Conheça 8 dicas de Google Ads para afiliados

Índice do artigo

Índice do artigo

Muitas pessoas escolhem vender produtos e serviços de terceiros usando o marketing digital para fazer uma renda extra ou mesmo como profissão. Em um mercado cada vez mais abrangente e concorrido, é fundamental saber como usar os meios de comunicação para atingir as metas. O Google Ads para afiliados é uma dessas oportunidades!

Neste artigo, mostraremos 8 estratégias fundamentais para impulsionar seus resultados com as campanhas no Google Ads. Afinal, com o planejamento adequado, constância e persistência, é possível se dedicar a esse modelo de trabalho e ter o retorno desejado.

Quer saber como? Continue a leitura!

1. Tenha seu próprio site

Conheça 8 dicas de Google Ads para afiliados 1

Um dos pontos cruciais que pode mudar a experiência do cliente é a página para a qual ele é direcionado após clicar em um anúncio. Mesmo que algumas plataformas permitam que você encaminhe o lead para a página do infoprodutor, esse modelo deixa na mesa uma importante jogada: criar listas e se relacionar com a audiência.

Afinal, mesmo que a oferta feita no momento não seja convertida em uma venda, isso não significa que a pessoa não tem interesse em comprar algo posteriormente. Com um domínio próprio, você consegue capturar os dados para se aproximar do público e fazer várias ofertas em vez de uma só.

2. Pesquise as diretrizes e políticas do Google

Propagandas enganosas como as que envolvem perda de peso rápido ou lucros fora do padrão são alguns dos exemplos não suportados para as campanhas realizadas no Google Ads.

Empresas que são Google Partners normalmente se mantêm atualizadas nesse sentido, pois o profissional deve mostrar sua competência na hora de rodar as campanhas de seus clientes na plataforma.

Caso você não considere fazer os vários cursos para essa certificação, outro caminho é ir na própria plataforma e conferir o que pode e o que não pode ser veiculado segundo as políticas de publicidade do Google.

3. Alinhe o objetivo da campanha

Conheça 8 dicas de Google Ads para afiliados 2

Para quem trabalha como afiliado, o objetivo principal é a venda. No entanto, na hora de fazer sua campanha de publicidade, é possível que o passo ainda seja atrair a atenção das pessoas, conseguir fazê-las assistir a um determinado vídeo ou mesmo baixar um e-book seu.

Muitos afiliados investem uma verba em anúncios, mas se esquecem de criar estratégias de acordo com as várias fases que a persona passa ao longo de um funil de vendas.

Com direcionamentos claros, torna-se mais fácil escolher um objetivo de campanha do Google Ads que seja compatível com o que você deseja que o cliente ideal faça — por exemplo, clicar em um link, passar informações de contato ou assistir a um vídeo.

4. Divulgue o link certo com o Google Ads para afiliados

Basicamente, em uma estratégia de marketing digital para afiliados, existem duas possibilidades: fazer contato com o lead, criando um relacionamento, ou redirecioná-lo para alguma página do infoprodutor, que trabalhará com um sistema de rastreamento, entendendo que foi você que indicou a pessoa.

Por isso, é muito importante ter atenção no momento de usar os links personalizados que indicam a origem da venda. Deixe claro quando a indicação do negócio for sua, de modo que você receba as devidas comissões por isso.

5. Monte anúncios incríveis

O anúncio ideal não é o mais barato nem o que consegue mais cliques ou visualizações, mas sim aquele que consegue o melhor ROI possível. Nesse contexto, alguns detalhes precisam estar claros:

  • adapte seu texto de acordo com quem você está falando. Use expressões conhecidas pela persona e um vocabulário com o qual ela se identifique;
  • crie títulos atrativos e curtos, procure despertar a curiosidade ou trazer dados impactantes (desde que sejam verdadeiros);
  • lembre-se da CTA (chamada para ação), afinal, todo anúncio tem um objetivo e você deve fazer com que o seu fique claro. O que o usuário deve fazer depois de ver seu anúncio?

6. Pesquise palavras-chave estratégicas

Conheça 8 dicas de Google Ads para afiliados 3

Existem várias ferramentas de SEO que podem potencializar suas campanhas no Google Ads. Uma opção gratuita é o planejador de palavras-chave do Google, que mostra tendências, relevância, níveis de busca, concorrência e média de valor que um anúncio usando determinadas palavras-chave pode custar.

Além disso, para fazer um trabalho de qualidade, você pode contar com ferramentas de SEO pagas e impulsionar os resultados das suas campanhas.

7. Crie conteúdos relevantes

Essa dica não está totalmente ligada à sua campanha, mas sim ao site de destino. Se você é afiliado de produtos e serviços ligados à saúde, é interessante falar sobre o assunto também, criando relevância e fortalecendo a confiança do público de que você realmente tem autoridade para falar sobre o tema.

8. Acompanhe a performance do Google Ads para afiliados

Outro ponto importante nos anúncios do Google Ads são as métricas. A própria plataforma compartilha métricas relevantes para que você possa entender qual é o desempenho de cada campanha e consiga aproveitar oportunidades e reduzir falhas.

Sendo assim, escolha a frequência de monitoramento e indicadores para entender se a performance está dentro do normal, superando expectativas ou apresentando prejuízos.

Gostou das nossas dicas de Google Ads para afiliados? Assim como em outras campanhas de anúncios na web, vale lembrar que todos os esforços perdem o sentido se não houver uma boa gestão financeira, que o leve a entender qual é o desempenho de cada anúncio e até mesmo a ter insights sobre quanto investir e com quais produtos trabalhar.

Pensando nisso, e considerando que você já sabe como tirar o máximo proveito do Google Ads para afiliados, gostaríamos de convidá-lo a ler nosso artigo sobre gestão financeira para que você possa otimizar ainda mais esses resultados!

Autor: Ivan de Souza
Analista de Marketing na Rock Content.

Compartilhe este conteudo.
Conteúdo Relacionado: