Pitch de vendas: O que é, importância e como implementá-lo

Ruana Orige
Ruana Orige
Gaúcha, 22 anos, apaixonada por comunicação, literatura e Letras. Atuante como redatora e produtora de conteúdo para web com amplo conhecimento da língua portuguesa. Graduanda em Letras e fluente em Libras.

Índice do artigo

Índice do artigo

Pitch de vendas se trata de um discurso sucinto e objetivo utilizado para despertar o interesse em um lead (potencial cliente). Entre perguntas estratégicas, gatilhos e informações relevantes, dá-se um bom início ao processo comercial de captação de clientes.

Essas informações podem ser apresentadas  por meio de ligações, e-mails ou abordagens diretas. É importante que a mensagem seja clara e coerente com os demais processos da empresa.

Neste artigo, você entenderá mais sobre o que é pitch de vendas e como utilizá-lo para gerar maiores e melhores resultados com um discurso eficiente.

O que é um pitch de vendas?

Na área da tecnologia, pitch é um termo que se refere a uma breve explicação de vendas para evidenciar os benefícios de seus produtos e/ou serviços.

O pitch de vendas é uma abordagem comercial rápida com informações assertivas, gerando impacto e interesse por parte do lead.

Quais são a importância e as vantagens do pitch de vendas?

Com tantas informações disponíveis ao consumidor por meio da internet em blogs, sites e redes sociais, o lead consegue comparar dados e muitas vezes preços antes de entrar em contato com a empresa.

Nesse caso, se o possível cliente já faz contato possuindo certo nível de conhecimento, é necessário que o pitch vá além dos dados que ele já tem.

Por conta disso, a conversa não deve girar somente em torno de preços, mas do valor na solução que sua empresa oferece.

Fazendo isso, você alcançará os clientes ideais, com tratativas mais ágeis, maiores chances de efetivação de vendas e fidelização. 

Como fazer um pitch de vendas atraente?

Para que seu pitch chame a atenção do cliente, ele deve ser apresentado no momento certo.

Por isso, antes de abordar o lead, verifique em qual etapa do funil de vendas ele se encontra: descoberta, reconhecimento da necessidade ou problema, consideração da solução e decisão de compra.

As informações apresentadas devem ser de acordo com a fase com que o prospect se encontra. Não tente pular etapas para agilizar o processo, nem o sobrecarregue com excesso de dados. Respeite a jornada do cliente e preste um atendimento consultivo.

Para realizar essa qualificação correta, você pode incluir filtros no processo de pré-vendas com equipes humanas ou mesmo sistemas de auxílio para controle de métricas e ações.

Fazer isso o ajudará a identificar se o cliente já está pronto para receber o pitch de vendas e quais são as perguntas e abordagens ideais para serem utilizadas.

Algumas dicas para tornar seu pitch atrativo são:

  • deixe claro que seu primeiro contato possui o objetivo de conhecê-lo e entender suas necessidades de maneira amigável,
  • tenha um processo claro e saiba como agir sob qualquer circunstância,
  • registre as informações em um sistema ou arquivo, assim, no próximo contato saberá como e com quem prosseguir a conversa,
  • utilize um vocabulário de fácil compreensão, mas sem desleixo,
  • seja breve.

Exemplos de pitch de vendas

Saiba como criar um pitch de vendas eficiente e eficaz na conversão de leads.

  1. Desenvolva diálogos agradáveis

Ao contatar o possível cliente, logo de início, informe quem está falando, o motivo da ligação e por que é interessante para ele prestar atenção. Além disso, busque envolvê-lo na conversa em meio às explicações sobre resolução de demandas.

  1. Conheça o lead

Faça perguntas pontuais. Conhecer seu lead e as necessidades dele darão a você as ferramentas para montar uma proposta irrecusável.

Antes do contato com o cliente, pesquise e saiba quais as informações que você precisa extrair. Porém, tome cuidado para não parecer invasivo.

Você pode perguntar algo como:

  • Poderia me contar um pouco mais sobre as atividades e objetivos da empresa?
  • Qual é a maior dificuldade enfrentada pela empresa atualmente?

Escute atentamente e prepare-se para possíveis objeções. Além disso, essas respostas podem identificar o produto ou serviço ideal para oferecer ao cliente.

  1. Venda uma solução

Aqui, seu pitch será apresentado não como um produto, mas como uma solução concentrada nas dificuldades enfrentadas pela empresa do cliente, conforme ele mesmo informou no último contato.

Nessa etapa, o principal não é informar dados técnicos ou números, mas realizar o encantamento, despertando os sentimentos do lead ao proporcionar uma experiência de atendimento diferenciada.

  1. Faça uma proposta

Com base nos dados levantados nos contatos realizados com o cliente, elabore e faça uma proposta recapitulando os benefícios do seu produto e informando de maneira transparente as informações pertinentes à negociação e ao pagamento.

Esclareça as dúvidas do cliente e seja paciente. Provavelmente, não receberá uma resposta imediata, por isso, tenha em mente alguns gatilhos para lançar ao lead que provoque nele senso de urgência, já deixando agendado uma data para o próximo contato.

Neste contato, evidencie o valor do seu produto e, se possível, seja flexível e empático, ganhando a simpatia do cliente.

Gostou das dicas? Salve este conteúdo para consultar durante o processo de implementação do pitch de vendas em sua empresa.

Compartilhe este conteúdo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email