Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Sites Criativos: Qual o segredo para montar o seu?
Avalie esta postagem

Atualmente, nada melhor do que investir em sites, blogs e redes sociais para aumentar a visualização da sua empresa e/ou produto. Cada vez mais as pessoas levam em conta o que estão vendo no mundo on-line para decidir o que e de quem comprar. Nessas horas, ter um site criativo é uma boa forma de se conectar com o seu público, não é mesmo?

É por isso que investir em sites bonitos e criativos é muito importante para alavancar seu negócio. Na verdade, é fundamental. Um site bem organizado e com um design que esteja ligado de alguma maneira ao tipo de produto e serviço que sua empresa oferece aumentam a credibilidade e, consequentemente, o número de acessos e vendas.

Lembrando que o criativo quer dizer apresentar uma boa interface, que não atrapalhe o uso e o desempenho do site. Ela deve ser harmoniosa, agradável ao público e cumprir o seu papel de comunicação.

É por meio da interface que a identidade da empresa e seus propósitos são passados. O equilíbrio é o elemento chave para ser levado em consideração a todo instante.

Sendo assim, neste artigo você vai encontrar 6 dicas para montar um site criativo. Vai entender também a importância de contratar agências digitais para fazer esse serviço de uma forma mais profissional e conferir alguns modelos de layouts personalizados que a agência digital WnWeb cria para seus clientes.

Fique ligado no post e não deixe de seguir as dicas para ter sucesso com o seu novo site!

1. Antes de tudo, conheça seu público

Não dá para começar a pensar em um site sem conhecer melhor o seu público. Este é um passo fundamental antes de qualquer coisa. “Quem procura meus serviços e, consequentemente vai acessar meu site?”.

Essa pergunta deve ser feita antes de começar a pensar no design do web site. Já que ele deve ser planejado especialmente para o público-alvo, priorizando a funcionalidade e a objetividade sempre para uma melhor comunicação.

Se você já está a bastante tempo trabalhando com esse produto e/ou serviço, já deve ter em mente quem serão esses usuários e isso facilitará seu trabalho. Entretanto, caso essa pergunta seja um pouco mais difícil de responder no momento, opte por pensar em um site padrão, o qual seja de fácil acesso para qualquer tipo de cliente a principio.

Veja um exemplo de site em que o público ficou bastante claro logo desde o início:

Site criativo - exemplo 1

2. Atente-se à tipografia e à textura

Após pensar melhor sobre os possíveis usuários é hora de finalmente partir para alguns elementos do design, como a tipografia e a textura. Diferentes opções podem ser utilizadas, seja para enfatizar uma informação ou para contextualizar uma determinada imagem. Sites bonitos podem surgir com essas escolhas.

Quando a questão for à tipografia, escolha mais de um tipo. Deixar o site todo com um só tipo de letra pode fazer com que ele se torne monótono e sem criatividade.

É claro que essa escolha deve ser feita com cuidado e sem exagero. Variar nos tamanhos, nas cores e nos tipos de fontes é importante, mas tudo deve ser feito de forma harmônica. Tudo tem que dialogar entre si, de forma que o site consiga passar a informação desejada.

Outra questão importante são as texturas, as quais podem ser usadas para contextualizar uma cena ou até menos fugir de interfaces que prezam pelo padrão. No entanto, devem ser evitadas texturas que comprometam a leitura. Tipografia e textura têm que ser pensadas juntas.

3. Aposte que menos é mais

Você já deve ter ouvido falar que menos é mais e com certeza isso não foi por acaso. Sites com muitos ícones, efeitos e outros adornos se tornam cansativos. Além de que páginas muito rebuscadas e com muito movimento fazem com que o foco seja perdido.

Ao invés do usuário prestar atenção naquilo que você deseja oferecer, ele vai focar mais em outras coisas que estão chamando a sua atenção. Veja o que é realmente necessário para deixar seu site criativo e bonito e descarte aquilo que só está atrapalhando.

Confira uma página feita pela Wnweb cuja simplicidade caiu bem e entenda melhor:

Sites criativos - exemplo 2

4. Mostre ao que veio logo no início

É comum encontrar sites que deixam o usuário perdido no meio de um mar de informações. Por isso, é importante que logo na página inicial já apareça quem é a empresa e quais os serviços prestados por ela ou que pelo menos tenha um botão visível “sobre nós” para acessar e saber mais da empresa.

Além disso, deixe essa parte o mais direta e interativa possível. É importante que o público leia realmente aquilo que o fará ficar interessado no seu negócio. Caso contrário, ele não vai ler tudo.

5. Não se esqueça do espaçamento

Uma das ferramentas mais importantes para o design de um site é o seu espaçamento. Ele garante o fluxo de leitura e a legibilidade. Inovação e criatividade são aspectos muito bem-vindos nessa parte. Aliás, é o que podemos encontrar atualmente.

Sites criativos sabem usar do espaçamento. Mas, não podemos deixar de lado a consistência em relação a tais espaços. Elementos similares devem ter espaçamentos iguais. Por exemplo, o tamanho da margem ao redor das imagens tem que seguir um padrão, assim como a quantidade de espaço entra as linhas de um parágrafo.

É por meio dele que se cria um ponto principal para a interface do site. Com isso, dá para destacar aquela informação tão desejada. Esse espaço não precisa ser necessariamente em branco, mas é todo lugar sem elementos, mas que podem ser preenchidos com texturas.

Quer um exemplo? Veja o espaçamento padronizado e muito bem feito pela Wnweb:

Site criativo - exemplo 3

Layout de site qual melhor para a sua empresa?

6. Contrate um serviço especializado: Wnweb, sua agência digital completa!

Além de todas essas dicas, é válido ter um olhar profissional no projeto, como o de um web designer ou de uma agência de marketing, por exemplo. Esses especialistas estão habituados a desenvolver projetos nesse sentido, portanto têm maior facilidade em soltar a imaginação e criar algo único e personalizado.

Para isso, existe a agência digital WN Web. Uma empresa especializada em Marketing Digital, responsável pela criação de sites e de lojas virtuais. Todos com layouts personalizados para seus clientes.

Com uma equipe preparada para ajudar em todas as etapas do seu projeto, desde o desenvolvimento do web site até o gerenciamento de conteúdos, essa é uma agência digital completa. Acompanhe outros trabalhos que a Wnweb já produziu e saiba mais sobre como ter um site criativo e bonito a partir desta parceria.

Pin It on Pinterest

Share This