecem além dos primeiros seis segundos têm maior probabilidade de assistir ao vídeo inteiro.
  • Somos loucos por conteúdo emocional. Aproveite esta vulnerabilidade natural. Crie vídeos que apelam às emoções das pessoas.
  • A maioria dos usuários do Facebook assiste a vídeos sem som. Este é um grande número que você não pode ignorar. Inclua legendas para envolver as pessoas que têm o vídeo desativado.
  • Acreditamos que os vídeos enviados diretamente para o Facebook aparecem em uma posição superior no feed. Evite publicar os vídeos no YouTube e compartilhar seu link no Facebook.

Instagram:

  • O Instagram é conhecido por seus vídeos criativos e esteticamente agradáveis. Portanto, faça um esforço extra para aumentar a qualidade do vídeo em todos os sentidos.
  • O Instagram não foi feito para comunicação formal. Assim, dê personalidade aos vídeos e humanize sua marca.
  • Experimente o formato de vídeo. Os formatos de vídeo horizontal e quadrado têm seus prós e contras. Teste os dois formatos para verificar a preferência do seu público.

Twitter:

  • Conte uma história, mesmo que o vídeo tenha apenas alguns segundos. Vídeos que inspiram e educam têm um bom desempenho no Twitter.
  •  Adicione uma frase de chamariz no meio ou no final do clipe. Incentive os espectadores a curtir e compartilhar o conteúdo.
  • Torne os vídeos compatíveis com dispositivos móveis para evitar carregamento lento. Vídeos que carregam mais devagar ou consomem muitos dados móveis perderão os espectadores.

Conclusão

Não se intimide com o conteúdo de vídeo por causa da competição. A era do conteúdo de vídeo apenas começou. Os vídeos ajudarão a criar consciência da marca, conectar-se com clientes existentes e em potencial e aumentar as conversões.

Crie vídeos de qualidade. É a única maneira de atrair e interagir com mais espectadores. Mais importante ainda, siga as 5 idéias acima mencionadas. Isso garantirá que seus vídeos e sua marca se destaquem da multidão.

Compartilhe este conteúdo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email