O que é Geomarketing e como aplicá-lo em sua empresa?

Nelson Willian
Nelson Willian
Co-fundador da Agência WnWeb. Especialista em SEO, Dados, marketing digital e programador front-end. Atua na área desde 2011. Amo contribuir em fóruns, grupos e comunidades e quando sobra um tempo com vídeos no youtube.

Índice do artigo

Índice do artigo

Saiba o que é Geomarketing e como aplicá-lo em sua empresa para otimizar as suas estratégias em Marketing Digital, conquistando melhores resultados em suas campanhas. 

Hoje são múltiplos os fatores que afetam ou podem afetar um negócio, e que devem ser levados em consideração, tanto para aplicar suas estratégias de venda quanto para sua prevenção e avaliação da concorrência.

Com as estratégias de marketing digital, bem definidas e aplicadas com eficiência, até mesmo pequenas empresas locais conseguem bater metas surpreendentes, atingir o público-alvo e aumentar o número de vendas, sem contar no branding da marca. 

Confira a seguir o que é Geomarketing e como aplicá-lo em sua empresa: 

O que é Geomarketing: Como o marketing geográfico é definido

Se você nunca ouviu falar de geomarketing, certamente o que mais lhe interessa agora é ler uma definição. Com certeza você já tem uma ideia do que consiste o geomarketing, pois esse conceito nada mais é do que a soma de duas palavras: geografia e marketing. 

O marketing geográfico é frequentemente usado como sinônimo de marketing territorial. Portanto, fica claro que o geomarketing relaciona a geografia ao marketing, embora seja um conceito muito mais amplo que pode abranger outras disciplinas acadêmicas como psicologia, estatística, ciência da computação, etc.

Uma das definições mais difundidas afirma que o marketing geográfico é um sistema composto por dados, programas de computador de tratamento, métodos estatísticos e representações gráficas, cuja finalidade é auxiliar na tomada de decisão por meio de instrumentos como cartografia digital, gráficos e tabelas. 

No caso, análise de dados demográficos, a qual é utilizada junto ao marketing para definir em qual região o público-alvo se encontra. 

Como isso funciona? As próprias ferramentas de redes sociais, por exemplo, possuem esse recurso na forma básica, o qual ajuda os perfis profissionais a alcançarem seu público-alvo de acordo com a região demográfica, idade, sexo, interesses em comuns. O que ajuda a aumentar o alcance eficaz de um público que pode ser convertido em clientes, aumentando as conversões de vendas. 

Outra forma de utilizar é o geomarketing é quando você solicita como requisito para que os clientes possam utilizar o wi-fi de sua loja, a realização do check-in em suas redes sociais, desse modo, os seguidores e rede de contatos da mesma, vão saber que esteve presente em sua loja, divulgando a marca. 

Há diversas ferramentas na internet que podem ajudar as empresas a traçarem uma estratégia de marketing eficaz utilizando o recurso de geomarketing, bem como, a Geotargeting e Geofencing, que são as gratuitas mais utilizadas. 

Com essa estratégia, você garante que os seus anúncios e esforços com marketing digital sejam direcionados diretamente para o público em potencial que, realmente, pode adquirir seus produtos ou serviços. 

Como a estratégia de Geomarketing pode ser aplicada?

Existem muitos usos de geomarketing, dependendo do escopo de aplicação, objetivo perseguido, etc. Até mesmo empresas grandes utilizam esse recurso para ter eficiência em suas estratégias, como é o caso do site  Amazon é seguro, que possui resultados cada vez maiores.  

Alguns dos usos mais frequentes, e aqueles que você pode estar pensando em aplicar em seu negócio, são os seguintes:

Geomarketing para conhecer melhor clientes em potencial

Todas as empresas estão interessadas em saber de onde vêm seus clientes, para onde vão ou onde compram. Certamente muitos de vocês que estão lendo já têm esses dados, sabem como obtê-los ou de vez em quando dão uma olhada nas estatísticas que o Google Analytics oferece sobre a localização dos visitantes.

Se o objetivo é entender melhor os clientes, a estratégia de geomarketing será integrada à nossa estratégia de segmentação e definição do público-alvo, onde a característica geográfica será mais uma variável a levar em conta para identificar esses segmentos.

Ao aplicar o geomarketing podemos saber onde moram nossos clientes e assim detectar as áreas mais prevalentes e descobrir algum padrão (por exemplo, pode ser que uma academia de atividades extracurriculares tenha a maioria de seus clientes nas áreas mais próximas, pois é mais confortável para os pais para ir a um local perto de suas casas), detectar se existem áreas geográficas que geram mais vendas do que outras, se conhecermos as áreas com mais vendas, podemos cruzar esses dados com outros dados para determinar se as pessoas que vivem lá têm tem maior poder aquisitivo ou são famílias, por exemplo.

Abrir um novo negócio ou atrair novos clientes

E como dissemos, pessoas que compartilham a mesma área tendem a se comportar de maneira semelhante. Conhecendo as áreas onde residem os nossos clientes e analisando-as para descobrir quais as características que possuem, podemos procurar outras áreas com as mesmas características para abrir um novo negócio ou franquia com maior probabilidade de sucesso.

O mesmo se aplica a uma campanha de mailing marketing, se conhecermos as características das áreas dos nossos clientes podemos levar a cabo esta estratégia apenas nas áreas que as replicam, poupando custos ao distribuir publicidade em áreas que não as atendem e onde há probabilidade de atrair clientes é muito menor.

Geomarketing e redes sociais

Também podemos, e devemos usar dados de mídia social para geomarketing. Por exemplo, se estamos realizando um evento e o estamos tweetando, podemos ver em quais áreas geográficas nosso evento está tendo mais impacto (interesse), vamos descobrir isso observando as localizações das pessoas que interagem com a nossa conta durante o evento.

Análise de uma área e da concorrência

Hoje em dia, as tecnologias nos oferecem infinitas possibilidades, por exemplo, analisar uma área geográfica ou nossa própria concorrência é muito fácil com aplicativos, onde você pode colocar no mapa uma lista de estabelecimentos que você escolher em uma determinada cidade. E não é só isso … também cada estabelecimento tem pontuações! Assim, podemos analisar as opiniões dos consumidores tanto quantitativa quanto qualitativamente.

Esperamos que este post tenha sido interessante para você e que aplique o geomarketing ao seu projeto.

Compartilhe este conteudo.
Conteúdo Relacionado: