Otimização de conteúdo em 2 etapas para um SEO perfeito

Índice do artigo

Índice do artigo

Construir um conteúdo excelente e com bases fortes para as informações é o primeiro passo para aumentar suas taxas de cliques, conversões e o seu ROI (retorno sobre investimento). Existem, porém, outras etapas para que isso se consolide de fato.

Neste artigo, mostraremos o processo completo de otimização de conteúdo, obter melhores retornos e fazer um trabalho de SEO excelente. São dois passos principais: o inventário e a otimização de conteúdo. 

Conheça, a seguir, cada um deles e como são feitos da maneira correta!

Caso você não tenha familiaridade com o assunto, recomendamos que leia nosso Guia de SEO para iniciantes.

1. Inventário de conteúdo

Antes da otimização de conteúdo, você precisa saber qual conteúdo possui e em que estado ele está. Coloque-o todo em uma planilha e, para cada página, preencha:

  • Meta(s) que você deseja alcançar;
  • Público-alvo;
  • Palavras-chave para incorporar.

Adicione também detalhes, como:

  • Tráfego orgânico e conversões (últimos 12 meses);
  • Tráfego social e conversões (últimos 12 meses);
  • Usabilidade (escolha entre: ruim, precisa ser corrigido, bom).

Seu pacote de análise da web fornecerá os números de tráfego e conversão. Caso você tenha muito conteúdo, é provável que alguns deles não tenham meta descrição ou público-alvo claros. 

Certas páginas necessitarão de melhoramentos nas palavras-chave que devem ser classificadas, porém, outras podem estar otimizadas a ponto de dificilmente serem lidas por pessoas, apenas inteligências artificiais.

Preencher a planilha, portanto, mostra detalhadamente o papel que cada página desempenha em seu site.

2. Otimização de conteúdo

Graças ao inventário, agora você sabe quais páginas precisam de mais atenção e a otimização de conteúdo será mais efetiva. Depois de analisar os resultados, faça os ajustes necessários em cada uma. Veja abaixo as principais modificações que precisará.

Aplique as palavras-chave nas páginas certas

Obtenha mais tráfego orgânico de conteúdo existente incorporando as palavras-chave certas e aumente sua taxa de cliques (CTR). Utilize uma ferramenta de SEO para avaliar as palavras ideais. 

Caso não incorpore as palavras-chave nas páginas certas, elas não terão uma boa classificação. Mas como fazer isso de forma eficaz para aumentar a capacidade de localização delas?

Faça desses elementos sua prioridade:

  • Título: insira palavras-chave no começo do título e procure um tamanho de 30 a 60 caracteres ou 285 e 575 pixels.
  • Meta descrição: incorpore palavras-chave na meta descrição. Quando as pessoas estiverem pesquisando por esses termos, eles estarão em negrito nos snippets. Isso o torna mais atraente, o que aumenta os cliques. Mantenha o comprimento da meta descrição entre 70 e 150 caracteres ou 430 e 920 pixels.
  • Cabeçalhos H1 e H2: incorpore as palavras-chave no título e em algum subtítulo do seu texto.
  • Conteúdo do corpo: incorpore também as palavras-chave no texto. Lembre-se de fazer isso com naturalidade para evitar punições do Google.
  • Links internos: construa links internos para a página em questão com palavras-chave importantes como texto âncora.
  • Otimização de imagem: as imagens também são conteúdo. Certifique-se de incorporar suas palavras-chave no nome do arquivo da imagem, alt tag e tag de título. 

IMPORTANTE: Certifique-se de usar suas palavras-chave no singular, plural e sinônimos na mesma página. Isso é natural, então é isso que os motores de busca esperam ver.

Melhore a taxa de cliques (CTR)

Outro problema comum: suas páginas têm boa classificação nos resultados de pesquisa orgânica, mas você está obtendo uma taxa de clique (CTR) baixa. Siga as práticas recomendadas de SEO abaixo para mudar isso:

  • Avalie o título e a meta descrição – eles são muito longos ou muito curtos? As palavras-chave estão incorporadas? É fácil de ler? Existe uma frase chamariz clara?
  • Destaque-se – certifique-se de que você é diferente de seus concorrentes. Pense fora da caixa. Faça avaliações, por exemplo. O Google mostra estrelas para páginas com comentários. Esse é um grande diferencial que faz você se diferenciar e ter uma boa aparência! 
  • Respostas avançadas do Google – muitos usuários fazem uma pergunta na barra de buscas. Se o seu conteúdo responder a essa questão, ele pode aparecer diretamente na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP), no topo da página. 

Aumente o tráfego de mídia social

Você sabe qual é a aparência de suas páginas quando são compartilhadas nas redes sociais? Muitos proprietários de sites não percebem que podem alterá-las e torná-las mais bonitas. 

Para ter certeza de que você se destaca no Facebook e no Twitter, preste muita atenção nos itens da lista abaixo.

  • Título: certifique-se de que é atraente e experimente usar letras maiúsculas para cada palavra. Garanta que o comprimento do título não exceda 80 caracteres (para o Twitter, o número ideal é 50).
  • Descrição: a descrição deve atrair os usuários. Certifique-se de não ter mais do que 200 caracteres no Facebook e menos de 150 no Twitter.
  • Imagens: escolha imagens que atraiam a atenção. Experimente e pesquise o que funciona melhor para você.

Aprimore a usabilidade 

Os motores de busca nunca comprarão de você. Os usuários fazem isso, então concentre-se neles. Certifique-se de que eles tenham uma ótima experiência em seu site.

Responda à consulta de pesquisa

A sua página está respondendo à consulta de pesquisa de alguém? Os usuários de mecanismos de pesquisa frequentemente procuram a resposta para uma pergunta específica. 

Se você não fornece a resposta (rapidamente), as pessoas visitarão outro site. Olhe objetivamente para sua página para verificar se respondeu a pergunta do usuário de maneira rápida e fácil de entender.

Caso contrário, ajuste a página. Já em um afirmativo, torne a página mais útil para seus usuários utilizando as ideias de conteúdo abaixo:

  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Perguntas frequentes;
  • Avaliações;
  • Links para sites externos a fim de obter mais informações.

Content Pruning

Às vezes, menos é mais. Isso também vale para o conteúdo. O processo de remoção de elementos desnecessários é chamado de “content pruning”. A ideia é que você crie mais foco e legibilidade, removendo tudo que seja irrelevante. 

Essa é uma estratégia usada pelos grandes profissionais e é o segredo do sucesso de muitos dos maiores sites. Recomendamos esse artigo completo, que ensina a fazer um Content Pruning perfeito para o seu site.

Reescrever e atualizar o conteúdo

Há um enorme valor em reescrever e atualizar seus textos. Pense em tendências e desenvolvimentos importantes que podem tornar seu conteúdo desatualizado. Assim, quando mantém tudo em dia, você retém e aumenta seu valor ao longo do tempo. 

Melhore a legibilidade e a atratividade

Imagine o seguinte: você está procurando por algo no Google, clica em um dos resultados e encontra um grande bloco de texto, sem parágrafos, títulos ou imagens. Você gostaria de ler isso ou iria rapidamente para outro site?

Evite isso e faça o seguinte:

  1. Aplique uma hierarquia visual no conteúdo usando subtítulos. Muitos usuários escaneiam o conteúdo, procurando a seção importante para eles. Ter cabeçalhos apoia isso.
  2. Parágrafos separados para aumentar a legibilidade do texto.
  3. Apoie seu texto visualmente. Use imagens e vídeos sempre que puder para aumentar o apelo do conteúdo e apresentar seu ponto de vista.

Conclusão

É um desperdício do seu conteúdo se ele não lhe der um bom retorno sobre investimento (ROI). Com esforço, você vira o jogo e faz com que ele trabalhe para você. 

Faça uma auditoria completa, identifique possíveis problemas e enriqueça seu material. Use as palavras-chave corretamente para impulsionar a otimização de conteúdo e melhorar sua classificação. 

Esse texto foi relevante para você? Acompanhe nossas publicações semanais e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do SEO e do Marketing Digital. 

Compartilhe este conteúdo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email